SUBMISSÃO


Sessões Dirigidas: TRABALHOS APROVADOS
 
SD01 - PERFIL DO PROFESSOR DE ENGENHARIA: DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS NOS CONTEXTOS DE APRENDIZAGEM ATIVA
 
Diana Mesquita (UMINHO) & Renato Neves (UFPA)
 
1. Percepções dos alunos de um curso de engenharia sobre a abordagem Flipped Classroom (sala de aula invertida)
 
2. As competências necessárias para implementação de uma disciplina baseada na aprendizagem por problemas (PBL) em um curso de engenharia
 
3. Desenvolvimento de competências para utilização da aprendizagem ativa na educação em engenharia
 
4. Desenvolvimento das Características e Comportamento do Docente dos Cursos de Engenheira em Ambientes de Aprendizado Ativos
 
5. Estratégias ativas de aprendizagem: investindo na formação do professor de engenharia
 
6. Junção de 2 trabalhos:
 
o A formação continuada e o desenvolvimento de competências do professor de engenharia
 
o A relevância do trabalho colaborativo docente para na aprendizagem baseada em projetos interdisciplinares
 
SD02 - INICIATIVAS PARA UM APRENDIZADO MULTIDISCIPLINAR: INTERAÇÕES ENTRE ATIVIDADES PEDAGÓGICAS, CURSOS DE ENGENHARIA E INSTITUIÇÕES DE ENSINO
 
Alessandro Fernandes Moreira (UFMG) & Simone Ramires (UFRGS)
 
1. O Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem de Engenharia por Meio de Redes de Universidades
 
2. Entre os Cursos de Engenharia de Produção e Design de Produto: práticas para a preparação dos alunos
 
3. Parceria Entre Cursos de Engenharia e Escolas de Ensino Médio: Uma Abordagem de Aprendizado Multidisciplinar
 
4. Trabalho Interdisciplinar Prova de Carga em Viga de Concreto
 
5. Níveis de Integração do Entretenimento na Educação em Engenharia
 
6. A Integração Discente e o Ensino Tutorial como Estratégias para o Aprendizado Multidisciplinar
 
 
SD03 - RESSIGNIFICAÇÃO DO ENSINO PARA A FORMAÇÃO DE NOVOS ENGENHEIROS: DAS ESTRATÉGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM AO MUNDO CONTEMPORÂNEO
Mara Fernanda Parisoto (UFFS) & Alex Sandre Kilian (IFSC)

 

Mara Fernanda Parisoto (UFFS) & Alex Sandre Kilian (IFSC)

1.    Análise dos impactos da utilização de metodologias ativas de aprendizagem em disciplinas do ciclo básico dos cursos de Engenharia

2.    Junção de 2 trabalhos:

o  Aliando cidadania e conhecimento: revitalização de escola municipal por estudantes de Engenharia Civil

o  O ensino baseado em projetos na implantação de disciplina de Eletricidade Aplicada: desafios e perspectivas

3.    Junção de 2 trabalhos:

o   Projeto Newton: proposta de inovação no ensino para engenheiros no Pará

o   Auxílio do processo de ensino-aprendizagem da disciplina desenho técnicoatravés de material paradidático no curso técnico em edificações subsequente do IFAP/AP

o  Aplicação da metodologia de PBL para conferir autonomia de decisão aos alunos do curso de engenharia mecânica na disciplina de planejamento, programação e controle da produção

4.    A utilização da metodologia da instrução pelos colegas na aprendizagem do conceito de força em turmas das áreas de ciências exatas e engenharia

5.    Junção de 2 trabalhos:

o   Metodologia Científica e Tecnológica da Produção: aprendizagem através de uma Abordagem Lúdica

o   Design science research: método associado as metodologias ativas no ensino em engenharia

6.     Percepção dos docentes/alunos quanto às diversas ações de apoio à aprendizagem em física num curso de engenharia

SD04 - DISCUSSÃO SOBRE OS DIFERENTES PROCESSOS DE INGRESSO DOS CURSOS ENGENHARIA
 
José Aquiles Baesso Grimoni (USP) & Liane Ludwig Loder (UFRGS)
 

1.     Junção de 3 trabalhos:SiSU versus vestibular:

o    Acesso aos cursos de engenharia do CEFET-MG – análise do perfil e desempenho acadêmico dos ingressantes via vestibular e SiSU

o    Análise do sistema de entrada baseado em notas ponderadas para alunos da UTFPR

o    Análise do desempenho acadêmico de estudantes de um curso de engenharia mecânica relacionando com a forma de ingresso

2.     Junção de 3 trabalhos:Correlação entre desempenho no vestibular e desempenho do estudante no curso

o    Análise da Evolução do Processo de Ingresso e o perfil dos ingressantes em engenharia na Escola Politécnica da USP, utilizando a FUVEST 2015 como processo de ingresso

o    Reflexões acerca do perfil do aluno de engenharia mecânica da UNB a partir das formas de ingresso

o    O vestibular favorecendo a retenção e a evasão em cursos de engenharia: possibilidades de enfrentar esta realidade

3.     Junção de 2 trabalhos:A adoção da política de cotas para acesso aos cursos de engenharia

o    O problema do ingresso nas instituições de ensino superior – histórico e discussão sobre o ingresso com ações afirmativas no curso de eng de produção da uff-niterói

o    O ingresso dos cursos de engenharia da universidade do estado do rio de janeiro – campus maracanã

 

 
SD05 - INOVAÇÃO COMO UMA COMPETÊNCIA TRANSVERSAL NA FORMAÇÃO EM ENGENHARIA E TECNOLOGIA

 

Paulo Ribeiro Lins Júnior (IFPB ) & Ana Cecília Feitosa de Vasconcelos (UFCG)

1.     Relato de experiência sobre a inserção da temática inovação em disciplinas do currículo de engenharia de produção

2.     Método para identificar e relacionar competências transversais com a prática da inovação em engenharia

3.     Fatores de nível institucional que impactam na criatividade e inovação: ações realizadas em um curso de engenharia de produção

4.      Educação em engenharia para a inovação: Uma contribuição do Instituto Nacional de Tecnologia - INT

5.      Inovação como competência transversal do engenheiro contemporâneo

 

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