Os objetivos do III Seminário de Educação Empreendedora em Engenharia destacam-se:
a. Debater aEducação Empreendedora na agenda estratégica nacional brasileira;
b. Fomentar a inserção da Educação Empreendedora nos programas de graduação e pós-graduação em Engenharia no Brasil;
c. Compartilhar experiências exitosas de educação empreendedora em engenharia nos cursos de graduação e pós-graduação.
Reitores, Professores, coordenadores, diretores, pesquisadores, estudantes, dirigentes de Instituição de Educação Superior e Associações de Classes em Engenharia e Empresariais estão convidados para participarem do III Seminário de Educação Empreendedora em Engenharia, na cidade de Brasília.
Você é convidado para participar do III Seminário do Grupo de Trabalho de Educação Empreendedora da ABENGE, na cidade de Brasília.
Sejam bem-vindos!!!
Comissão Organizadora
Sonia Marise
Elzo Alves Aranha
Jorge Cândido
Gilmar Barreto
Fábio Gontijo
Grupo de Educação Empreendedora da Associação Brasileira de Educação Empreendedora em Engenharia
Em 2016 foi constituído o Grupo de Trabalho de Educação Empreendedora da Associação Brasileira de Educação em Engenharia (ABENGE) com a participação de Instituições de Educação Superior.
O Grupo de Trabalho de Educação Empreendedora tem por objetivo geral instituir um espaço de reflexão e debate sobre a inserção da Educação Empreendedora em programas de formação em Engenharia, no âmbito da Associação Brasileira de Educação em Engenharia, articulando a interação com atores da Academia, Empresa e Governo.
Os objetivos específicos do Grupo de Trabalho de Educação Empreendedora são:
• Fomentar a inserção da Educação Empreendedora nos programas de graduação e pós-graduação em Engenharia no Brasil;
• Estruturar um Roteiro Metodológico Norteador para a inserção da Educação Empreendedora em Engenharia;
• Mapear as Melhores Práticas de Educação Empreendedora em Engenharia no Brasil visando a produção de Catálogo Virtual sobre as Melhores Práticas no Brasil;
• Estimular a pesquisa e desenvolvimento, em Rede, sobre Educação Empreendedora nas Engenharias;
• Fomentar o Banco Nacional de Empresas interessadas em desenvolvimento de parcerias em Educação Empreendedora;
• Desenvolver e implantar o Programa Brasileiro de Educação Empreendedora nas Engenharias articulado com CNI, MEC, ABENGE, CREA e demais atores visando dar celeridade ao processo de inserção da Educação Empreendedora nas Engenharias;
• Sensibilizar atores governamentais à inserir a Educação Empreendedora na Agenda Estratégica de Desenvolvimento da Nação Brasileira, priorizando, por exemplo, nanotecnologia, robótica, bioengenharia, entre outras áreas portadoras do futuro.
Coordenação do GT de Educação Empreendedora
Elzo Alves Aranha
Jorge Cândido
Gilmar Barreto
Fábio Gontijo
Sonia Marise
Público-alvo
- Professores, coordenadores, diretores, pesquisadores, estudantes e reitores de Instituição de Educação Superior
- Profissionais de Engenharia, Associações de Classes em Engenharia e Empresariais e demais profissionais interessados no tema.
Iniciativa e organização:
- GT de Educação Empreendedora da ABENGE
Apoio:
- Universidade de Brasília - UnB
- Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico - CDT
1º Dia – 21 de maio de 2020 – Quinta-feira |
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17h00 |
Credenciamento |
18h00 |
Abertura |
18h15 |
Painel1 |
22h00 |
Encerramento |
2º Dia – 22 de maio de 2020 – Sexta-feira |
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09h00 |
Painel 1 – Educação Empreendedora em Engenharia: O que deve ser priorizado na Agenda Nacional Brasileira? |
10h30 |
Intervalo – Coffee Break |
10h45 |
Painel 1 – Educação Empreendedora em Engenharia: O que deve ser priorizado na Agenda Nacional Brasileira? |
12h15 – 14h00 |
Intervalo – Almoço |
14h00- 16h00 |
Sessões Técnicas de Apresentação de Trabalhos |
16h00-16h15 |
Intervalo – Coffee Break |
16h15 - 17h00 |
Palestra de encerramento |
17h00 – 17h15 |
Considerações Finais e Encerramento |
Você está convidado para submeter o seu trabalho técnico para o III Seminário de Educação Empreendedora em Engenharia.
Os trabalhos devem ser enviados para o e-mail: gt.educacaoempreendedora@gmail.com,confirme template abaixo, observando os prazos e temas a seguir:.
TEMPLATE PARA SUBMISSÕES
Datas Importantes
• 25/11/2019 – Início do envio de trabalhos
• 08/03/2020 - Data limite para envio de trabalhos - Prorrogado até 18/03
• 30/03/2020 - Divulgação dos trabalhos aprovados.
• 20/04/2020 - Data limite para envio da versão final do artigo e dos autores de trabalhos aprovados realizarem a inscrição no Seminário.
Temas de Interesses
O envio de trabalhos deverá ser enquadrado em um dos temas abaixo:
1. Educação Empreendedora e Agenda Estratégica para o País
2. Educação Empreendedora e Projeto Pedagógico do Curso em Engenharia
3. Abordagens, métodos, técnicas para o desenvolvimento das habilidades empreendedoras
4. Formação e Capacitação de Professores em Educação Empreendedora
5. Avaliação da aprendizagem/desenvolvimento das habilidades em Educação Empreendedora
6. Avaliação dos Egressos, Educação Empreendedora e Articulação Empresarial
Sessão Técnica
Os interessados em participar do Seminário poderão encaminhar trabalhos para as sessões técnicas. Os trabalhos serão avaliados por um Comitê da área. Cada trabalho aprovado terá o tempo de 20 minutos para apresentação na sessão técnica.
ARTIGOS APROVADOS PARA O II SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO |
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Relação por ordem de autor principal |
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Autor Principal | Título do Artigo | |
1 | Abson L. P. Silva |
ABORDAGEM EMPREENDEDORA: DESENVOLVIMENTO DO |
2 | Abson L. P. Silva |
UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS METODOLÓGICAS E EMPREENDEDORAS NA ESCOLA DE CIÊNCIA TECNOLOGIA (ECT UFRN) |
3 | Ana Caline E. de Oliveira |
EMPREENDEDORISMO TECNOLÓGICO: O CENÁRIO DE |
4 | Andrea de Freitas Avelar | DESENVOLVIMENTO DE BUSINESS MODEL CANVAS PARA GRADUANDOS EM ENGENHARIA CIVIL |
5 | Antônio Genilton Sant´Anna | EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA EM ENGENHARIA: ESSE NEGÓCIO REQUER UM PLANO. |
6 | Carlos A. Vecchi |
DESARROLLO DE CAPACIDADES EMPRENDEDORAS. USO DEL MODELO DE ROL |
7 | Caroline Thays dos Santos Alves | O EMPREENDEDORISMO NA GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE |
8 | Claudia Veloso | A EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA NOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS DE ENGENHARIA CIVIL DAS INSTITUIÇÕES PRIVADAS DO VETOR NORTE DE BELO HORIZONTE |
9 | Elis Regina Duarte | EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA E METODOLOGIA PBL INTEGRADAS PARA FORMAÇAO DO ENGENHEIRO 4.0 |
10 | Fabio de Brito Gontijo | UNIPAM INTEGRANDO O EMPREENDEDORISMO E A EDUCAÇÃO |
11 | Flavio Junior | Programa 4Cs – Projeto Speed FAE-ECO |
12 | Glauco Vinicius de França Furstenberger | EMPREENDEDORISMO NA ESCOLA POLITÉCNICA DA PUCPR – EMPREENDEDORISMO DISCIPLINADO PARA O DESENVOLVIMENTO DE SOFT SKILLS NA ENGENHARIA |
13 | Lílian Barros Pereira Campos |
FORJANDO EMPREENDEDORES: O PAPEL DOS ENGENHEIROS SEM FRONTEIRAS |
14 | Monique Suellen Tomaz | USO DA TEORIA DOS JOGOS COMO MÉTODO INOVADOR NO PROCESSO DECISÓRIO DE INVESTIMENTO DA ENERGIA SOLAR |
15 | Norimar de Melo Verticchio | UTILIZAÇÃO DO EDUSCRUM NO ENSINO DE CNC NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA NO CAMPUS BETIM DO IFMG |
16 | Otaviano Martins Monteiro | AVALIAÇÃO DE UM PROJETO DE EXTENSÃO QUANTO A FORMAÇÃO DE JOVENS COM PERFIS EMPREENDEDORES EM PROGRAMAÇÃO E ROBÓTICA |
17 | Rosângela de Fátima Stankowitz | DESIGN THINKING PARA O ENSINO DO EMPREENDEDORISMO TECNOLÓGICO: PROPOSTA PARA A UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ - UTFPR |
18 | Sonia Marise | A ESCOLA DE EMPREENDEDORES DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA E SUA IMPORTÂNCIA NA FORMAÇÃO DOS ENGENHEIROS |