Notícias

Postada em: 2013-11-28 11:25:25.000

RELATO DA VISITA A PORTUGAL

Vanderlí Fava de Oliveira & Nival Nunes de Almeida

VISITA À FACULDADE DE ENGENHARIA DA UNIVERSIDADE DO PORTO - FEUP

            No dia 28 passamos o dia em visita à FEUP, ciceroneados pela Professora Tereza Restivo. Lá visitamos as instalações da Faculdade e nos reunimos com os dirigentes locais. Nesta reunião foram tratados possibilidades de intercâmbios e convênios. Dentre destaca-se a possibilidade de convênio para intercâmbios dentro do Programa Nacional de Mestrado Profissional em Ensino de Engenharia e de Tecnologia (ProfEng).

Visita ao Laboratório de Instrumentação para Medição (LIM),
Departamento de Engenharia Mecânica FEUP

\"\"

Da esquerda para a direita: José Rodrigues (bolsista), Bruno Santos (bolsista), Prof. Vanderli, Profa.Tereza Restivo, Profa Fátima Chouzal, Prof. Nival, Prof. Manuel Quintas, Prof. Paulo Abreu e Prof.Manuel Vieira (Presidente do Conselho Pedagógico da FEUP).

            A Faculdade de Engenharia do Porto está implementando proposta semelhante para atender às diretrizes da Comunidade Europeia conforme consta do documento “High Level Group on the Modernisation of Higher Education”, editado em julho de 2013. O Professor José Couto Marques da Faculdade de Engenharia da Universidade escreveu um artigo “Qualificação Pedagógica de Docentes do Ensino Superior – A Terceira Vaga” no qual trata do tema e destaca as quatro recomendações do documento da Comunidade Europeia.

Recomendação 2 - “Cada instituição deve desenvolver e implementar uma estratégia para apoiar e melhorar de forma contínua a qualidade do ensino e da aprendizagem, dedicando o nível necessário de recursos humanos e financeiros a essa função, e integrando esta prioridade na sua missão geral, dando ao ensino a mesma importância que à investigação.”

Recomendação 4 - “Todo o pessoal docente do ensino superior em 2020 deve ter recebido formação pedagógica certificada. A formação profissional contínua dos professores deve passar a ser um requisito para os professores no setor do ensino superior.”

Recomendação 5 - “A admissão de pessoal académico, bem como a sua progressão e promoção, devem basear-se numa avaliação da competência pedagógica, a par de outros fatores.”

Recomendação 14 - “A União Europeia deverá apoiar a criação de uma Academia Europeia do Ensino e Aprendizagem conduzida pelas partes interessadas e inspirada pelas boas práticas refletidas no presente relatório.”

VISITA ÀO INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DO PORTO - ISEP

            No ISEP,

Reunião com a Direção do ISEP

\"\"

            O ISEP sediou a 1ª Conferencia Internacional da Sociedade Portuguesa para a Educação em Engenharia. (1º CISPEE) e a ABENGE foi apoiadora deste evento.

            A criação da Sociedade Portuguesa de Educação em Engenharia teve a participação da ABENGE no ano de 2010 por intermédio de sua presidência à época. Dando continuidade as suas atividades, e mais uma vez na cidade do Porto, em Portugal, ocorreu o 1aConferencia Internacional da Sociedade Portuguesa de Educação em Engenharia, cujo tema foi a Educação em Engenharia: Desafios para a Inovação. O convite possibilitou realizar reuniões para aprofundar as relações e parcerias acadêmicas junto a Universidade do Porto (UP) e ao Instituto Superior de Engenharia do Porto. Neste sentido, foi feita uma visita às instalações da Faculdade de Engenharia, onde foi possível constatar a viabilidade de professores brasileiros de realizar atividades para doutoramento, pós-doutorado e pesquisas nas áreas das engenharias e, em particular, na área de Educação em Engenharia. Na ocasião, o Vice-Reitor, Prod. Dr. Antônio Marques, reafirmou o interesse em receber alunos de graduação e de pós-graduação nos diversos cursos da UP.



Voltar