Notícias

TRAGÉDIA DE BRUMADINHO

A ABENGE vem se solidarizar com todos os que, de alguma forma, foram vítimas de mais uma tragédia provocada por mineradoras em Minas Gerais, dessa vez em Brumadinho e que conta com mais de 200 desaparecidos.
Não é o caso de se dizer que o prejuízo ambiental dessa vez é menor do que o humano, pois estes são interdependentes e indissociáveis. Quem os separa tem uma visão distorcida do que é ser humano e do que é ser parte e não dono do ambiente.
 
Nos ombreamos com outras entidades de Engenharia, que também estão consternadas neste momento e preocupadas com a situação de outras intervenções que podem resultar em novas tragédias, sejam elas pontuais como esta, ou que vão deteriorando o ambiente ao longo do tempo.

Nos colocamos à disposição para levar para nossos eventos e atividades todas as iniciativas que visem combater as ações e os responsáveis que contribuem para que esses fatos aconteçam. 

 


Audiência com o Secretário da Educação Superior (SESU/MEC)

 O Presidente da Abenge, Professor Vanderli e a Secretária Executiva da ABENGE, Pâmela, foram recebidos em audiência nesta quarta-feira, 23 de janeiro, pelo Secretário da Educação Superior do MEC, Professor Mauro Rabelo e pela Chefe do Gabinete da SESU/MEC Ana Carla Correia. 

O objetivo da reunião foi tratar da homologação das novas DCNs para a Engenharia, que foram aprovadas na manhã desta quarta-feira no CNE. Foi feito um breve retrospecto sobre as discussões e as atividades que culminaram com a proposta aprovada.

Foi também solicitado que sejam estudados programas para melhorias dos cursos de Engenharia e implantação das novas DCNs.

Aproveitando o ensejo, foi feito o convite ao Professor Mauro Rabelo para o Fórum de Gestores de IES de Engenharia Extraordinário, cuja data será definida, tão logo sejam homologadas as novas diretrizes. O Professor Mauro, prontamente aceitou o convite.
Este Fórum Extraordinário terá como objetivo iniciar a discussão nacional sobre a implantação das novas diretrizes e também as mudanças na avaliação dos cursos decorrentes destas novas DCNs.

Por fim a ABENGE se colocou à disposição para desenvolver atividades e programas de melhoria da Educação em Engenharia. 


 


Novas DCNs APROVADAS pelo CNE

 Novas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) do Curso de Engenharia foram aprovadas pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) hoje (23 jan 2019)

 

Em reunião presidida pelo Professor Luiz R Liza Curi, o CNE aprovou por unanimidade a proposta do Relator, Professor Antonio Freitas, que também é Presidente da Comissão de Educação Superior (CES) que vem substituir a Resolução CNE/CES nº 11/2002. Esta proposta só entra em vigor, após homologada pelo Ministro da Educação. Tão logo o texto aprovado seja disponibilizado será divulgado na página da ABENGE.

 

 

 


 


Boas Festas!

 


 


Parabéns Engenheiros!