INÍCIO
PAINEL
ABENGE
SOBRE A ABENGE
DIRETORIAS
HOMENAGENS
PARCEIROS
DOCUMENTOS
CADASTRO
CADASTRE-SE
ANUIDADE
EVENTOS
COBENGE 2024
ANAIS
VI SEMINÁRIO EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA
COBENGE - EDIÇÕES ANTERIORES
FÓRUM - EDIÇÕES ANTERIORES
OUTROS
GTs
GT APRENDIZAGEM ATIVA
GT CIÊNCIAS BÁSICAS E MATEMÁTICA
GT EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA
GT FORMAÇÃO DE PROFESSORES
GT MULHERES NA ENGENHARIA
GT PROJETO PEDAGÓGICO
COORDENAÇÃO GTs
PUBLICAÇÕES
CONTATO
Para retornar ao menu da Área Restrita,
clique aqui
.
Download:
COBENGE20_00153_00003026.pdf - Clique aqui
DOI:
10.37702/COBENGE.2020.3026
Título:
PROJETO I HEART ENGENHARIA: MELHORIA DA GRADUAÇÃO COMO COMBATE À EVASÃO UNIVERSITÁRIA
Área e Subárea:
08. Acolhimento de Ingressantes e Acompanhamento de Egressos/08.3. Retenção e Evasão
Plavras-chave:
Evasão universitária. Melhoria da graduação. Engenharia Elétrica. Projeto de ensino.
Resumo:
Este trabalho descreve a atuação do projeto de ensino I Heart Engenharia, do Programa de Educação Tutorial - PET Engenharia Elétrica da Universidade do Estado de Santa Catarina - Udesc Joinville. As ações do projeto abrangem atividades de acolhimento dos ingressantes no curso, desenvolvimento e aplicação de minicursos, coordenação e gestão dos recursos de um laboratório cooperativo aberto à comunidade acadêmica, melhorias gerais de disciplinas e da infraestrutura do campus. Como resultado de uma das ações, é feita uma análise das respostas de um formulário aplicado aos participantes do Calouro Voluntário, atividade realizada ao longo de um semestre com os ingressantes no curso que demonstrou, entre outros resultados, ser efetiva para a inserção dos atingidos em projetos dentro da universidade. Ainda, percebe-se a promoção da capacitação dos estudantes e de um ambiente adequado para a realização de atividades práticas. Os fatores apresentados contribuem para o objetivo principal do projeto de diminuição da evasão na graduação, em especial nas fases iniciais do curso de engenharia elétrica.
Autores:
Marco Aurelio Nespolo Vomstein (Universidade do Estado de Santa Catarina-SC), Bruna Messias Dourado (Universidade do Estado de Santa Catarina-SC), Diovana Fátima Menegat da Rocha (Universidade do Estado de Santa Catarina-SC), Elisa de Oliveira (Universidade do Estado de Santa Catarina-SC), Gabriel Günther da Rosa (Universidade do Estado de Santa Catarina-SC)
ISSN 2175 - 957X
×
Alerta
Alerta