INÍCIO
PAINEL
ABENGE
SOBRE A ABENGE
DIRETORIAS
HOMENAGENS
PARCEIROS
DOCUMENTOS
CADASTRO
CADASTRE-SE
ANUIDADE
EVENTOS
COBENGE 2024
ANAIS
VI SEMINÁRIO EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA
COBENGE - EDIÇÕES ANTERIORES
FÓRUM - EDIÇÕES ANTERIORES
OUTROS
GTs
GT APRENDIZAGEM ATIVA
GT CIÊNCIAS BÁSICAS E MATEMÁTICA
GT EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA
GT FORMAÇÃO DE PROFESSORES
GT MULHERES NA ENGENHARIA
GT PROJETO PEDAGÓGICO
COORDENAÇÃO GTs
PUBLICAÇÕES
CONTATO
Para retornar ao menu da Área Restrita,
clique aqui
.
Download:
COBENGE21_00241_00003522.pdf - Clique aqui
DOI:
10.37702/COBENGE.2021.3522
Título:
USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE BALANÇO DE MASSA E ENERGIA: UM ESTUDO DE CASO EM TEMPOS DE PANDEMIA
Área e Subárea:
03. Metodologias de ensino/aprendizagem/03.1. Estratégias pedagógicas
Plavras-chave:
Mapa mental. Vídeos. Balanço de Massa e Energia. Metodologia Baseada em Projeto
Resumo:
Este trabalho relata a experiência da aplicação da aprendizagem baseada em projetos na disciplina de balanço de massa e energia ministrada aos alunos dos cursos de graduação em Química Industrial e Engenharia Química de uma Instituição de Ensino Superior do Estado do Maranhão. Trata-se de uma atividade construtivista, produção de mapa mental e vídeos, para substituir a tradicional resolução de lista de exercícios. O intuito da intervenção pedagógica foi de executar uma estratégia capaz de proporcionar certa flexibilidade no processo de ensino e aprendizagem na área tecnológica. Para seu desenvolvimento, a turma foi dividida em cinco grupos de quatro, o que propiciou a capacidade de interagir, compartilhar ideias, conhecimento e dúvidas, além de despertar a criatividade e a socialização. Como resultado, foi possível observar que a produção de mapa mental e dos vídeos se transfigurou num instrumento estimulante da aprendizagem, favorecendo a participação ativa dos estudantes na construção do seu conhecimento. A estratégia pedagógica aqui apresentada foi realizada durante o segundo semestre do ano de 2020, de forma remota, onde docentes e estudantes tiveram que se reinventar para aprender e ensinar, buscando novas metodologias e estratégias de ensino. A reação dos estudantes diante dessa estratégia, que foge ao ensino tradicional, foi extremamente positiva, demonstrando a importância do uso de diferentes formas de ensinar e aprender.
Autores:
Kátia Simone Teixeira da Silva de La Salles (Universidade Federal do Maranhão-MA), Wendell Ferreira de La Salles (Universidade Federal do Maranhão-MA)
ISSN 2175 - 957X
×
Alerta
Alerta