INÍCIO
PAINEL
ABENGE
SOBRE A ABENGE
DIRETORIAS
HOMENAGENS
PARCEIROS
DOCUMENTOS
CADASTRO
CADASTRE-SE
ANUIDADE
EVENTOS
COBENGE 2024
ANAIS
VI SEMINÁRIO EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA
COBENGE - EDIÇÕES ANTERIORES
FÓRUM - EDIÇÕES ANTERIORES
OUTROS
GTs
GT APRENDIZAGEM ATIVA
GT CIÊNCIAS BÁSICAS E MATEMÁTICA
GT EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA
GT FORMAÇÃO DE PROFESSORES
GT MULHERES NA ENGENHARIA
GT PROJETO PEDAGÓGICO
COORDENAÇÃO GTs
PUBLICAÇÕES
CONTATO
Para retornar ao menu da Área Restrita,
clique aqui
.
Download:
COBENGE21_00289_00003595.pdf - Clique aqui
DOI:
10.37702/COBENGE.2021.3595
Título:
APRENDIZAGEM POR PROJETOS NO ENSINO DE ENGENHARIA AEROESPACIAL E AERONÁUTICA
Área e Subárea:
14. Temas transversais à Educação em Engenharia/14.1. Outros aspectos relevantes relacionados à Educação em Engenharia de uma maneira geral
Plavras-chave:
Aprendizado Baseado em Projetos. Ensino de Engenharia. Métodos de Ensino. Trabalho em Equipe
Resumo:
O artigo apresenta um estudo de caso de aplicação das metodologias ativas de Ensino Baseado em Projetos e seus desafios no cenário de pandemia nos cursos de Graduação em Engenharia Aeronáutica (AER) e Aeroespacial (AESP). Os estudantes, organizados em subgrupos aprenderam a lidar com diferentes assuntos, tais como Cubesats, Green Aviation, Airship, All Eletric e CityAirbus e tiveram a oportunidade de ter experiências de práticas profissionais, desenvolvimento autônomo para a solução de problemas, e aprimoramento da habilidade de trabalho em grupo. Com a pandemia de COVID-19 em 2020, restrições de interação social demandaram uma mudança nas atividades programadas, com a transição das apresentações e dos cursos presenciais para o ambiente virtual (e-learning). Como resultado, o uso de metodologias ativas aponta para uma melhor integração de disciplinas nos cursos de graduação de Engenharia Aeroespacial e Aeronáutica.
Autores:
Sueli Sampaio Damin Custódio (ITA-SP), Christopher Shneider Cerqueira (ITA-SP)
ISSN 2175 - 957X
×
Alerta
Alerta