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  • COBENGE21_00239_00003659.pdf - Clique aqui
  • 10.37702/COBENGE.2021.3659
  • Ética e Projeto de Engenharia: algumas reflexões em torno da formação em Engenharia Civil
  • 02. Perfil do egresso e formação por competências/02.2. Como contemplar o desenvolvimento do perfil do egresso no curso
  • Ética, Projeto de Engenharia, Ensino, Currículo
  • O crescimento populacional demanda soluções sustentáveis perante necessidades como energia, água, saneamento e infraestrutura. Por outro lado, o crescimento das atividades extrativistas de alto risco ambiental aumenta o risco de catástrofes em obras como barragens, usinas nucleares, viadutos ou prédios, com custos sociais, ambientais e financeiros. Isso tem suscitado discussões sobre o papel dos engenheiros e as consequências das suas ações. Diferentes instrumentos normativos incorporam a responsabilidade do engenheiro através do conceito de Ética Profissional - o conjunto de princípios ou padrões que pautam a conduta profissional no cotidiano da prática da engenharia. A formação dos engenheiros civis envolve rigor científico e técnico, mas escassa discussão de questões sociais, políticas ou éticas. Os códigos de ética descrevem preceitos que norteiam o exercício da profissão, mas são omissos quanto à definição do próprio conceito ou de qualquer estrutura útil para pensar objetivos de aprendizagem da Ética e da responsabilidade profissional. A Ética vem ganhando importância significativa nos últimos anos. No entanto, isso parece não se refletir na formação dos futuros engenheiros, a partir de uma revisão de uma amostra currículos de cursos de Engenharia Civil no Brasil. Enquanto grande parte deles aborda a Ética e o Projeto através de disciplinas isoladas, poucos tratam esses assuntos de maneira transversal, por meio de abordagens teórico-conceituais. É necessário sensibilizar os futuros engenheiros sobre questões inerentes à atividade profissional através de padrões de conduta que desenvolvam sua capacidade de julgamento perante diversos dilemas éticos-morais que surgem entre objetivos conflitantes, muitas vezes sob grandes pressões financeiras ou políticas.
  • Mauricio Leonardo Aguilar Molina (Universidade Federal de Juiz de Fora-MG)



ISSN 2175 - 957X