1317
CONSTRUÇÃO DE UM PROTÓTIPO DE ELEVADOR DE CANECAS POR MEIO DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS;
JO?LSON VIEIRA DA SILVA, DANIEL FRITZEN, ANDERSON DALEFFE;
COBENGE18
[13] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem
[46] 01.1. Inovação no ensino/aprendizagem
Este trabalho apresenta uma alternativa de abordagem dos assuntos compreendidos
pela disciplina de Técnicas de Máquinas e de Materiais no curso de Tecnologia em Automação
Industrial. A proposta de construção de um protótipo de elevador de canecas fez parte da
utilização da ABP (Aprendizagem Baseada em Problemas) e visou a união dos conceitos
multidisciplinares estudados durante o curso. O elevador de canecas foi desenvolvido de forma
a obedecer uma concepção didática que pudesse atender além da graduação, também ao
ensino técnico, e que possa ser aplicado em pesquisas e inovações na área de automação. A
performance do elevador de canecos foi avaliada de acordo com sua eficácia na movimentação
de grãos, simplicidade na montagem e manutenção. Este artigo tem por objetivo relatar o
desenvolvimento do projeto, avaliando as soluções propostas pelos alunos, as características
construtivas e os passos para o correto dimensionamento do protótipo. Numa observação geral
dos resultados apresentados, verificou-se que a atividade trouxe experiências singulares para
cada aluno, resultando num crescimento de sua aprendizagem, pois, a união dos
conhecimentos multidisciplinares teóricos e práticos contribuem para a formação profissional
do acadêmico.
ABP. Ensino de Graduação. Elevador de canecas