1751
Contribuição da geometria descritiva para uma educação inovadora nas engenharias mecânica e civil;
ANA CLAUDIA ROCHA CAVALCANTI, VANDR? RICARDO PEREIRA DE MELO, FLAVIO ANTONIO MIRANDA DE SOUZA;
COBENGE18
[13] 01. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem
[46] 01.1. Inovação no ensino/aprendizagem
Os desafios profissionais contemporâneos têm demandado novas habilidades em lidar com a forma nos meios de representação tradicionais e digitais, dos quais, o lápis e papel e os aplicativos de auxílio ao projeto são coexistentes e complementares. A modelagem de objetos tem que ser precisa, antecipando erros para evitar desperdícios. A correção antecipada desses erros em sua fase projetual é, sem dúvida, fundamentada no conhecimento da geometria descritiva. Portanto, esse artigo discute as experiências do ensino da geometria descritiva nos cursos de engenharia civil e engenharia mecânica da Universidade Federal de Pernambuco por meio de ferramentas inovadoras para ampliar o debate acerca das aplicações da geometria descritiva no projeto de modelos e das metodologias ativas de ensino e aprendizagem para a aquisição de visualização espacial que estimulam a colaboração para aprender a aprender num cenário de constantes inovações.
Geometria descritiva. Metodologias ativas. Engenharias