1888
ANÁLISE DO CURRICULO DE CURSOS DE ENGENHARIA NOS ÚLTIMOS 20 ANOS (1998 - 2018): ESTUDO DE CASO NOS CURSOS DE ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO;
EDSON PEDRO FERLIN;
COBENGE19
[23] 01. Perfil do Egresso e Formação por Competências
[81] 01.2. Como contemplar o perfil do egresso desejável no Projeto do Curso
Este artigo apresenta a análise dos currículos de cursos de engenharia nos últimos 20 anos (1998 - 2018), em especial do curso de Engenharia da Computação. Utiliza como parâmetros de comparação a carga horária dos conteúdos curriculares de três cursos localizados na cidade de Curitiba-Paraná. A metodologia da pesquisa utilizada é o estudo de caso dos currículos dos cursos de instituições privadas e foi utilizada a abordagem quantitativa. Os resultados auferidos destacam que as cargas horárias dos currículos analisados atendem a carga horária mínima estabelecida para os cursos de engenharia. A conclusão reitera a importância da elaboração da estrutura curricular do projeto pedagógico do curso com base nas diretrizes curriculares, de modo a atender o perfil do egresso.
Engenharia, Currículo, Computação, Diretrizes Curriculares