1966
APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS (PjBL) ATRAVÉS DA COMPETIÇÃO DE ROBÔS;
CELSO APARECIDO DE FRAN?A, HELDER VINICIUS AVAN?O GALETI, ROBSON BARCELLOS, EDILSON REIS RODRIGUES KATO, FL?VIO YUKIO WATANABE;
COBENGE19
[25] 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem
[90] 03.2. Inovação no ensino/aprendizagem
A alta carga horária de disciplinas teóricas no primeiro ano dos cursos de engenharias geralmente desmotiva os alunos, o que pode provocar um aumento na evasão do curso. Além disso, as empresas têm dado ênfase no trabalho em equipe, na colaboração entre os membros da equipe. Várias metodologias ativas têm sido propostas para atualizar os cursos de engenharia para trabalhar com os alunos desse novo século. Uma dessas metodologias ativas é a Aprendizagem Baseada em Projetos (PjBL), onde através de um projeto são desenvolvidas várias habilidades: técnicas, de pesquisa, de trabalhar em grupo, de comunicação, liderança, entre outras. O objetivo desse trabalho foi desenvolver essas habilidades através do projeto de um robô seguidor de linha para alunos ingressantes no curso de engenharia elétrica. A metodologia foi dividida em três etapas: Preparação, Intragrupo e Intergrupal. A etapa de preparação se caracteriza pelas informações fornecidas pelo professor, a etapa intragrupo acontece dentro de cada grupo desenvolvendo seu projeto e a etapa intergrupal ocorre na interação entre os grupos durante a competição. Os resultados colhidos foram animadores sendo que 96% dos alunos consideraram a atividade interessante; 81% dos alunos comentaram que aprenderam a fazer soldas e todos os alunos reportaram que entenderam o funcionamento do robô. Todos alunos se interessaram pela competição, e no geral, aprenderam a administrar os problemas internos no grupo.
PjBL. Metodologias Ativas. Ensino Aprendizagem.