2034
APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM DOIS CURSOS DE ENGENHARIA;
DENISE CELESTE GODOY DE ANDRADE RODRIGUES;
As mudanças ocorridas em relação às Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação em Engenharia têm indicado o uso de metodologias ativas no desenvolvimento de competências e habilidades dos engenheiros para a indústria 4.0. O objetivo deste trabalho é apresentar um relato de experiência da utilização da aprendizagem baseada em projetos (PBL), como estratégia aplicada em dois cursos de Engenharia da UERJ, campus Resende. A pesquisa se classifica como um estudo exploratório e descritivo, com abordagem qualitativa. Foram desenvolvidos 4 projetos em grupo em duas disciplinas, durante um semestre letivo. Os produtos desenvolvidos foram submetidos a análise sensorial pela comunidade do campus e tiveram boa aceitação. Foi possível observar o envolvimento dos alunos em todas as etapas de execução do projeto e o alcance dos objetivos propostos. Pode-se concluir que o uso da PBL possibilitou o desenvolvimento de habilidades e competências desejáveis a um engenheiro em tempos da indústria 4.0.
Project Based Learning. Ensino de Engenharia. Aprendizagem Ativa.