2035
CONSTRUÇÃO DE UMA BANCADA DE PERFORMANCE PARA ANÁLISE VEICULAR;
FABIO GUEDES ALEXANDRE FILHO, LUIZ CARLOS CORDEIRO JR, CARLOS HENRIQUE DE PAULA JUNIOR, RUAN MIGUEL DE MELO FENNA;
COBENGE19
[25] 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem
[90] 03.2. Inovação no ensino/aprendizagem
Resumo: O artigo proposto apresenta os resultados do desenvolvimento de uma bancada
didática com objetivo de complementar o ensino nos cursos de Engenharia na Universidade
do Estado do Rio de Janeiro, Unidade de Resende, junto ao Laboratório de Motores,
Hidráulica e Pneumática. No desenvolvimento deste trabalho, é necessário enfatizar a
importância da execução de atividades práticas associadas aos recursos audiovisuais no
ensino, em continuidade as aulas teóricas durante a graduação. Inicialmente é desenvolvida
a demonstração do funcionamento de uma transmissão veicular, que neste propósito foi
acionada por um motor elétrico, para explicar o próprio funcionamento interno da
transmissão assim como a relação de transferência de torque e potência do motor ao solo.
Para exemplificar esta relação motor e transmissão, foi desenvolvida em paralelo uma
planilha de dados, com base na dinâmica veicular, relacionando informações àperformance
veicular, permitindo a interação do aluno ao estudo proposto. Desta forma, o presente
trabalho é desenvolvido em uma bancada acadêmica adaptada para receber uma transmissão
mecânica veicular, um motor elétrico, uma "Smart TV" e um computador, permitindo a
compreensão física da interação do conjunto motor-transmissão, através da interatividade
dos alunos com a apresentação de outros mecanismos de "powertrain" e de uma planilha de
dados simulando condições para a análise de dinâmica veicular, assim estimular os alunos a
desenvolver aptidões nas análises de um veículo em performance, independente dos ciclos
serem motores Otto, Diesel ou um circuito Híbrido.
Bancada Didática. Performance Veicular. Transmissões