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DESENVOLVIMENTO DE UMA BANCADA HIDRÁULICA DE ALTA PRESSÃO, NO COMPLEMENTO DE ENSINO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE ENGENHARIA;
RUAN MIGUEL DE MELO FENNA, LUIZ CARLOS CORDEIRO JR, RAFAEL C DA SILVA, CARLOS HENRIQUE DE PAULA JUNIOR, FABIO GUEDES ALEXANDRE FILHO;
COBENGE19
[25] 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem
[90] 03.2. Inovação no ensino/aprendizagem
No estudo da hidráulica como ferramenta para obtenção de trabalho, força e
deslocamento é melhor compreendido quando o aluno tem condições de interagir com o tema
fisicamente, e ter a percepção quanto aos efeitos secundários de um projeto bem sucedido.
Este trabalho apresenta o desenvolvimento de uma bancada didática de hidráulica e os
benefícios que a mesma contribui para o Curso de Engenharia Mecânica da UERJ, campus
de Resende. Este desenvolvimento foi motivado pela ausência de experimentos no
Laboratório de Mecânica, e para complementar o ensino teórico de hidráulica na disciplina
de Instalações Mecânicas e Industriais. A bancada didática foi construída de forma similar
aos conceitos estudados em livro texto do curso e que serão mostrados comparativamente
neste material. Concluído este desenvolvimento, foi possível aprimorar detalhes da técnica de
estudo e meios de análises. Como resultado, além dos ganhos acadêmicos, abriu ainda
oportunidade de trabalho junto a uma empresa de capital privado, por intermédio de
pesquisa aplicada. Atualmente o Laboratório de Mecânica, dispõe da atual bancada sendo
utilizada para ensino assim como, de uma segunda bancada em construção em escala
similar a equipamentos hidráulicos pesados de uso móbil, fruto de doação como resultado
de Convênio com empresa do segmento de equipamentos hidráulicos.
Circuitos Hidráulicos, Dimensionamento hidráulico móbil, Hidráulica.