2155
Análise da formação do engenheiro civil brasileiro sob o aspecto do pensamento enxuto;
ANA PAULA GESSI PACHECO, MARIA DO CARMO DUARTE FREITAS, HENRIQUE OLIVEIRA DA SILVA;
COBENGE19
[35] 13. Temas Transversais à Educação em Engenharia
[126] 13.1 Outros aspectos relevantes relacionados à Educação em Engenharia de uma maneira geral
O estudo contribui para o entendimento da tendência pedagógica da formação do engenheiro civil brasileiro, bem como verificar como os currículos estão atendendo à demanda do mercado profissional. A filosofia Lean, desde a década de 90, é discutida como importante na formação de gestão da construção civil. Para atingir o objetivo da pesquisa, foi realizada uma análise de conteúdo, com enfoque no Pensamento Enxuto, das ementas das disciplinas relacionadas à gestão da construção civil ofertadas em vinte e cinco cursos superiores de Engenharia Civil que possuem qualidade reconhecida. Concluiu-se que existe pouca preocupação do ensino da filosofia Lean na maioria dos cursos de graduação em Engenharia Civil no país. Ainda, destaca-se que quando há alguma relação do conteúdo das disciplinas com o lean, o ensino é fragmentado e são apresentadas apenas aplicações Lean, ao invés do conceito ou dos princípios filosóficos Lean em si.
Engenharia Civil. Formação. Pensamento Enxuto. Análise Curricular. Lean.