Painel Administrativo >> Relatório de Artigos >> Artigo

Artigo


2195

DESPERTANDO A VOCAÇÃO E CRIATIVIDADE POR MEIO DA MODELAGEM MATEMÁTICA EM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO NO INTERIOR DO RIO GRANDE DO SUL;

M?RCIA JUSSARA HEPP REHFELDT, MARA OLIVEIRA DE AZEVEDO, SILVANA EMER, ROSILENE IN?S K?NIG, VANESSA BRANDAO DE VARGAS;

COBENGE19

[33] 11. Interação com o Ensino Fundamental e Médio

[121] 11.1 Relato de experiências

Este trabalho tem por objetivo socializar alguns resultados obtidos junto a um grupo de alunos do Ensino Médio oriundos de três escolas. As ações foram desenvolvidas a partir da pesquisa "Despertando a vocação científica e criatividade por meio da modelagem matemática em alunos do Ensino Médio no interior do Rio Grande do Sul", aprovada no edital 01/2016 Universal do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O objetivo da pesquisa é analisar as implicações do uso da modelagem matemática como metodologia de ensino na área de Ciências Exatas. Entende-se que a vocação científica e a criatividade são essenciais na formação de futuros engenheiros. Sendo assim, considera-se pertinente relatar esta experiência na subárea Interação com o Ensino Fundamental e Médio. A prática realizada foi o abandono de uma bolinha de aço, a partir de distintas alturas e a respectiva mensuração do tempo de queda. Para obter o modelo matemático, os dados foram coletados e o gráfico representando a situação foi construído, na forma manual e por meio do software excel. A partir disso, os alunos compreenderam ser uma função de segundo grau do tipo y = ax^2+bx+c. Para obter os parâmetros a, b e c foi utilizado o software geogebra. Os resultados apontam que os alunos, em grupos, conseguiram obter o modelo matemático representando a situação, e o modelo comum aos alunos ficou aproximado a y=4,9x^2.

Modelagem Matemática. Ensino Médio. Vocação Científica.
Voltar