2196
APRENDIZAGEM COLABORATIVA NA DISCIPLINA DE ELETRÔNICA DE POTÊNCIA;
CELSO APARECIDO DE FRAN?A, CLAUDIONOR FRANCISCO DO NASCIMENTO, EDILSON REIS RODRIGUES KATO, CARLOS ALBERTO DE FRANCISCO;
No mundo atual é desejável que os profissionais tenham competência para trabalhar em ambiente colaborativo se ajudando mutuamente para atingir determinado etivo. A Aprendizagem Colaborativa foi proposta justamente para trazer para o ambiente escolar essa competência do mundo profissional. Na Aprendizagem Colaborativa os alunos trabalham em grupo em uma dada tarefa. O trabalho em grupo envolve várias habilidades, entre elas: de comunicação, liderança, administração de problemas e análise de problemas e projetos. Este artigo mostra a implementação da Aprendizagem Colaborativa na disciplina de Eletrônica de Potência do curso de Engenharia Elétrica da UFSCar. Os alunos foram incentivados a elaborar projetos para aulas práticas da disciplina. O objetivo foi de motivar os alunos a trabalhar em grupo para desenvolver várias habilidades (comunicação, liderança, de criatividade, administração de problemas, entre outras). Os resultados obtidos foram animadores, sendo que 80% dos alunos aprovaram a iniciativa do professor e todos os alunos se motivaram a buscar informações complementares às obtidas durante as aulas teóricas.
Aprendizagem Colaborativa - Metodologias Ativas - Ensino Aprendizagem