2202
AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO ACADÊMICO NA INTRODUÇÃO DO ENSINO HÍBRIDO EM UMA DISCIPLINA DO CICLO PROFISSIONAL DA ENGENHARIA CIVIL;
PEDNA ALINE BALTAZAR DE AZEVEDO, LUCAS CAMELO MAIA, ?TALO LINHARES SALOM?O, RAFAELA PONTE LISBOA CARDOSO, ELAINE CRISTINA RODRIGUES PONTE;
COBENGE19
[26] 04. Educação a Distância e Formação Mediada por Tecnologia
[93] 04.1. Formação mediada por tecnologia
Com a utilização de aulas virtuais, o aluno pode ter acesso a matéria apresentada pelo professor quando ele se sentir preparado, podendo ser feito de forma antecipada ao encontro presencial. O discente formula seus questionamentos a respeito dos assuntos mal compreendidos da matéria, permitindo que docente foque nos pontos em que a turma apresenta mais dificuldades, otimizando o tempo em sala de aula de forma produtiva. Neste contexto, este artigo propõe a estruturação/planejamento de aulas menos expositivas na disciplina de Estrutura de Concreto, substituindo-as por aulas mais interativas e participativas, visando engajar os alunos na dinâmica da disciplina, e, consequentemente, favorecer uma aprendizagem mais significativa dos conteúdos e otimizar o tempo das aulas presenciais. Para tanto, verifica-se a aplicação do ensino híbrido em uma disciplina do ciclo profissional do curso de engenharia, avaliando a mudança de desempenho nas avaliações e a percepção do discente quanto a aplicação desta nova metodologia.
Ensino híbrido. Plano de aula. Estrutura de concreto armado.