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CONTRIBUIÇÃO DE AULAS PRÁTICAS NO ENSINO/APRENDIZAGEM DE TÉCNICAS CONSTRUTIVAS: UMA VISÃO DO ALUNO;
BILL CLINTON TORQUATO DE AMORIM, JEFERSON SPIERING B?ES;
COBENGE19
[25] 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem
[91] 03.3. Avaliação de ensino e aprendizagem
Para a busca de um processo de ensino-aprendizagem de excelência, faz-se necessário uma reestruturação dos métodos de ensino, estrutura física, recursos e cultura das Instituições de Ensino Superior (IES). As metodologias ativas destacam-se no cenário internacional como uma forma de envolver os alunos e promover uma maior absorção de conhecimento. Para os cursos de Engenharia Civil, há uma grande possibilidade de aplicação de metodologias e estratégias que instiguem e tornam o aluno, como papel principal do processo de ensino aprendizagem, muito em função, da essência do curso, como também, pela versatilidade de disciplinas. Apesar de haver um consenso na literatura acerca da implantação de metodologias ativas, ainda há dificuldades em evidenciar importância destas metodologias, através da visão dos alunos. O presente artigo tem como objetivo apresentar a avaliação realizada com os alunos acerca da contribuição das aulas práticas no processo de ensino-aprendizagem da disciplina de Técnicas Construtivas, no que tange o grau de compreensão e grau de aptidão na execução das técnicas construtivas. Como contribuição, o estudo apresentou que após a realização de aulas práticas, houve um aumento significativo de alunos que afirmaram terem total aptidão para execução das atividades técnicas e a supressão do número de alunos que não tiveram compreensão e aptidão. Esta visão do aluno serve como subsídio e inspiração para que as IES e principalmente os docentes, visem a criação de metodologias e ferramentas que proporcionem ao aluno uma experiência prática dos conhecimentos.
Avaliação. Aula Prática. Metodologias Ativas. Técnicas Construtivas.