2696
CONSTRUÇÃO DE UM ACOPLAMENTO UNIVERSAL UTILIZANDO A APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS;
JO?LSON VIEIRA DA SILVA, JOVANI CASTELAN, DANIEL FRITZEN, CLAUBER ROBERTO MELO MARQUES, ANDERSON DALEFFE;
COBENGE19
[25] 03. Métodos e Meios de Ensino/Aprendizagem
[90] 03.2. Inovação no ensino/aprendizagem
Este estudo aborda uma metodologia alternativa de abordagem dos temas discutidos
na disciplina de Desenho Técnico do curso de Engenharia Mecatrônica. Com base no emprego
da proposta pedagógica conhecida por ABP (Aprendizagem baseada em Problemas), foi
proposta a apresentação de um projeto de acoplamento autoajustável para altos
desalinhamentos objetivando a aplicação da interdisciplinaridade, implicando
fundamentalmente na formação do educando. O acoplamento foi concebido de forma a seguir
um modelo conceitual de modo que possa auxiliar não só aos alunos da graduação, mas
também ao ensino técnico e em pesquisas e inovações no campo da mecatrônica. O mecanismo
foi mensurado conforme o detalhamento técnico, aproveitamento de material e efetividade dos
movimentos. Este artigo tem por objetivo descrever a elaboração do projeto, considerando as
alternativas apresentadas pelos alunos e as características construtivas de cada modelo.
Contemplando de maneira geral os resultados demonstrados, verificou-se que a experiência
trouxe formas de consolidação dos assuntos estudados, permitindo que esses conhecimentos
interdisciplinares conciliando teoria e prática fiquem bem sedimentados e sirvam para o
desenvolvimento profissional do acadêmico
ABP. Ensino de Graduação. Desenho Técnico
Voltar