2784
APLICAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS EXITOSAS EM CURSOS DE ENGENHARIA;
ALINE RESMINI MELO, CAROLINA RESMINI MELO MARQUES, CLAUBER ROBERTO MELO MARQUES;
As mudanças apresentadas pelo mercado de trabalho, que está cada vez mais exigente em relação a qualificação e eficiência dos profissionais, têm se refletido no processo de ensino e formação do profissional de engenharia. Por isso, os Cursos de Engenharia da Faculdade Satc, estão mudando o seu modelo de ensino tradicional, inserindo metodologias ativas nas suas aulas. Foi criado um programa chamado "Metodologia Satc 2030", que auxilia os docentes a realizarem diversos tipos de metodologias ativas no processo de ensino aprendizagem. Este programa tem demonstrado resultados promissores ao facilitar a aprendizagem de disciplinas que muitas vezes são intimidadoras aos alunos. O presente artigo tem, por objetivo, apresentar três atividades exitosas que foram aplicadas por docentes, em diferentes disciplinas e cursos de engenharia. No curso de Engenharia Química uma das atividades desenvolvidas baseou-se em um projeto para reaproveitamento de sobras alimentares para confecção de diferentes produtos. Outra atividade baseou-se na confecção de Tabelas Periódicas Interativas. No curso de Engenharia Mecatrônica, foi aplicada uma Aprendizagem Baseada em Problema (ABP) para desenvolvimento de projeto e fabricação de um protótipo de sistema acionado pelo princípio de mecanismo de quatro barras. Verificou-se que as metodologias ativas utilizadas surtiram resultados efetivos, consistindo em boas alternativas ao ensino tradicional. Os professores, através das atividades realizadas, encorajaram os alunos a pensarem de forma autônoma e crítica, não os limitando a um mesmo raciocínio. Através disso, o aprender se tornou mais interessante, proporcionando uma participação do aluno na prática, rompendo paradigmas tradicionais, ajudando na construção do conhecimento autodirigido.
Educação. Ensino de Engenharia. Estratégias de Ensino. Inovação. Multidisciplinaridade.