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ANÁLISE DE PERFIL DO ALUNO INGRESSANTE NOS CURSOS DE ENGENHARIA E TECNOLOGIA PARA O DESENVOLVIMENTO DE METODOLOGIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM;
EDSON LEONARDO DOS SANTOS, RAFAELA SCACIOTA SIM?ES DA SILVA, RENATO SELLARO DORIGHELLO, FERNANDA SCACIOTA SIM?ES DA SILVA, CARLOS ALEXANDRE GOUVEA DA SILVA;
Nos cursos de Engenharia e Tecnologia, alunos ingressantes geralmente possuem motivações diferentes, formação técnica propedêutica anterior, ou até mesmo há aqueles que voltam a estudar anos depois após concluir o ensino médio. Esses fatores podem influenciar na experiência acadêmica do aluno, podendo ser um aliado ou um gerador de conflitos ao aluno, ou no processo pedagógico de ensino e aprendizagem de professores em sala de aula. Desta forma, este trabalho propõe uma análise de perfil de um grupo de alunos ingressantes em diferentes cursos de Engenharia e Tecnologia em 2020. O perfil do aluno foi avaliado por meio de questionários, incluindo questões relacionadas as motivações, competências e habilidades das áreas de ciências exatas. Esta análise visa verificar oportunidades, desafios e abordagens adequadas para o processo de ensino e aprendizagem com as turmas ou individualmente. Os resultados mostram que a maioria dos alunos ingressantes nos cursos analisados concluíram o ensino médio recentemente, sendo que a principal motivação para continuar os estudos é o ingresso no mercado de trabalho. Para esses alunos, a melhor forma de aprendizado é através da observação de conteúdo e esclarecimento de dúvidas com o professor. Além disso, os resultados mostram que a maioria dos alunos ingressantes na graduação não possuem as competências e habilidades que deveriam ter sido desenvolvidas durante o ensino médio. Essas informações e resultados ajudam o professor a definir ações e intervenções pedagógicas para o processo de ensino e aprendizagem, com foco principalmente nas questões essenciais para o desenvolvimento desses alunos.
Perfil do Ingresso. Competências e Habilidades. Engenharia e Tecnologia. Ensino e Aprendizagem.