3044
Jun 7 2024 11:47AMJun 7 2024 11:46AMUMA PROPOSTA DE INTEGRAÇÃO DO TEMA GERADOR À ESTRUTURA CURRICULAR TRANSDISCIPLINAR PARA O ENSINO PROFISSIONAL;
REINALDO GOLMIA DANTE;
COBENGE20
[40] 05. Metodologias de Ensino/Aprendizagem
[143] 05.4. Multidisciplinaridade, transdisciplinaridade e interdisciplinaridade
Diante das mudanças e necessidades da sociedade nesse século XXI, novos desafios em todos os campos de atuação têm sido impostos às pessoas, exigindo-as que desenvolvam uma maior capacidade de entendimento da realidade e análise dos fatos. Nesse sentido, uma visão sistêmica desse universo poderia ser alcançada, por exemplo, por meio de uma formação acadêmica aberta ao mundo exterior que proporcione a compreensão das diversas áreas do conhecimento e suas inter-relações, objetivando a proximidade de se visualizar o conhecimento como sendo uno. O pensamento complexo crítico e a transdisciplinaridade como base de um Currículo constituem um caminho confiável para a aquisição dessa visão sistêmica. O tema gerador é essencial em uma estrutura curricular transdisciplinar para alinhar todas as ações em direção a uma finalidade comum dentro de um sistema educacional. Este trabalho tem por objetivo apresentar um estudo teórico de cunho prático sobre como o tema gerador poderia ser integrado a uma estrutura curricular transdisciplinar para o Ensino Profissional, o qual contempla o Ensino Técnico de nível médio e o superior.
Tema gerador. Estrutura curricular. Transdisciplinaridade. Pensamento complexo crítico.