3057
Meninas nas Ciências: Desenvolvendo habilidades para a inserção nas Engenharias desde a escola;
PAMELA CRISTINA TATSCH, FERNANDA THEISEN, ALINE DA ROSA ORTIZ, P?MELA RODRIGUES DE OLIVEIRA, LETICIA DIESEL;
COBENGE20
[50] 15. Temas Transversais à Educação em Engenharia
[177] 15.1 Outros aspectos relevantes relacionados à Educação em Engenharia de uma maneira geral
A engenharia é impulsionadora do desenvolvimento e tem como finalidade
proporcionar a sociedade soluções para significativos problemas. Entretanto, verifica-se que
nesta área, tida como essencialmente masculina, o perfil de distribuição é muito desigual.
Assim, ampliar a participação feminina em atividades científicas na área tecnológica,
principalmente na engenharia, é uma necessidade que demanda ações específicas. Desta
forma, o projeto Meninas nas Ciências: Desenvolvendo Habilidades nas Engenharias da
Universidade de Santa Cruz do Sul e financiada pelo CNPq, visa desenvolver habilidades e
conhecimentos de engenharia, estimulando e promovendo o incentivo da atuação feminina na
área. Foram selecionadas professoras e alunas de cinco escolas públicas do município de
Santa Cruz do Sul, e que desenvolvem projetos específicos que ocorrem em oficinas realizadas
dentro dos laboratórios de engenharia da universidade e nas escolas. Buscando o
conhecimento e a descoberta dos princípios básicos das engenharias, através da utilização de
kits de montagens, que permitem a simulação de objetos e construção de experimentos, ocorre
uma interação com os conteúdos que são abordados em disciplinas do ensino médio e do ensino
superior. Assim, o projeto proporciona um ambiente de conhecimento técnico-científico,
desenvolvimento do senso crítico e a experimentação dos conceitos estudados, com foco na
área tecnológica e incentivo ao ingresso das alunas no campo das ciências e engenharias.
Servindo como impulsionador à inclusão das mulheres no mundo da ciência e do trabalho.
Engenharia, meninas, educação, empreender, inclusão social.