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ORGANIZANDO A EMERGÊNCIA POSTA PELA PANDEMIA: UM CASE ENVOLVENDO UMA ESCOLA POLITÉCNICA;
CLAUDIO LUIS CRESCENTE FRANKENBERG, DENIZE REGINA CARNIEL, LUCIA GIRAFFA, THA?SA JACINTHO M?LLER;
Este artigo apresenta as ações formativas, contingenciais e lições aprendidas por conta das medidas de isolamento social causadas pela pandemia do COVID-19, numa escola Politécnica de uma Universidade comunitária, onde estão alocados os cursos de Engenharia. Este estado de emergência afetou de maneira singular o sistema educacional mundial, impelindo o ecossistema escolar (gestores, professores, alunos, famílias e colaboradores) a adotar medidas extremas e contingenciais para manter os processos de ensinar e de aprender da melhor qualidade possível. Este desafio encontrou um conjunto de empecilhos a serem contornados, envolvendo preparo docente, atitude/engajamento discente, infraestrutura física e lógica nos domicílios dos atores envolvidos (professores e alunos), adequações nos serviços das instituições de ensino, ações estratégicas dos gestores e um esquema de readequação da oferta de aulas presenciais para o formato virtual.
COVID-19. Ensino Síncrono Emergencial Remoto. Estratégias Pedagógicas. Formação Docente.