3149
O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS EXIGIDAS PELA ENGENHARIA 4.0 DENTRO DE UM MODELO DE EDUCAÇÃO TUTORIAL;
EDUARDO RODRIGUES NETO, RAYANNE LIRA BARROS, JOS? MATHEUS ANACLETO CALDEIRA ALVES, KAROLINE ALVES DE MELO MORAES, WILLIAN TCHELDON OLIVEIRA SANTOS;
COBENGE20
[46] 11. Programas Especiais
[164] 11.1. Grupos PET (Programas Especiais de Treinamento)
A quarta revolução industrial, chamada de indústria 4.0, transformará a maneira como o profissional se relaciona e atua no mercado. Neste cenário de constante evolução tecnológica e foco maior nas competências sociais dos indivíduos (soft skills), é premente que o profissional esteja sempre pronto a aprender e acompanhar a constante evolução das ferramentas, e no contexto da engenharia não é diferente, com a nova engenharia, a Engenharia 4.0. A partir disso, dentro da necessidade de transformar a formação do novo engenheiro, se apresenta o Programa de Educação Tutorial - PET, programa que objetiva justamente garantir aos alunos do curso oportunidades de vivenciar experiências não presentes em estruturas curriculares convencionais, promovendo uma formação global aos estudantes. Sendo assim, esse trabalho tem o objetivo realizar um diagnóstico das competências desenvolvidas durante a participação no programa, além de apresentar como o método tutorial é capaz de suprir as necessidades que a nova engenharia requer de seus profissionais. A partir de pesquisa com egressos, foi possível observar que boa parte das competências citadas como necessárias nesse novo cenário foram supridas pelas atividades do programa.
Educação Tutorial. Competências. Engenharia 4.0.