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O PROGRAMA DE TUTORIA NO ENSINO NÃO PRESENCIAL EMERGENCIAL DE GRADUAÇÃO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS;
ADRIANA PAULA FERREIRA PALHARES, ALEX CARLUCCI REZENDE, CLAUDIA BUTTARELLO GENTILE MOUSSA, FL?VIO YUKIO WATANABE;
COBENGE20
[41] 06. Educação a Distância e Formação Mediada por Tecnologia
[144] 06.1. Formação mediada por tecnologia
O elevado índice de retenção em atividades curriculares iniciais nos cursos de graduação é uma das causas de evasão de estudantes e motivo de preocupação das Instituições de Ensino Superior (IES). Os estudantes ingressantes precisam se adaptar rapidamente às novas rotinas acadêmicas e a um novo modelo de ensino-aprendizagem que exige mais autonomia e disciplina nos estudos. Buscando ofertar apoio acadêmico aos estudantes ingressantes, a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) estruturou em 2017 um programa de tutoria no qual estudantes tutores auxiliam os estudantes atendidos a desenvolverem uma rotina apropriada de estudos, visando uma possível melhoria no desempenho ao longo da graduação. O crescimento no número de atendimentos ao longo dos anos e os relatos dos estudantes atendidos indicam que a tutoria tem contribuído globalmente em sua formação. Entretanto, em 2020, como reflexo da pandemia de COVID-19, todo o ensino de graduação passou ao formato não presencial e a tutoria teve que se adaptar a esse novo contexto. Utilizando Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) disponíveis aos tutores e estudantes atendidos, e também certa dose de criatividade, foram definidas estratégias remotas que preservassem os princípios norteadores do programa que visam incentivar os estudantes a criarem uma rotina de estudos e a buscarem formas mais eficientes de estudo e aprendizagem.
Ensino Remoto Emergencial. EaD. TDIC. Tutoria