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AS BOLSAS DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NA FORMAÇÃO EM ENGENHARIA: O CASO DO CEFET/RJ;
THIAGO TAVARES DE BARROS, CRISTINA GOMES DE SOUZA;
Nas últimas décadas foram estabelecidas diversas políticas a fim de expandir o
ensino superior no país e a democratização do acesso nas Instituições Federais de Ensino
Superior (IFES). Apesar do aumento do número de vagas, as altas taxas de evasão continuam
a ser um desafio para formação em engenharia. Com o propósito de minimizar as
desigualdades sociais e proporcionar condições de permanência nas IFES, foi criado o
Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES). Diante desse cenário, o presente
trabalho tem por objetivo descrever a evolução das ações e regulamentações voltadas para a
assistência estudantil no Brasil e apresentar dados da implantação do PNAES no tocante às
bolsas concedidas para alunos dos diversos cursos de Engenharia do Centro Federal de
Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ. Trata-se de um estudo
descritivo que foi desenvolvido a partir de pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e
levantamento de dados. Os resultados mostram a distribuição das bolsas de assistência
estudantil considerando a modalidade do curso, gênero e etnia declarada. Espera-se que esse
trabalho possa contribuir para estimular reflexões, ampliar discussões e promover maior
sensibilização quanto à importância e necessidade do fortalecimento das políticas de
assistência estudantil como mecanismo para reduzir a evasão nos cursos de engenharia.
Assistência estudantil. PNAES. Formação em engenharia.