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A PERSPECTIVA DE DOCENTES DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL SOBRE A IMPLANTAÇÃO DO BIM NA GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL;

GABRIELA RODRIGUES DA COSTA, ANTONIO JEAN NASCIMENTO DE CASTRO, LUIS FELIPE C?NDIDO;

COBENGE20

[50] 15. Temas Transversais à Educação em Engenharia

[177] 15.1 Outros aspectos relevantes relacionados à Educação em Engenharia de uma maneira geral 

O objetivo deste artigo é analisar a percepção de docentes quanto a utilização do BIM na graduação em engenharia civil em uma universidade federal no interior do nordeste brasileiro. Para tal, foi realizada uma entrevista em profundidade com todos os docentes que lecionam as disciplinas profissionalizantes do curso de engenharia civil, totalizando oito entrevistados, buscando compreender a relação que estes possuem com o BIM e como veem a aplicação desta metodologia no curso. Verificou-se que o contato dos professores com o BIM é superficial, representando uma barreira para a inserção no curso. Apenas 37,5 % dos docentes desejam implementar BIM em suas disciplinas e apenas um já aborda o assunto, mas de maneira superficial. Apesar de concordarem com a implementação, não foram observadas estratégias para sua consecução. Além disso, a principal motivação citada remete a questões de mercado, com poucas citações dos benefícios ao ensino.

BIM. Ensino BIM. Ensino de Engenharia.
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