3247
APLICANDO A CULTURA MAKER NO CENÁRIO DE ISOLAMENTO SOCIAL;
VIN?CIUS VERIDIANO MIRANDA, IGOR INACIO CIRINO, GUILHERME QUIRINO DE ANDRADE, GABRIELLA CASTRO BARBOSA COSTA DALPRA, LINDOLPHO OLIVEIRA DE ARAUJO JUNIOR, JOSE GERALDO RIBEIRO JUNIOR;
COBENGE20
[41] 06. Educação a Distância e Formação Mediada por Tecnologia
[144] 06.1. Formação mediada por tecnologia
Este trabalho apresenta um estudo de caso acerca das ações adotadas pelo Projeto
de Extensão Mundo Maker do CEFET-MG, diante do cenário de isolamento social. O Mundo
Maker tem por objetivo a popularização da ciência e da tecnologia associadas a nova era
digital na sociedade, com foco em estudantes do ensino fundamental e médio, seguindo a
filosofia da cultura maker. Dentre as ações do projeto, destacam-se a realização de
minicursos que exploram conceitos de lógica, programação básica e ciência, utilizando uma
abordagem prática, além de elaborar um acompanhamento avaliativo diversificado. E,
devido à pandemia de COVID-19, o Mundo Maker precisou transferir suas ações,
inicialmente planejadas para o formato presencial, para o modelo de um ensino remoto.
Neste trabalho, será exposto a origem dessa cultura que inspirou o projeto, bem como a sua
relevância para integralização do ensino, não só para o ensino regular, mas também para
cursos de graduação. Também apresenta um relato das metodologias abordadas para ofertar
os minicursos em um ambiente virtual com a mesma qualidade do formato presencial, as
ferramentas utilizadas para esse fim e os resultados obtidos por meio da experiência e as
avaliações desenvolvidas pela equipe.
Avaliação. Cultura Maker. Criatividade. Ensino remoto. Minicurso.