II Simpósio Brasileiro de Aprendizagem Ativa na Educação em Engenharia



II Simpósio Brasileiro de Aprendizagem Ativa na Educação em Engenharia

Métodos e estratégias de aprendizagem ativa: novos desafios



Apresentação do II Simpósio Brasileiro de Aprendizagem Ativa na Educação em Engenharia

Data:

28 e 29 de setembro de 2020

Objetivos:

Propiciar um fórum de discussão e atualização em Aprendizagem Ativa na Educação em Engenharia; contribuir com o panorama da formação continuada de professores de Engenharia.

Público-alvo

Professores, pós-graduandos e gestores em exercício dos cursos de Engenharia das universidades brasileiras

Organização e Realização:

ABENGE
Universidade de Caxias do Sul
Grupo de Trabalho em Aprendizagem Ativa na Educação em Engenharia – GTAAEE da ABENGE

Equipe Organizadora:
Valquíria Villas-Boas (GT-AAEE-ABENGE/UCS)
Dianne Magalhães Viana (GT-AAEE-ABENGE/UnB)
Renato Martins das Neves (GT-AAEE-ABENGE/UFPA)
Leonardo Tavares (GT-AAEE-ABENGE/Faculdade Ari de Sá)
Isolda Giani de Lima (UCS)
Laurete Zanol Sauer (UCS)

Formato:
Evento On-line


PROGRAMAÇÃO

Dia 28 de setembro de 2020

14h00 – 14h30

Abertura

14h30 – 16h00

Palestra interativa:

Métodos e estratégias de aprendizagem ativa: instrumentalizando o professor de Engenharia para as demandas das novas DCNs.

Palestrante: Ricardo Ramos Fragelli (UnB).

Homem de terno e gravata sorrindo posando para foto

Descrição gerada automaticamente

Sessões de reflexão e debate

(ocorrem simultaneamente)

16h30 – 18h15

Sessão A:

Aprendizagem ativa e a formação do professor e do estudante de Engenharia.

Convidados: Diana Mesquita (Universidade do Minho) e Lucas Fürstenau de Oliveira (UCS).

Sessão B:

Avaliação no contexto da aprendizagem ativa e das novas DCNs.

Convidados: Maria do Carmo Duarte Freitas (UFPR) e Laurete Zanol Sauer (UCS).

18h30 –19h30

Atividade de Integração


Dia 29 de setembro de 2020

Sessões de reflexão e debate

(ocorrem simultaneamente)

14h00 – 15h45

Sessão C:

Estratégias e métodos colaborativos de aprendizagem ativa para uma formação por competências.

Convidados: Mariano Pimentel (UNIRIO) e Verônica T.F. Castelo Branco (UFC).

Homem com óculos de grau

Descrição gerada automaticamente

Mulher de cabelos longos sorrindo

Descrição gerada automaticamente

Sessão D:

Experiências de acolhimento no contexto da aprendizagem ativa.

Convidados: Roseli de Deus Lopes (EPUSP) e Neide Pessin (UCS).

Mulher com cabelos longos

Descrição gerada automaticamente

16h00 – 18h00

Mesa Redonda: Desafios da aprendizagem ativa na educação remota.

18h00 – 18h30

Encerramento.

 



INSCRIÇÕES

As inscrições estão abertas até o primeiro dia do evento.

INSCREVA-SE AQUI

Vagas: sem restrições.
Vagas: gratuito.
Certificado: Para receber o certificado de participação é necessário fazer a inscrição.



PROGRAMAÇÃO

Dia 28 de setembro de 2020

Dia 29 de setembro de 2020

 


Submissões
Datas Importantes

• 05/09/2018 – Início do envio de trabalhos

• 23/11/2018 - Data limite para envio de trabalhos (nova data)

• 15/12/2018 - Divulgação dos trabalhos aprovados

• 09/02/2018 - Data limite para os autores de trabalhos aprovados realizarem a inscrição no Fórum.

Submissão de Trabalhos

Você está convidado para submeter o seu trabalho para o II Seminário de Educação Empreendedora em Engenharia. O envio de trabalhos será feito através do e-mail: gt.educacaoempreendedora@gmail.com em conformidade com o modelo de trabalho anexo e com os temas e datas informados abaixo.

TEMPLATE PARA SUBMISSÕES

Temas de Interesses


O envio de trabalhos deverá ser enquadrado em um dos temas abaixo:


1. Educação Empreendedora e Projeto Pedagógico do Curso em Engenharia

2. Abordagens, métodos, técnicas para o desenvolvimento das habilidades empreendedoras

3. Formação e Capacitação de Professores em Educação Empreendedora

4. Avaliação da aprendizagem/desenvolvimento das habilidades em Educação Empreendedora

5. Avaliação dos Egressos, Educação Empreendedora e Articulação Empresarial

Mini-Curso Pré-Seminário

O participante do II Seminário está convidado à fazer a inscrição no mini-curso pré-seminário,realizado no dia 21/03/2018 das 8:30 às 17:00 sobre “`Técnicas de Educação Empreendedora para Professores dos Cursos de Graduação em Engenharia”. O valor do mini-curso será divulgado posteriormente.

Sessão Técnica

Os interessados em participar do Seminário poderão encaminhar trabalhos para as sessões técnicas. Os trabalhos serão avaliados por um Comitê da área. Cada trabalho aprovado terá o tempo de 20 minutos para apresentação na sessão técnica

Trabalhos Aprovados

ARTIGOS APROVADOS PARA O II SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO

EMPREENDEDORA EM ENGENHARIA

Relação por ordem de autor principal

  Autor Principal Título do Artigo
1

Abson L. P. Silva

ABORDAGEM EMPREENDEDORA: DESENVOLVIMENTO DO
MÓDULO EMPREENDEDOR

2

Abson L. P. Silva

UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS METODOLÓGICAS E
EMPREENDEDORAS NA ESCOLA DE CIÊNCIA TECNOLOGIA (ECT
UFRN)
3

Ana Caline E. de Oliveira

EMPREENDEDORISMO TECNOLÓGICO: O CENÁRIO DE
INCUBAÇÃO DE EMPRESAS DA UFRN

4 Andrea de Freitas Avelar DESENVOLVIMENTO DE BUSINESS MODEL CANVAS PARA GRADUANDOS EM ENGENHARIA CIVIL
5 Antônio Genilton Sant´Anna

EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA EM ENGENHARIA: ESSE NEGÓCIO REQUER UM PLANO.

6

Carlos A. Vecchi

DESARROLLO DE CAPACIDADES EMPRENDEDORAS.
USO DEL MODELO DE ROL
7 Caroline Thays dos Santos Alves

O EMPREENDEDORISMO NA GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE
PRODUÇÃO: UMA VISÃO DISCENTE DO PPC DA UFAL – UNIDADE
PENEDO/AL

8 Claudia Veloso

A EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA NOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS DE ENGENHARIA CIVIL DAS INSTITUIÇÕES PRIVADAS DO VETOR NORTE DE BELO HORIZONTE

9 Elis Regina Duarte EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA E METODOLOGIA PBL INTEGRADAS PARA FORMAÇAO DO ENGENHEIRO 4.0
10 Fabio de Brito Gontijo

UNIPAM INTEGRANDO O EMPREENDEDORISMO E A EDUCAÇÃO

11 Flavio Junior

Programa 4Cs – Projeto Speed FAE-ECO

12 Glauco Vinicius de França Furstenberger EMPREENDEDORISMO NA ESCOLA POLITÉCNICA DA PUCPR – EMPREENDEDORISMO DISCIPLINADO PARA O DESENVOLVIMENTO DE SOFT SKILLS NA ENGENHARIA
13

Lílian Barros Pereira Campos

FORJANDO EMPREENDEDORES:
O PAPEL DOS ENGENHEIROS SEM FRONTEIRAS
14 Monique Suellen Tomaz

USO DA TEORIA DOS JOGOS COMO MÉTODO INOVADOR NO PROCESSO DECISÓRIO DE INVESTIMENTO DA ENERGIA SOLAR

15 Norimar de Melo Verticchio UTILIZAÇÃO DO EDUSCRUM NO ENSINO DE CNC NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA NO CAMPUS BETIM DO IFMG
16 Otaviano Martins Monteiro AVALIAÇÃO DE UM PROJETO DE EXTENSÃO QUANTO A FORMAÇÃO DE JOVENS COM PERFIS EMPREENDEDORES EM PROGRAMAÇÃO E ROBÓTICA
17 Rosângela de Fátima Stankowitz DESIGN THINKING PARA O ENSINO DO EMPREENDEDORISMO TECNOLÓGICO: PROPOSTA PARA A UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ - UTFPR
18 Sonia Marise

A ESCOLA DE EMPREENDEDORES DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA E SUA IMPORTÂNCIA NA FORMAÇÃO DOS ENGENHEIROS

Observações:

1)O trabalho final com as recomendações dos avaliadores deverá ser enviado até 09/02/2019, para o emailgt.educacaoempreendedora@gmail.com. A confirmação do nome do apresentador do trabalho deve ser incluída no email.


2) A inscrição no II Seminário deve ser realizada diretamente no site da ABENGE, mesmo realizando a confirmação de apresentação de trabalhos por email.