Métodos e estratégias de aprendizagem ativa: novos desafios
PROGRAMAÇÃO
Dia 28 de setembro de 2020
14h00 – 14h30 |
Abertura |
||
14h30 – 16h00 |
Palestra interativa: Métodos e estratégias de aprendizagem ativa: instrumentalizando o professor de Engenharia para as demandas das novas DCNs. Palestrante: Ricardo Ramos Fragelli (UnB). |
||
Sessões de reflexão e debate (ocorrem simultaneamente) 16h30 – 18h15 |
Sessão A: Aprendizagem ativa e a formação do professor e do estudante de Engenharia. Convidados: Diana Mesquita (Universidade do Minho) e Lucas Fürstenau de Oliveira (UCS). |
||
Sessão B: Avaliação no contexto da aprendizagem ativa e das novas DCNs. Convidados: Maria do Carmo Duarte Freitas (UFPR) e Laurete Zanol Sauer (UCS). |
|||
18h30 –19h30 |
Atividade de Integração |
Dia 29 de setembro de 2020
Sessões de reflexão e debate (ocorrem simultaneamente) 14h00 – 15h45 |
Sessão C: Estratégias e métodos colaborativos de aprendizagem ativa para uma formação por competências. Convidados: Mariano Pimentel (UNIRIO) e Verônica T.F. Castelo Branco (UFC). |
||
Sessão D: Experiências de acolhimento no contexto da aprendizagem ativa. Convidados: Roseli de Deus Lopes (EPUSP) e Neide Pessin (UCS). |
|||
16h00 – 18h00 |
Mesa Redonda: Desafios da aprendizagem ativa na educação remota. |
||
18h00 – 18h30 |
Encerramento. |
As inscrições estão abertas até o primeiro dia do evento.
INSCREVA-SE AQUI
Vagas: sem restrições.
Vagas: gratuito.
Certificado: Para receber o certificado de participação é necessário fazer a inscrição.
Dia 29 de setembro de 2020
ARTIGOS APROVADOS PARA O II SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO |
||
Relação por ordem de autor principal |
||
Autor Principal | Título do Artigo | |
1 | Abson L. P. Silva |
ABORDAGEM EMPREENDEDORA: DESENVOLVIMENTO DO |
2 | Abson L. P. Silva |
UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS METODOLÓGICAS E EMPREENDEDORAS NA ESCOLA DE CIÊNCIA TECNOLOGIA (ECT UFRN) |
3 | Ana Caline E. de Oliveira |
EMPREENDEDORISMO TECNOLÓGICO: O CENÁRIO DE |
4 | Andrea de Freitas Avelar | DESENVOLVIMENTO DE BUSINESS MODEL CANVAS PARA GRADUANDOS EM ENGENHARIA CIVIL |
5 | Antônio Genilton Sant´Anna | EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA EM ENGENHARIA: ESSE NEGÓCIO REQUER UM PLANO. |
6 | Carlos A. Vecchi |
DESARROLLO DE CAPACIDADES EMPRENDEDORAS. USO DEL MODELO DE ROL |
7 | Caroline Thays dos Santos Alves | O EMPREENDEDORISMO NA GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DE |
8 | Claudia Veloso | A EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA NOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DOS CURSOS DE ENGENHARIA CIVIL DAS INSTITUIÇÕES PRIVADAS DO VETOR NORTE DE BELO HORIZONTE |
9 | Elis Regina Duarte | EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA E METODOLOGIA PBL INTEGRADAS PARA FORMAÇAO DO ENGENHEIRO 4.0 |
10 | Fabio de Brito Gontijo | UNIPAM INTEGRANDO O EMPREENDEDORISMO E A EDUCAÇÃO |
11 | Flavio Junior | Programa 4Cs – Projeto Speed FAE-ECO |
12 | Glauco Vinicius de França Furstenberger | EMPREENDEDORISMO NA ESCOLA POLITÉCNICA DA PUCPR – EMPREENDEDORISMO DISCIPLINADO PARA O DESENVOLVIMENTO DE SOFT SKILLS NA ENGENHARIA |
13 | Lílian Barros Pereira Campos |
FORJANDO EMPREENDEDORES: O PAPEL DOS ENGENHEIROS SEM FRONTEIRAS |
14 | Monique Suellen Tomaz | USO DA TEORIA DOS JOGOS COMO MÉTODO INOVADOR NO PROCESSO DECISÓRIO DE INVESTIMENTO DA ENERGIA SOLAR |
15 | Norimar de Melo Verticchio | UTILIZAÇÃO DO EDUSCRUM NO ENSINO DE CNC NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA NO CAMPUS BETIM DO IFMG |
16 | Otaviano Martins Monteiro | AVALIAÇÃO DE UM PROJETO DE EXTENSÃO QUANTO A FORMAÇÃO DE JOVENS COM PERFIS EMPREENDEDORES EM PROGRAMAÇÃO E ROBÓTICA |
17 | Rosângela de Fátima Stankowitz | DESIGN THINKING PARA O ENSINO DO EMPREENDEDORISMO TECNOLÓGICO: PROPOSTA PARA A UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ - UTFPR |
18 | Sonia Marise | A ESCOLA DE EMPREENDEDORES DA UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA E SUA IMPORTÂNCIA NA FORMAÇÃO DOS ENGENHEIROS |