TRABALHOS PREMIADOS: COBENGE 2015
Sessão Comunicação
Uso proativo da internet por alunos de um curso de engenharia de produção
Gustavo dos Santos Sousa e Raquel Cymrot
Universidade Presbiteriana Mackenzie
Sessão Pôster
Aprendizado baseado em problemas no ensino de fundamentos de projetos de processos industriais
Cinthia Bittencourt Spricigo
Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Sessão Técnica
Estatística: uma disciplina em serviço na engenharia elétrica
Maria Inez Rodrigues Miguel
Universidade Católica de São Paulo
Engenharia deve reinventar-se de forma permanente
Abertura do COBENGE-2015 enfatizou a necessidade de educadores e profissionais atualizados
A velocidade das mudanças tecnológicas e dos desafios da população cada vez mais urbana (transporte, energia, segurança, sustentabilidade) coloca a Engenharia no centro dos problemas. Inovar e reinventar-se deixaram de ser mera retórica para se tornarem convocação obrigatória ao novo perfil profissional. Não à toa o tema da 43ª edição do COBENGE “Aprendizagem Ativa: Engenheiros Colaborativos para um Mundo Competitivo” visa a esta última fronteira, de preparar professores e alunos para o novo salto de qualidade e exigências da vida moderna.
Esta foi a ênfase da sessão solene de abertura do Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia 2015, na noite de 8 de setembro, e também o fio condutor das plenárias e trabalhos do evento, sediado este ano na UFABC (Universidade Federal do ABC). Como destacou o presidente da associação setorial ABENGE, Nival Nunes de Almeida, o momento é de permanente mudança e a função da educação superior não é
apenas difundir conhecimento. Isso os livros fazem. “A academia é um lugar para educar, pesquisar e avançar nos conhecimentos, além de disseminar novos valores”, resumiu, citando o jurista e educador Anísio Teixeira e reforçando: “Além de enfrentar os novos desafios econômicos e sociais, devemos refletir com ética e para o bem da humanidade”.
Integração PPP
Nessa linha também se pronunciou o anfitrião e reitor da Federal do ABC, Klaus Capelle, ao dizer que o mundo do século 21 transformou os problemas locais em globais, daí a importância da aprendizagem ativa da Engenharia e de profissionais competitivos e internacionais. Ele conclamou a academia a fugir das ideias planas de uma única área e a praticar a interdisciplinaridade. “Se sou colaborativo com minha própria área, ganho em escala. Mas se colaboro com outras disciplinas, dou um salto de qualidade”, citou.
Representando a cidade-sede do COBENGE 2015, São Bernardo do Campo, o secretário de Serviços Urbanos, Tarcisio Secoli, destacou a integração academia-poder público-empresas como item de primeira necessidade nos tempos atuais. “Não há mais lugar para a compartimentação, para a falta de inter-relação entre nós. Apartar as políticas públicas do conhecimento acadêmico e dos meios de produção resulta em prejuízos à sociedade”, afirmou.
Entre outras experiências de aproximação, o secretário municipal citou as parcerias público-privadas em torno da SBCSol, incubadora de projetos cooperativos apoiada pela Universidade Metodista, o APL (Arranjo Produtivo Local) de Ferramentaria Automotiva junto com a UFABC e Instituto Mauá de Tecnologia, o mapa industrial do Grande ABC em realização pela Universidade de São Caetano e o CISB (Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro) visando à chegada do caça Gripen e que é integrado por escolas de engenharia da região.
Palestras, fóruns e Feira Tecnológica
O Cobenge é considerado o mais importante fórum de discussão sobre formação e exercício profissional em Engenharia no Brasil, realizado anualmente desde 1973 pela Associação Brasileira de Educação em Engenharia (ABENGE). Cinco tradicionais escolas de Engenharia organizam a edição 2015, que vai de 8 a 11 de setembro: Metodista, FEI, Mauá, Fundação Santo André e UFABC. A coordenação na UFABC foi do professor Gilberto Martins, que mobilizou cerca de 600 participantes.
O tema central “Aprendizagem Ativa: Engenheiros colaborativos para um mundo competitivo” busca atender à demanda por um engenheiro mais bem preparado para lidar com as necessidades do mundo atual. A Aprendizagem Ativa, o Ensino Baseado em Problemas e o Ensino Baseado em Projetos extrapolam a atividade intelectual, vinculando-se às estratégias práticas desenvolvidas pelo mercado. Três palestrantes internacionais falam de Aprendizagem Ativa: Gregory James Light, da Northewestern University de Chicago (EUA); Maria Weurlander, do Royal Institute of Technology da Suécia; e Rui Lima, da Universidade do Minho (Portugal).
O COBENGE também reúne sessões plenárias na forma de Fórum de Dirigentes e Fórum de Alunos sobre “Ensino EAD e Ensino de Engenharia e as Necessidades do Mercado”. Além de Feira Tecnológica e dezenas de trabalhos e pôsteres, estão agendados 8 minicursos gratuitos aos participantes, com temas como “Educação Ambiental a Partir de Oficina de Reciclagem”, “Seis Sigma, o Método Mais Eficaz para Solução de Problemas” e “Introdução a Geodésia e aos Sistemas de Posicionamento/Navegação por Satélites”.
Completam a programação 4 visitas técnicas monitoradas às montadoras Volkswagen, Ford e Mercedes-Benz, além da Weidmuller Conexel.
Foto: prof. Martins e reitor Capelle (UFABC), Nival de Almeida (Abenge) e secretário municipal de São Bernardo, Tarcisio Secoli
Começa neste 8 de setembro o mais importante fórum sobre formação e profissão de Engenheiro
Começa neste 8 de setembro o mais importante fórum sobre formação e profissão de EngenheiroEvento vai de 8 a 11 de setembro na Universidade Federal do ABC
Com o tema central “Aprendizagem Ativa: Engenheiros Colaborativos para um Mundo Competitivo”, a 43ª edição do Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia acontece este ano no ABC paulista, na Universidade Federal do ABC, de 8 a 11 de setembro próximo.
Estão confirmados três conferencistas internacionais e quatro visitas técnicas a empresas líderes, além de minicursos, Feira Tecnológica e apresentações de dezenas de trabalhos em sessões técnicas e pôsteres. Veja a programação
Estudo baseado em problemas
No dia da abertura, 8 de setembro, a programação prevê 4 Fóruns de Dirigentes e 4 Fóruns de Estudantes reunidos em debate sobre os currículos dos cursos de Engenharia presenciais e a distância (EAD). Já no dia 10 as sessões plenárias da manhã colocarão no centro das discussões o “Ensino de Engenharia e as Necessidades do Mercado”. Na sexta-feira, 11 de setembro, estão previstos 8 minicursos gratuitos aos participantes, com temas como “Educação Ambiental a Partir de Oficina de Reciclagem”, “Seis Sigma, o Método Mais Eficaz para Solução de Problemas” e “Introdução a Geodésia e aos Sistemas de Posicionamento/Navegação por Satélites”.
Entre os palestrantes internacionais estão Gregory James Light, da Northewestern University de Chicago (EUA); Maria Weurlander, do Royal Institute of Technology da Suécia; e Rui Lima, da Universidade do Minho (Portugal). Eles conduzirão duas sessões plenárias dia 9 pela manhã sobre Aprendizagem Ativa e Processos Interdisciplinares (PBL-Aprendizado Baseado em Projeto), repetindo os encontros dia 11 na forma de workshops.
Na lista dos encontros monitorados/visitas técnicas, no dia 11, estão Volkswagen, Ford e Mercedes-Benz, além da Weidmuller Conexel.
O tema central “Aprendizagem Ativa: Engenheiros colaborativos para um mundo competitivo” busca atender à demanda por um engenheiro mais bem preparado para lidar com as necessidades do mundo atual. A Aprendizagem Ativa, o Ensino Baseado em Problemas e o Ensino Baseado em Projetos extrapolam a atividade intelectual, estando vinculados às estratégias práticas desenvolvidas pelo mercado.
O Cobenge é considerado o mais importante fórum de discussão sobre formação e exercício profissional em Engenharia no Brasil, realizado anualmente desde 1973 pela Associação Brasileira de Educação em Engenharia (Abenge). Cinco tradicionais escolas de Engenharia da região organizam a edição 2015: Metodista, FEI, Mauá, Fundação Santo André e UFABC.
Ainda é possível inscrever-se. Evento vai de 8 a 11 de setembro na Universidade Federal do ABC
Com o tema central “Aprendizagem Ativa: Engenheiros Colaborativos para um Mundo Competitivo”, a 43ª edição do Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia acontece este ano no ABC paulista, na Universidade Federal do ABC, de 8 a 11 de setembro próximo.
Além de quatro conferencistas internacionais e 10 visitas técnicas a empresas da Grande São Paulo, estão previstos minicursos, Feira Tecnológica e apresentações de dezenas de trabalhos em sessões técnicas e pôsteres.
Estudo baseado em problemas
No dia da abertura, 8 de setembro, a programação prevê 4 Fóruns de Dirigentes e 4 Fóruns de Estudantes reunidos em debate sobre os currículos dos cursos de Engenharia presenciais e a distância (EAD). Já no dia 10 as sessões plenárias da manhã colocarão no centro das discussões o “Ensino de Engenharia e as Necessidades do Mercado”. Na sexta-feira, 11 de setembro, estão previstos 8 minicursos gratuitos aos participantes, com temas como “Educação Ambiental a Partir de Oficina de Reciclagem”, “Seis Sigma, o Método Mais Eficaz para Solução de Problemas” e “Introdução a Geodésia e aos Sistemas de Posicionamento/Navegação por Satélites”.
Entre os palestrantes internacionais confirmados estão Gregory James Light, da Northewestern University de Chicago (EUA); Maria Weurlander, do Royal Institute of Technology da Suécia; Rui Lima, da Universidade do Minho (Portugal); e Erik de Graaff, da Aalborg University (Dinamarca). Eles conduzirão duas sessões plenárias dia 9 pela manhã sobre Aprendizagem Ativa e Processos Interdisciplinares (PBL-Aprendizado Baseado em Projeto), repetindo os encontros dia 11 na forma de workshops.
Na lista dos encontros monitorados/visitas técnicas, no dia 11, estão grandes montadoras de veículos – como Volkswagen, General Motors, Ford e Mercedes-Benz – além de empresas líderes em seus segmentos, entre as quais GKC Metalúrgica, Artfix, Buzas, ZF Automotive, Balanças Toledo e Weidmuller Conexel.
O tema central “Aprendizagem Ativa: Engenheiros colaborativos para um mundo competitivo” busca atender à demanda por um engenheiro mais bem preparado para lidar com as necessidades do mundo atual. A Aprendizagem Ativa, o Ensino Baseado em Problemas e o Ensino Baseado em Projetos extrapolam a atividade intelectual, estando vinculados às estratégias práticas desenvolvidas pelo mercado.
O Cobenge é considerado o mais importante fórum de discussão sobre formação e exercício profissional em Engenharia no Brasil, realizado anualmente desde 1973 pela Associação Brasileira de Educação em Engenharia (Abenge). Cinco tradicionais escolas de Engenharia da região organizam a edição 2015: Metodista, FEI, Mauá, Fundação Santo André e UFABC.
Cálculos com ajuda de satélites e engenharia sobre plataforma
livre são temas de minicursos do COBENGE-2105
Imagine ter ajuda das estrelas para desenvolver uma obra de engenharia...ou quase isso! São vários hoje os processos que auxiliam nos cálculos e desenhos, mas um em especial estará em destaque no COBENGE 2015, o Global Navigation Satellite System (GNSS), que utiliza sinais emitidos por constelações de satélites artificiais e que é composto por quatro sistemas individuais de geolocalização: o já popular GPS (Global Positioning System, EUA), o GLONASS (Globalnaya Navigatsionnaya Sputnikovaya System, da Rússia), o GALILEO da Comunidade Europeia e o BEIDU, da China.
Introdução à Geodésia e aos Sistemas de Posicionamento/Navegação por Satélites destinados a Locação de Obras é tema de minicurso que professor Pedro José da Silva, do Instituto Mauá de Tecnologia, comandará no próximo Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, de 8 a 11 de setembro próximo.
Outro destaque é para o tutorial de código livre e gratuito Python (ao lado), cujos recursos, maturidade, comunidade de desenvolvedores e usuários o tornam uma plataforma ideal para tarefas em matemática, ciência e engenharia. ?Em particular, a aplicação IPython (http://ipython.org/) é excelente ferramenta para ensino de conceitos em engenharia de forma interativa?, sublinha professor Marcos Duarte, da Universidade Federal do ABC (UFABC), que estará à frente da oficina Python para Engenharia.
O curso pretende introduzir Python e seu ecossistema para aplicações típicas de análise de dados de forma prática com computador, ?uma excelente plataforma para cumprir o mote do COBENGE deste ano, Aprendizagem Ativa: Engenheiros Colaborativos para um Mundo Competitivo?, completa professor Marcos Duarte.
Locação x levantamento
No minicurso sobre locação (localização) de obras por meio de navegação por satélite, professor Pedro José da Silva (foto) antecipa que a ênfase é para os serviços topográficos. O objetivo é destacar a viabilidade de locação de pontos não só pelas coordenadas totais (x; y) oriundas de levantamentos topográficos, utilizando-se teodolito, mas também pelas coordenadas geográficas (latitude; longitude) obtidas de levantamentos geodésicos utilizando-se receptores identificados como sistema GPS.
?A locação é a operação inversa do levantamento. No levantamento, também chamado de medição, o profissional vai ao terreno obter medidas de ângulos e distâncias para, no escritório, calcular e desenhar. Na locação, também chamada de marcação, os dados foram elaborados no escritório através de um projeto. O projeto da obra, no entanto, deverá ser implantado no terreno?, detalha.
O Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia é o mais importante fórum de discussão sobre formação e exercício profissional em Engenharia no Brasil, realizado anualmente desde 1973 pela Associação Brasileira de Educação em Engenharia (ABENGE). A edição 2015 ocorre na Universidade Federal do ABC. Os minicursos têm vagas limitadas e são gratuitos aos participantes do Cobenge, cujas inscrições até 31 de julho têm desconto de 20%.
Cinco palestrantes internacionais estão confirmados: Gregory James Light, da Northewestern University de Chicago (EUA); Maria Weurlander, do Royal Institute of Technology da Suécia; Rui Lima e Diana Mesquita, da Universidade do Minho (Portugal); e Erik de Graaff, da Aalborg University (Dinamarca).
XLIII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia
Quando: 8 a 11 de setembro de 2015
Onde: Universidade Federal do ABC, campus São Bernardo do Campo (SP), Rua Arcturus, 03, Jardim Antares
Tema: Aprendizagem Ativa: Engenheiros Colaborativos para um Mundo Competitivo
Inscrições e informações: index.php?ss=4/ (desconto de 20% até 31 de Julho de 2015)
Organização: Universidade Metodista de São Paulo, Centro Universitário da FEI (Fundação Educacional Inaciana), Centro Universitário Fundação Santo André, Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia, Universidade Federal do ABC
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Promoção: Associação Brasileira de Educação em Engenharia (ABENGE).
Cinco palestrantes internacionais confirmados no Congresso de Educação em Engenharia, em setembro
Inscrições até 31 de julho têm 20% de desconto.
Adesões para visitas técnicas também estão abertas
Gregory James Light, da Northewestern University de Chicago (EUA); Maria Weurlander, do Royal Institute of Technology da Suécia; Rui Lima e Diana Mesquita, da Universidade do Minho (Portugal); e Erik de Graaff, da Aalborg University (Dinamarca) são os palestrantes internacionais confirmados para o COBENGE-2015 (Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia).
O evento ocorre de 8 a 11 de setembro próximo na Universidade Federal do ABC e terá palestras e trabalhos mobilizados em torno do tema "Aprendizagem Ativa: Engenheiros Colaborativos para um Mundo Competitivo"
Os palestrantes internacionais conduzirão duas sessões plenárias dia 9 pela manhã sobre Aprendizagem Ativa e Processos Interdisciplinares (PBL-Aprendizado Baseado em Projeto), repetindo os encontros dia 11 na forma de workshops. A programação completa pode ser conferida clicando aqui
Ensino x mercado
No dia da abertura, 8 de setembro, a programação do Cobenge-2015 prevê 4 Fóruns de Dirigentes e 4 Fóruns de Estudantes reunidos em debate sobre os currículos dos cursos de Engenharia presenciais e a distância (EAD). Já no dia 10 as sessões plenárias da manhã colocarão no centro das discussões o ?Ensino de Engenharia e as Necessidades do Mercado?. No dia 11 ocorrerão visitas técnicas em empresas top em seus segmentos: Volkswagen, Mercedes-Benz, General Motors, Ford, Artfix, Buzas, GKC, Balanças Toledo, Weidmuller Conexel e ZF Automotive. Inscrições para visitas vão até 16 de agosto.
Também na sexta-feira, 11 de setembro, estão previstos 8 minicursos gratuitos, com temas como ?Educação Ambiental a Partir de Oficina de Reciclagem?, ?Seis Sigma, o Método Mais Eficaz para Solução de Problemas? e ?Introdução a Geodésia e aos Sistemas de Posicionamento/Navegação por Satélites?.
Sobre o Cobenge - O Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia é o mais importante fórum de discussão sobre formação e exercício profissional em Engenharia no Brasil, realizado anualmente desde 1973 pela Associação Brasileira de Educação em Engenharia (ABENGE).
A 43ª edição será organizada no campus São Bernardo da Universidade Federal do ABC (UFABC) em parceria com o Centro Universitário Fundação Santo André (CUFSA), Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI), Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia (CEUN-IMT) e Universidade Metodista de São Paulo (UMESP).
XLIII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia
Quando: 8 a 11 de setembro de 2015
Onde: Universidade Federal do ABC, campus São Bernardo do Campo, Rua Arcturus, 03, Jardim Antares
Tema: "Aprendizagem Ativa: Engenheiros colaborativos para um mundo competitivo"
Inscrições e informações: index.php?ss=4/ (desconto de 20% até 31 de Julho de 2015)
Organização: Universidade Metodista de São Paulo, Centro Universitário da FEI (Fundação Educacional Inaciana), Centro Universitário Fundação Santo André, Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia, Universidade Federal do ABC
Promoção: Associação Brasileira de Educação em Engenharia (ABENGE).
ABC sedia o mais importante fórum sobre formação e profissão de Engenheiro
Evento vai de 8 a 11 de setembro. Inscrição até 30 de junho tem desconto de 40%
Com expectativa de reunir cerca de mil participantes e tendo como tema central "Aprendizagem Ativa: Engenheiros Colaborativos para um Mundo Competitivo", a 43ª edição do Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia acontece este ano no ABC paulista, na Universidade Federal do ABC, de 8 a 11 de setembro próximo.
Trata-se do mais importante fórum de discussão sobre formação e exercício profissional em Engenharia no Brasil, realizado anualmente desde 1973 pela Associação Brasileira de Educação em Engenharia (Abenge). Entre os palestrantes internacionais já confirmados estão Gregory James Light, da Northewestern University de Chicago (EUA); Maria Weurlander, do Royal Institute of Technology da Suécia; Rui Lima e Diana Mesquita, da Universidade do Minho (Portugal); e Erik de Graaff, da Aalborg University (Dinamarca).
Cinco tradicionais escolas de Engenharia da região organizam o COBENGE 2015: Metodista, FEI, Mauá, Fundação Santo André e UFABC. Inscrições até 30 de junho têm descontos de 40% (estudante não profissional R$ 120, associado Abenge R$ 306 e não associado, R$ 408). Até 31 de julho o desconto é de 20%. Visitas técnicas pagam R$ 60 (inscrições pelo index.php?ss=4/)
Além de conferencistas internacionais, estão previstos minicursos, Feira Tecnológica e apresentações de dezenas de trabalhos em sessões técnicas e pôsteres. Na edição de 2014, realizada na Universidade Federal de Juiz de Fora (MG), o prêmio geral foi para um módulo que simula a iluminação natural em modelos de construções arquitetônicas, desenvolvido com a metodologia PBL (aprendizado baseado em projeto). Entre os pôsteres venceu o ?Robô pendular para educação em engenharia?. Na Feira Tecnológica, destaques para ?Produção de Tijolos Ecológicos com Solo Amazônico de Manaus e Presidente Figueiredo? e o aplicativo ?Ruapp?, que permite aos usuários avaliar restaurantes universitários.
O evento reúne diretores de escolas de engenharia, coordenadores de cursos, representantes de conselhos, de entidades, de empresas e de organizações relacionadas à engenharia, além de professores, estudantes, pesquisadores, profissionais e demais interessados.
Estudo baseado em problemas
O tema central "Aprendizagem Ativa: Engenheiros colaborativos para um mundo competitivo" busca atender à demanda por um engenheiro mais bem preparado para lidar com as necessidades do mundo atual. A educação em engenharia passa por revolução silenciosa. A Aprendizagem Ativa extrapola a atividade intelectual, estando vinculada às estratégias adequadas para o desenvolvimento das competências de um engenheiro colaborativo e atuante em um ambiente produtivo moderno.
Essas estratégias conquistam cada vez mais adeptos dentre os educadores nas escolas de engenharia, que as utilizam como diretrizes em sala de aula. Desde algumas edições mais recentes, observa-se que o Ensino Baseado em Problemas, Ensino Baseado em Projetos, Aprendizagem Ativa e outros termos associados a essas estratégias têm se tornado cada vez mais frequentes nos encontros dos professores no COBENGE.
XLIII Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia
Quando: 8 a 11 de setembro de 2015
Onde: campus São Bernardo do Campo da Universidade Federal do ABC, Rua Arcturus, 03, Jardim Antares
Tema: "Aprendizagem Ativa: Engenheiros colaborativos para um mundo competitivo"
Organização: Universidade Metodista de São Paulo, Centro Universitário da FEI (Fundação Educacional Inaciana), Centro Universitário Fundação Santo André, Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia, Universidade Federal do ABC
Promoção: Associação Brasileira de Educação em Engenharia (ABENGE).
Inscrições e informações: index.php?ss=4/
Informações à Imprensa
Renata Cezarini Canesso
Fundação Universidade Federal do ABC
Centro de Engenharia, Modelagem e Ciências Sociais Aplicadas - CECS
Tel. (11) 3356-7316
O Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE) é o mais importante fórum de discussão sobre a formação e o exercício profissional em Engenharia no Brasil. Trata-se de um evento de periodicidade anual que vem sendo realizado pela Associação Brasileira de Educação em Engenharia(ABENGE), ininterruptamente, desde sua fundação em 1973.
O COBENGE reúne órgãos oficiais e instituições de ensino ligadas ao setor, além de empresas e profissionais interessados na melhoria e no desenvolvimento da Engenharia Nacional.
A quadragésima terceira edição será realizada de 08 a 11 de setembro de 2015, no Campus São Bernardo do Campo da Universidade Federal do ABC (UFABC) com organização em parceria com o Centro Universitário Fundação Santo André (CUFSA), Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI), Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia (CEUN-IMT) e Universidade Metodista de São Paulo (UMESP).
A região do Grande ABC, sede do evento, historicamente caracterizada como berço da indústria automobilística no País, apresenta uma grande variedade de cadeias produtivas, com crescente participação das atividades do setor de serviços e de uma vasta rede de comércio varejista. A presença de complexos industriais e o elevado grau de urbanização são conciliados com espaços e reservas naturais, destinados à preservação ambiental, além de um dos principais reservatórios hídricos do Estado de São Paulo.
Taxa de Inscrição:
Os participantes do COBENGE são divididos em três categorias com vistas ao pagamento da taxa de inscrições.
· Associado à ABENGE: todos aqueles que apresentarem comprovante de quitação com a anuidade da ABENGE 2015 até a data limite de 16/08/2015;
· Estudante: todos aqueles que apresentarem comprovante de matrícula em curso de graduação até 16/08/2015;
· Não Associado: todos os demais participantes.
Tabela de Valores da Inscrição
- Cada inscrição dá ao autor o direito de apresentar até dois trabalhos;
- A taxa de inscrição dá direito à participação nas sessões previstas na programação do evento, de acordo com as regras estabelecidas para cada uma delas;
- Para participação em workshop e visita técnica é necessário pagamento das atividades, pois não estão inclusas na taxa de inscrição do evento. mais informações no momento da inscrição;
- A inscrição como estudante não confere direito à participação no ?Jantar de Confraternização?. Para participar do jantar o estudante deve adquirir o convite extra em boleto gerado separadamente no momento da inscrição;
- Serão abertas inscrições para visitas técnicas, inclusive para acompanhantes.
- Prazo máximo para inscrição em minicurso/workshop/visita técnica: 16/08/2015
O Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE) é o mais importante fórum de discussão sobre a formação e o exercício profissional em Engenharia no Brasil. Trata-se de um evento de periodicidade anual que vem sendo realizado pela Associação Brasileira de Educação em Engenharia(ABENGE), ininterruptamente, desde sua fundação em 1973.
O COBENGE reúne órgãos oficiais e instituições de ensino ligadas ao setor, além de empresas e profissionais interessados na melhoria e no desenvolvimento da Engenharia Nacional.
A quadragésima terceira edição será realizada de 08 a 11 de setembro de 2015, no Campus São Bernardo do Campo da Universidade Federal do ABC (UFABC) com organização em parceria com o Centro Universitário Fundação Santo André (CUFSA), Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana (FEI), Centro Universitário do Instituto Mauá de Tecnologia (CEUN-IMT) e Universidade Metodista de São Paulo (UMESP).
A região do Grande ABC, sede do evento, historicamente caracterizada como berço da indústria automobilística no País, apresenta uma grande variedade de cadeias produtivas, com crescente participação das atividades do setor de serviços e de uma vasta rede de comércio varejista. A presença de complexos industriais e o elevado grau de urbanização são conciliados com espaços e reservas naturais, destinados à preservação ambiental, além de um dos principais reservatórios hídricos do Estado de São Paulo.
Taxa de Inscrição:
Os participantes do COBENGE são divididos em três categorias com vistas ao pagamento da taxa de inscrições.
· Associado à ABENGE: todos aqueles que apresentarem comprovante de quitação com a anuidade da ABENGE 2015 até a data limite de 16/08/2015;
· Estudante: todos aqueles que apresentarem comprovante de matrícula em curso de graduação até 16/08/2015;
· Não Associado: todos os demais participantes.
Tabela de Valores da Inscrição
- Cada inscrição dá ao autor o direito de apresentar até dois trabalhos;
- A taxa de inscrição dá direito à participação nas sessões previstas na programação do evento, de acordo com as regras estabelecidas para cada uma delas;
- Para participação em workshop e visita técnica é necessário pagamento das atividades, pois não estão inclusas na taxa de inscrição do evento. mais informações no momento da inscrição;
- A inscrição como estudante não confere direito à participação no ?Jantar de Confraternização?. Para participar do jantar o estudante deve adquirir o convite extra em boleto gerado separadamente no momento da inscrição;
- Serão abertas inscrições para visitas técnicas, inclusive para acompanhantes.
- Prazo máximo para inscrição em minicurso/workshop/visita técnica: 16/08/2015