MENSAGEM AOS CONGRESSITAS

Prezadas e Prezados congressistas, é com muita satisfação que nos dirigimos a vocês que participam do XLIV Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia – COBENGE 2016. Inicialmente, gostaria de agradecer as diversas instituições e colegas que têm tornado possível a realização de eventos organizados pela Associação Brasileira de Educação em Engenharia - ABENGE. Devido ao momento político e econômico por que passa a sociedade brasileira, não tem sido fácil viabilizar a realização de um evento tão importante para todos que têm a causa da educação em engenharia como norteadora de suas atividades docentes, numa busca constante para a formação de nossas engenheiras e engenheiros. Ao longo de quarenta e quatro anos de eventos da ABENGE, é justo reverenciar aqueles que conseguiram iniciar essa jornada e que, por meio de discussões e debates de ideias, conseguiram resultados significativos nas políticas educacionais brasileiras. Dentre essas políticas, cabe destacar a relevância da Resolução CFE No 48/76, aprovada pelo antigo Conselho Federal de Educação, cujo parecer ainda serve de inspiração para diversos educadores e que foi um marco curricular regulatório do ensino de engenharia.

Ainda nesse percurso, face às questões científicas e tecnológicas, bem como os desafios econômicos e sociais, outro ponto que se deve destacar foi a criação do projeto REENGE (Reengenharia do Ensino de Engenharia), que estimulou riquíssimo debate em nossos congressos, gerando dissertações, teses e pesquisas na área, nesses últimos vinte anos.

Essa sinergia levou a nossa associação, a partir de provocação da Secretaria de Ensino Superior- SESu, a constituir um grupo de trabalho de docentes que elaboraram uma proposta que subsidiou o Conselho Nacional de Educação a aprovação de uma nova resolução que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia, a CNE/CES No 11 publicada em março de 2002. Nesse contexto transformador, foi possível induzir, por exemplo, o sistema formado pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia – CONFEA e os Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia – CREA’s a repensar a questão das atribuições profissionais; o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira-INEP a abordar a avaliação a partir de nossas perspectivas; e a Confederação Nacional da Indústria-CNI a estabelecer um diálogo efetivo com a ABENGE, ou seja, junto ao setor acadêmico que trata da formação profissional e da pesquisa na área, organizando assim o projeto “Inova Engenharia”.

É por isso que no COBENGE 2016 revisitamos e discutimos as ideias e os conceitos originais do REENGE e homenageamos a todos os seus partícipes: a equipe idealizadora do projeto, as Escolas de Engenharia e Centros de Tecnologia das Instituições de Educação Superiores, aos participantes daquele início de jornada, e que continuam a percorrê-la, bem como aos novos e incansáveis docentes que se uniram a essa causa acompanhando-nos nessa trajetória. Neste sentido, discutiremos as questões de novas metodologias como o CDIO (Conceive-Design-Implement-Operate), de laboratórios remotos, a qualidade e avaliação de cursos, e modelos de cursos.

Por fim, desejamos agradecer a todas e a todos que não pouparam esforços para a realização deste evento: a Comissão Organizadora do COBENGE 2016 do Centro de Tecnologia da Universidade do Rio Grande do Norte e a Diretoria da ABENGE. Esperamos que os trabalhos apresentados e registrados nestes anais, bem como as discussões realizadas, possam contribuir mais e mais na formação de profissionais de engenharia, e sirvam de inspiração para nossos dirigentes e nossos docentes- pesquisadores-engenheiros, que exercem essa profissão tão nobre que é o magistério.

Nival Nunes de Almeida

Presidente da ABENGE

MENSAGEM AOS CONGRESSITAS

Com grande satisfação, em nome da Comissão Organizadora do COBENGE 2016, quero expressar a alegria em receber todos os participantes deste que é o mais importante evento sobre educação e exercício profissional em engenharia do Brasil.

Organizar um Congresso com o porte e tradição do COBENGE não é uma tarefa fácil. Organizar o COBENGE em 2016 foi um desafio ainda maior!

Para isso contamos com um grupo abnegado que, durante mais de um ano, dedicou tempo e carinho para criar as condições necessárias à realização do nosso encontro e dos ricos debates que certamente ocorrerão. Registro, portanto, o agradecimento especial do Centro de Tecnologia/UFRN a todos que contribuíram para a concretização desse momento.

Setembro de 2016, não haveria momento mais oportuno para discutir os CAMINHOS DA ENGENHARIA! Aprendendo com a experiência do REENGE, teremos quatro dias para discutir conjunturas, experiências, oportunidades e os novos rumos que a engenharia deve trilhar como área do conhecimento fundamental para sociedade contemporânea.

Além da programação científica, aproveitem para desfrutar das belezas naturais da nossa cidade e da hospitalidade da nossa gente. Reforçar laços de amizade também é condição imprescindível para o avanço da educação em engenharia.

Bem vindos ao Rio Grande do Norte,

Bem vindos a Natal,

Bem vindos ao COBENGE 2016!

Luiz Alessandro Pinheiro de Câmara de Queiroz

Coordenador Geral do COBENGE 2016