X FORUM DE GESTORES DAS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA



X FORUM DE GESTORES DAS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO EM ENGENHARIA
IMPLANTAÇÃO DAS NOVAS DIRETRIZES CURRICULARES PARA A ENGENHARIA


BRASÍLIA, 25 E 26 DE JUNHO DE 2019
LOCAL: CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO - CNE
ORGANIZAÇÃO: ABENGE – CNE – CNI - CONFEA


INSCRIÇÕES GRATUITAS

VAGAS LIMITADAS












PROGRAMAÇÃO DO FORUM 2019
BRASÍLIA, 25 E 26 DE JUNHO DE 2019

HORA Dia 25 – terça feira
09:00 Abertura
Presidente da ABENGE: Vanderli Fava de Oliveira
Presidente do Conselho Nacional de Educação: Luiz Roberto Liza Curi
Presidente da Câmara de Educação Superior do CNE: Antônio de Araújo Freitas Junior
Presidente do Conselho Nacional de Engenharia e Agronomia: Joel Krüger
Diretora de Inovação da Confederação Nacional da Indústria: Gianna Sagazio
10:00 às 11:20 MESA REDONDA
Ações governamentais para implantação das novas DCNs:
Fomento, Projetos Especiais, Alterações na Avaliação e na Legislação

SESU/MEC – CAPES – CNPq - INEP
11:20 às12:00  Interação dos expositores com o plenário
12:00 às 14:00 Almoço
14:30 às 15:30 PLENÁRIA
Apresentação das novas DCNs e dos aspectos a serem alterados nos projetos atuais

ABENGE - MEI/CNI
15:30 às 18:00 Discussão geral em plenária sobre as alterações a serem efetuadas nos PPCs dos Cursos para se adequarem nas novas DCNS, preponderando a apresentação de propostas de implantação das novas DCNs
HORA Dia 26 – quarta feira
09:00 às 12:00 Continuidade das discussões em plenária por tópicos agrupados em 5 principais:

1. Concepção:
Conteúdos -> Competências

2. Perfil de egresso:
Perfil técnico -> Perfil de cidadão engenheiro

3. Atenção à trajetória do engenheiro:
Despertar Vocação / Acolhimento de ingressantes (psicopedagógico, social e de conhecimento) -> Acompanhamento de Egressos / Educação Continuada

12:00 às 14:00 Almoço
14:00 às 16:00 Continuidades das discussões

4. Interação com as Organizações (Empresariais / Institucionais – públicas / privadas)
Curso interagindo com as Organizações para a formação profissional e As Organizações participando da melhoria dos cursos

5. DOCENTES:
Perfil, programa de capacitação e incentivo ao trabalho na Graduação

6. Outros Aspectos não contemplados nos tópicos anteriores

16:00 às 17:00 Encaminhamentos de continuidade futura das discussões Criação de Comissão Nacional para elaborar proposta de Implantação a ser discutida no Cobenge 2019
TAXAS DE INSCRIÇÃO
CATEGORIAS Valor em real
1. Professore(a)s e demais profissionais não associados da ABENGE ou que não pagaram a anuidade 2018 300,00
2. Associado(a) Individual da ABENGE com a anuidade 2018 paga 225,00
3. Um representante de cada Instituição com a anuidade de Associado Institucional de 2018 paga 0,00
4. Estudante de Pós-Graduação não Associado(a) com declaração assinada pelo Coordenador do seu curso ou Secretaria da IES 200,00
5. Estudante de Pós-Graduação Associado(a) da ABENGE com declaração assinada pelo Coordenador do seu Curso ou Secretaria da IES e com a anuidade de 2018 paga 150,00
6. Estudante de Graduação com comprovante de matrícula ou declaração assinada pelo Coordenador do seu curso ou Secretaria da IES 100,00


Inscrição de participantes de outros países: 80,00 dólares - pagamento no credenciamento - 20 ou 21 de junho
Inscripción de participantes de otros países: 80,00 dólares - pago en la acreditación - 20 o 21 de junio
Registration of participants from other countries: $ 80.00 - payment at the accreditation - 20 or 21 June

Como inscrever-se:
As inscrições serão realizadas na área restrita, acessada com login e senha, na página principal da ABENGE: http://www.abenge.org.br/


Cómo inscribirse:
Las inscripciones serán realizadas en el área restringida, accedida con login y contraseña, en la página principal de ABENGE: http://www.abenge.org.br/


How to apply:
Registration will be held in the restricted area, accessed with login and password on the main page of ABENGE: http://www.abenge.org.br/

Hotéis parceiros para hospedagem no período de realização do Forum de Gestores/ ABENGE (20/06 a 22/06/2018). As tarifas abaixo resultaram de negociação para o evento.
Para usufruir dos descontos, por favor, faça a reserva diretamente com o hotel sempre mencionando que trata-se de reserva para participar do Fórum de Gestores.
Partner Hotels for hosting in the period of the Management Forum / ABENGE (06/20 to 06/22/2018). The rates below resulted from trading for the event.
To enjoy the discounts, please make the reservation directly with the hotel always mentioning that it is a reservation to participate in the Forum of Managers.
Hoteles asociados para hospedaje en el período de realización del Foro de Gestores / ABENGE (20/06 a 22/06/2018). Las tarifas abajo resultaron de negociación para el evento.
Para disfrutar de los descuentos, por favor, haga la reserva directamente con el hotel siempre mencionando que se trata de reserva para participar del Foro de Gestores.

HOTEL ACOMODAÇÕES / ROOM / HABITACIÓN
Single Double Triple
Acapulco Copacabana Hotel 270,00 300,00 365,00
Já estão incluídos café da manhã, taxas e internet.
Contatos: +55 21 3077-2000 - reservas@acapulcohotel.com.br - Eliane

Breakfast, taxes and internet are already included.
Contacts: +55 21 3077-2000 - reservas@acapulcohotel.com.br - Eliane

Ya están incluidos desayuno, tasas e internet.
Contactos: +55 21 3077-2000 - reservas@acapulcohotel.com.br - Eliane

HOTEL ACOMODAÇÕES / ROOM / HABITACIÓN
Standard Single/Double Superior Single/Double
Windsor Excelsior 384,00* 427,00*
Windsor Leme 383,00* 459,00*
Windsor Plaza 284,00* 304,00*
Windsor Florida 278,00* 309,00*
Windsor Guanabara 245,00* 272,00*
* Serão cobradas taxas adicionais: 10% de taxa de serviços + 5% de ISS.
* Additional fees will be charged: 10% service charge + 5% ISS.
* Se cobrará tasas adicionales: 10% de tasa de servicios + 5% de ISS.

Já estão inclusos café da manhã e internet.
Contato: +55 21 2195-7800 - centraldereservas@windsorhoteis.com.br

Breakfast and internet are already included.
Contact: +55 21 2195-7800 - centraldereservas@windsorhoteis.com.br

Ya están incluidos desayuno e internet.
Contacto: +55 21 2195-7800 - centraldereservas@windsorhoteis.com.br
ALMOÇO

Na Urca existem diversas opção para almoçar. Estamos indicando o restaurante Terra Brasilis, onde os convidados farão suas refeições.

Localiza-se no Círculo Militar, Praia Vermelha, ao lado do IME em frente ao pão de Açúcar.

Veja foto a seguir:


Restaurante Terra Brasilis, prédio adjacente à praia,
do lado esquerdo do IME, local do evento

JANTAR DE CONFRATERNIZAÇÃO DO EVENTO

DATA: 21 de junho de 2018 (quinta feira) – 19:30 horas
Local: Restaurante Scotton
(POR ADESÃO) – Vagas limitadas


SCOTTON Buffet e Restaurante Ltda.
Praia de Botafogo, 228 / 2º andar / Rio de Janeiro – RJ – CENTRO EMPRESARIAL RIO

CATEGORIAS Valor
1. Professore(a)s e demais profissionais não associados da ABENGE ou que não pagaram a anuidade 2018 140,00 reais
2. Associado(a) Individual da ABENGE com a anuidade 2018 paga 130,00 reais
Estrangeiros 35 dólares
Forma de pagamento: na secretaria do evento - (cartão de débito)
Reservas pelo e-mail: secretaria@abenge.org.br
(Vagas limitadas)

CARDÁPIO

Mini Cocktail de Entrada (20h00min as 21h00min)

Jantar Disponível em Formato Buffet Self Service (21h00min as 24h00min)

Saladas

Pratos Quentes

Guarnições

Sobremesas

Bebidas Diversas no Serviço Volante

Refrigerantes comuns e diet
Água mineral natural e gasosa
Vinho tinto Chileno
Cerveja Antarctica
Café ao final do evento


Uma pequena amostra do local




LOCALIZAÇÃO


SCOTTON Buffet e Restaurante Ltda.
Praia de Botafogo, 228 / 2º andar / Rio de Janeiro – RJ – CENTRO EMPRESARIAL RIO

CONHEÇA UM POUCO SOBRE ALGUNS DE NOSSOS PALESTRANTES


Alberto Ocampo Valencia
Alberto Ocampo Valencia
Asociación Colombiana de Facultades de Inginiería - ACOFI

Miembro del Consejo Directivo de la Asociación Colombiana de Facultades de Ingenieria-ACOFI

Decano Facultad de Ingeniería Universidad Tecnologica de Pereira-Colombia

Ingeniero Electricista- Universidad Tecnologica de Pereira

Maestría en Sistemas de Potencia-ITESM México

Armando Pires
Armando Pires
Politécnico de Setúbal / A3ES (Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior em Portugal)

PhD in Electrical Engineering (Technical University of Lisbon). Post-graduation in Strategic Management of Higher Education Institutions (Polytechnic University of Catalonia, Barcelona). Full Professor in Electrical Engineering (Setúbal Polytechnic Institute, Portugal). Senior Researcher and Past-Coordinator of the Energy Efficiency Group at CTS/UNINOVA (Nova University of Lisbon).

Vice–President of EURASHE (European Association of Institutions in Higher Education). Member of the Management Board of A3ES (Portuguese Agency for Assessment and Accreditation of Higher Education). Member of the Steering Committee of UASnet (Universities of Applied Sciences network). Advisor for International Affairs of CCISP (Portuguese Polytechnics Coordinating Council).

Past President and Past Vice-President of Setúbal Polytechnic Institute. Past Vice-President of CCISP. Past President of ASIBEI (Ibero-American Association of Engineering Education Institutions). Past Member of the Administration Council of AULP (Portuguese Language Universities Association).

Daniel Morano
Daniel Morano
Secretaria de Políticas Universitárias (Argentina)

• Profesor Responsable de la materia Proyecto Mecatrónico de la carrera de Ingeniería Mecatrónica de la Facultad de Ingeniería y Ciencias Agropecuarias de la Universidad Nacional de San Luis.

• Presidente del Comité Académico de la Cátedra Iberoamericana de Desarrollo Tecnológico e Innovación de la Asociación Iberoamericana de Instituciones de Enseñanza de la Ingeniería (ASIBEI), Ibero-DeTI ASIBEI.

Membresías actuales:

• Miembro de la Comisión de Redacción de Nuevos Estándares de Acreditación de Carreras de Ingeniería en la República Argentina.

• Miembro del Comité de Educación del Centro Argentino de Ingenieros.

• Integrante del Comité de Unificación de Nomenclatura de Títulos Informáticos en Latinoamérica de la International Electrical and Electronic Engineering (IEEE).

• Coordinador del Comité Asesor de la Asociación Iberoamericana de Instituciones de Enseñanza de la Ingeniería (ASIBEI).

• Miembro del Comité de Educación de la Federación Mundial de Organizaciones de Ingeniería (FMOI), organismo dependiente de UNESCO.

• Reconocimientos internacionales

• Asociación Iberoamericano de Instituciones de Enseñanza de la Ingeniería Año 2013. Reconocimiento por los sustanciales aportes realizados a la formación de ingenieros en Iberoamérica.

• Latin American and Caribbean Consortium of Engineering Institutions Año 2016: Medalla al Mérito

• Académico por aportes realizados a la ingeniería mundial.

Gabriel Elmôr Filho
Gabriel Elmôr Filho
Consultor do GEN | LTC Editora para projetos educacionais na área de Exatas

É professor do Instituto Militar de Engenharia (IME), Doutor em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Mestre em Ciências e Engenharia Mecânica pelo IME.

Jaime Salazar Contreras
Jaime Salazar Contreras
Secretário Executivo da ASIBEI

Por oito anos Jaime Salazar foi o Diretor Executivo da Associação Colombiana de Faculdades de Engenharia - ACOFI - para promover o avanço curricular dos programas de engenharia e contribuir para o modelo colombiano de credenciamento.

Desde 1999, ele é o Secretário Executivo da ASIBEI - Ibero-American Association of Engineering Education Institutions, dedicado a apoiar processos e projetos voltados melhoria contínua de educação e formação para engenheiros da região ibero-americana.

Professor da Universidade Nacional da Colômbia, por 33 anos, onde alcançou o mais alto grau de professor como Professor do Departamento de Engenharia Civil e Agrícola.

Em 2002, foi nomeado Reitor da Faculdade de Engenharia da Universidade Nacional da Colômbia, onde também atuou como Vice-Reitor Acadêmico, Secretário Acadêmico, Diretor Departamental e Coordenador Acadêmico.

Job Angel Ledezma
Job Angel Ledezma
Universidad Católica Boliviana San Pablo

Graduado em Engenharia Eletromecânica na Universidad Mayor de San Simón (UMSS) em 2008 em Cochabamba - Bolívia, com mestrado em Engenharia de Automação e Sistemas (2012) e doutorado em Engenharia Mecânica (2018) na área de hidráulica e pneumática na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em Florianópolis - Brasil.
Em 2016, ele foi aluno de intercâmbio de doutorado no Istituto Italiano de Tecnologia (IIT) em Gênova - Itália, trabalhando no DynamicLegged Systems Lab.
Atualmente, atua como Chefe do Departamento de Engenharia Mecatrônica na Universidad Católica Boliviana "San Pablo" em Santa Cruz de laSierra - Bolívia. As áreas de interesse incluem o Projeto e análise de sistemas hidráulicos e pneumáticos, além da Modelagem, simulação e controle de sistemas dinâmicos com ênfase em Projeto de sistemas mecatrônicos.

José Carlos Quadrado
José Carlos Quadrado
Instituto Politécnico do Porto (P.Porto), Portugal

José Carlos Quadrado, é professor coordenador com agregação na área da engenharia eletrotécnica. Presentemente exerce o cargo de Pró-Presidente para a internacionalização do Instituto Politécnico do Porto (P.Porto), Portugal.

Líder internacional no domínio da Educação em Engenharia exerce as funções de Presidente imediatamente anterior do Consorcio de Instituições de Engenharia Latino Americanas e do Caribe (LACCEI) sediada nos EUA, organização que lidera a OEA no domínio do Ensino de Engenharia. É também atualmente o diretor do Observatório Português de Boas Práticas em Gestão Estratégica Universitária (TELESCOPI), que pertence à Rede de Observatórios da América Latina e Europa, sediado em Barcelona. É um dos oficiais da divisão Internacional da Associação Americana de Ensino de Engenharia, ASEE, sediada em Washington. Detém a posição de ex-Presidente da Federação Internacional das Associações de Ensino de Engenharia (IFEES) sediada nos EUA e foi ainda presidente da Associação Ibero-Americana de Ensino de Engenharia (ASIBEI) sediada na Colômbia. Em Portugal, foi Presidente do Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL), e Vice Presidente do Instituto Superior de Engenharia do Porto (P.Porto). Exerceu também as funções de Vice-Presidente da Sociedade Europeia do Ensino da Engenharia SEFI, sediada em Bruxelas e é presentemente membro da Assembleia Geral da European Network For Accreditation Of Engineering Education., também sediada em Bruxelas.

Julio César Cañón Rodríguez
Julio César Cañón Rodríguez
Comité Académico de la ASIBEI
American Society of Engineering Education ASEE

Estudios de Maestría en Proyectos de desarrollo, Recursos Hidráulicos y Dirección Universitaria Profesor Asociado de la Facultad de Ingeniería, Universidad Nacional de Colombia, Sede Bogotá Coordinador del Seminario Permanente de la Facultad de Ingeniería, Universidad Nacional de Colombia, Bogotá Par académico en evaluaciones para acreditación de programas de ingeniería. Consejo Nacional de Acreditación CNA Colombia

Miembro de:
- Comité Académico de la Asociación Iberoamericana de Instituciones de Enseñanza de la Ingeniería ASIBEI
- American Society of Engineering Education ASEE
- Project Management Institute PMI

Luiz Roberto Liza Curi
Luiz Roberto Liza Curi
Conselho Nacional de Educação

Sociólogo e Doutor em Economia pela Unicamp. É Conselheiro, desde 2012, do Conselho Nacional de Educação, indicado pela SBPC, ABC, SBM e SBQ e atual Presidente da Câmara de Educação Superior do mesmo Conselho,. Foi Presidente do INEP, Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira do Ministério da Educação. É membro do Conselho Superior da CAPES e membro do Conselho do IPHAN .No âmbito do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações é responsável, no CNPEM, Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais, pelo programa de implantação da Universidade no âmbito da Organização Social do Centro. No Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, CGEE, foi Chefe de Gabinete e Assessor Especial do Presidente. No Ministério da Educação foi Diretor Geral de Políticas de Educação Superior, tendo sido responsável pela proposta de regulamentação da LDB no âmbito da avaliação, regulação e supervisão da Educação Superior. Foi membro do Comitê de Avaliação da OEA e responsável pela representação brasileira no Comitê Mercosul de Educação Superior. Ocupou o cargo de Assessor Especial e Chefe de Gabinete no CNPQ, onde foi Diretor da Revista Brasileira de Tecnologia e Secretario Executivo do Programa Avaliação e Perspectivas em Ciência e Tecnologia, tendo participado da organização de projetos estruturantes de ciência e tecnologia. No Governo do Estado de São Paulo foi Diretor Geral de Ciência e Tecnologia e Chefe da Cooperação Internacional em Ciência e Tecnologia. Ocupou o cargo de Secretário de Cultura e Presidente do Conselho do Patrimônio Histórico Artístico e Cultural do Município de Campinas SP, onde também foi Presidente da Companhia do Polo de Alta Tecnologia, CIATEC. Na Companhia Paulista de Força e Luz, CPFL, foi Sociólogo Gerente do Projeto Cultural Força e Luz, onde, além de extensa programação cultural implantou o Centro de Memória da CPFL. Foi membro do Conselho Superior da Unicamp.

Manuel Sierra
Manuel Sierra
Universidad Politécnica de Madrid / España

Doutor em Engenharia de Telecomunicações, Manuel Sierra é, desde 2002, professor da Universidade no ETSI de Telecomunicações da UPM. Em outubro passado ele foi nomeado Diretor de Cooperação para o Desenvolvimento, uma responsabilidade que ele assume com a experiência de mais de 10 anos de "dedicação voluntária" à cooperação.

• Presidente da Ingeniería Sin Fronteras - Associação para o Desenvolvimento.

• Membro do Conselho de Cooperação para o Desenvolvimento da MAEC.

• Secretário do Grupo de Trabalho sobre Cooperação Universitária para o Desenvolvimento da CRUE.

• Presidente do Grupo de Trabalho de Educação para o Desenvolvimento do Conselho de Cooperação para o Desenvolvimento.

• Membro do Conselho de Administração da Associação Europeia de Antenas e Propagação desde janeiro de 2016 e eleito Vice-Presidente do mesmo para começar em janeiro de 2019.

• Ligação da AMTA Europe (Link na Europa da Associação de Técnicas de Medição de Antenas).

Michael K.J. Milligan
Michael K.J. Milligan
Executive Director of ABET (Accreditation Board for Engineering and Technology) / USA

Michael K. J. Milligan é o diretor executivo e diretor executivo da ABET, credenciador global de programas de faculdades e universidades nas disciplinas STEM. Dentro desse papel, Milligan é responsável por todos os aspectos das operações e relatórios globais da ABET diretamente ao Conselho de Administração. Sob sua liderança, a organização aumentou seu alcance geográfico e diversidade, representando agora 35 sociedades membro e mais 3.700 programas credenciados em 30 países.

Antes de ingressar na ABET, Milligan ocupou vários cargos no governo e na academia, incluindo 24 anos na Força Aérea dos EUA. Ele serviu como professor adjunto e vice chefe de departamento do Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação dos EUA Academia da Força Aérea, e mais tarde trabalhou no Centro de Vôo Espacial Goddard da NASA.

Ele obteve seu PhD da Universidade do Texas em Austin, seu MS da Universidade de Massachusetts Lowell e seu BS da Michigan State University.

Roberto Giordano Lerena
Roberto Giordano Lerena
Consejo Federal de Decanos de Facultades de Ingeniería – CONFEDI

Engenheiro de Sistemas e Especialista em Gestão de Tecnologia e Inovação.

Decano e professor da Faculdade de Engenharia da Universidade FASTA e professor da Faculdade de Engenharia da Universidade Nacional de Mar del Plata.

Presidente do Conselho Federal de Decanos de Engenharia da Argentina - CONFEDI.

Coordenador da Comissão de Credenciamento de Projetos de Desenvolvimento Tecnológico e Social em Ciências Agrárias, Engenharia e Materiais do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação Produtiva da Nação.

Delegado da República Argentina perante a Comissão Permanente de Educação em Engenharia da Federação Mundial das Organizações de Engenharia - FMOI.

Membro do Comitê Executivo da Associação Ibero-Americana de Instituições de Ensino de Engenharia - ASIBEI.

Membro da Comissão Diretora do Conselho Global de Decanos de Engenharia do Capítulo Latam - GEDC Latam.

20/06/2018

Plenária 01 - Acreditation’s Role in Preparing Tomorrows TechnicalWorfrce

Michael Milligan

 

Mesa Redonda 01 – Sistema de Acreditação dos Cursos de Engenharia da América e da Europa

Michael Miligan

Armando Pires

Daniel Morano

Kseniya Zaitseva

 

Mesa Redonda 02 – Formação em Engenharia nos Países Ibero americanos

Manuel Sierra Castañer

Jaime Calderón Segovia

Job Angel Ledezma

 

 Mesa Redonda 03 – Expoeriências na Formação em Engenharia nos Países da Ibero América

Alberto Ocampo Valencia

Juan Carlos Espinoza Ramírez

Carlos Augustin Escalante Sandoval

 

21/06/2018

Plenária 02 – Sistema de Avaliação da Educação Superior do Brasil: Evolução, Estágio Atual e Perspectivas

 Mariangela Abrão e Renato Augusto dos Santos

 

Mesa Redonda 04 – Diretrizes Curriculares Nacionais Innovadoras para o Curso de Engenharia

Luiz Roberto Liza Curi

Vanderli Fava de Oliveira 

 

Soluções Educacionais Inovadoras

Gabriel Elmor Filho

 

Mesa Redonda 05 – A Experiência das Escolas Politécnicas Militares na formação em Engenharia

Armando Morado Ferreira         

Rommel Morón Romero

Manuel N Sávio

Marcelo Gomes Cobos

Carlos Ribeiro e Cristiane Lacaz

 

REDECLARA 

Iara Machado