Artigos Publicados
	- 
		A Necessidade do Ensino de Metodologia do Trabalho de Iniciação Científica e...
- 
		A Abordagem Instrumental no Ensino de Língua Inglesa Aplicada à Engenharia
- 
		A Análise da Segunda Avaliação Integradora do Curso de Engenharia da Computação
- 
		A Aprendizagem Cooperativa no Ensino de Engenharia
- 
		A Aprendizagem e o Ensino do Eletromagnetismo: dialogando com Piaget e Damásio
- 
		A Arte Vinculada ao Ensino do Desenho Técnico
- 
		A Avaliação como Medida do Aprendizado no Ensino da Engenharia
- 
		A Busca de Capacitação Docente do Aluno de Pós-Graduação da Fea-UNICAMP
- 
		A Construção de um Ambiente Virtual de Aprendizagem para o Ensino de Engenharia
- 
		A Construção Permanente do Laboratório de Ensaios em Sistemas Estruturais (LESE)...
- 
		A Contribuição da Arquitetura para a Formação do Profissional Engenheiro Civil
- 
		A Criação de um Jogo Pedagógico para Apoio ao Ensino de Engenharia 
- 
		A Diminuição do Índice de Evasão e do Índice de Reprovação nas “Disciplinas Básicas”...
- 
		A Educação Continuada como Fator de Competitividade 
- 
		A Engenharia e os Engenheiros ao Longo da História
- 
		A Engenharia Física na Inovação Tecnológica Regional
- 
		A Era das Mudanças: A Passagem de Modelos Burocráticos para a Ausência de Modelos Adm...
- 
		A Experiência da Disciplina Optativa “Reciclagem de Polímeros”
- 
		A Experiência da Implantação de Projeto Final de Graduação no Curso de Engenharia Elétr...
- 
		A Experiência do Novo Ambiente de Sala de Aula Auxiliando no Melhor Aproveitamento das ...
- 
		A Formação de Engenheiros – Cidadãos como Fator de Desenvolvimento Regional
- 
		A Formação do Profissional de Engenharia Frente às Inovações Tecnológicas Computacionais
- 
		A Formação em Paralelo de Cientistas, Engenheiros, Técnicos e Tecnólogos
- 
		A Função do Projeto nos Cursos de Engenharia : Um Discurso ou uma Necessidade
- 
		A Gestão do Conhecimento no Estágio Curricular:o Caso dos Cursos de Eng. do CEFET-PR
- 
		A Guerra, A Tecnologia e os Engenheiros: Repensando o Modelo de Desenvolvimento Tecnológico
- 
		A Importância da Modelagem de Estruturas Reticuladas Tridimensionais no Ensino de Engenharia
- 
		A Importância da Sólida Formação Básica nos Cursos de Engenharia
- 
		A Importância do Estágio Supervisionado no Curriculo do Curso de Engenharia Civil
- 
		A Importância do Estudo do Empreendedorismo nos Cursos de Engenharia
- 
		A Importância do Trabalho de Carnot para o Ensino da Termodinâmica
- 
		A Importância do Vínculo nos Cursos de Engenharia
- 
		A Incorporação das Calculadoras Gráficas nas Disciplinas Básicas dos Cursos de Física...
- 
		A Influencia da Localização Residencial no Desempenho dos Estudantes Universitários da Unijuí
- 
		A Influência do Desenho e das Novas Tecnologias Computacionais na Formação do Profissional...
- 
		A Iniciação Científica como Atividade Obrigatória no Curso de Engenharia
- 
		A Iniciação Científica nas Escolas Particulares. A Implantação na Facens
- 
		A Inserção das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na Prática Didática de Engenharia 
- 
		A Integração de Disciplinas na Linha de Hardware no Curso de Engenharia da Computação do UNICEMP
- 
		A Integração de Sistemas Industriais de Tecnologias Avançadas de Manufatura dm Ambiente ...
- 
		A Introdução do Ensino Cooperativo de Engenharia no Estado do Amazonas – Cooperação UEA/EPUSP
- 
		A Luminotécnica como um Recurso Condicionante da Forma e do Espaço nos Cursos de Arquitetura...
- 
		A Modernização da Construção Civil e os Impactos sobre a Formação do Engenheiro no Contexto...
- 
		A Mulher Engenheira no Brasil
- 
		A Multidisciplinaridade como Forma de Motivação para os Novos Alunos de Engenharia
- 
		A Otimização de Modelos em Realidade Virtual para Engenharia
- 
		A Participação Discente no Ensino de Engenharia – A Introdução do Relatório de Avaliação...
- 
		A Percepção do Aluno Ingresso no Curso de Engenharia Civil da Escola Politécnica da UFRJ
- 
		A Ponte Entre o Simbólico e o Racional no Ensino de Engenharia
- 
		A Possibilidade Pedagógica da Biblioteca na Formação do Engenheiro Pesquisador
- 
		A Pratica da Interdiciplinariedade no Ensino de Projetos de Moldes e Matrizes no Curso...
- 
		A Prática de Ensino na Disciplina de Mecânica dos Sólidos I do Curso de Engenharia Mec...
- 
		A Produção do Feminino nas Escolas de Engenharia
- 
		A Reforma do Ensino de Engenharia ao Redor do Mundo
- 
		A Resolução de Problemas no Processo Ensino-Aprendizagem de Matemática dos Cursos de Eng...
- 
		A Rua é o Caminho: Extensão no Ensino de Engenharia
- 
		A Simulação Computacional como Ferramenta de Aquisição de Conhecimento Individual
- 
		A Strategic Investiment for our Nation: Education on Helicopter Engineering
- 
		A Universidade como Primeira Experiência Profissional do Aluno de Engenharia
- 
		A Universidade e a Empresa Parceiras na Formação de Construtores do Futuro
- 
		A Utilização de Ferramenta Cad e o Desenvolvimento de Softwares no Ensino de Topografia
- 
		A Visão Diferencial do Mestrado em Tecnologia do CEFET/RJ
- 
		Abordagem Educacional para Estudo de Redes de Computadores Utilizando o Opnet
- 
		Abordagens do Desenvolvimento Sustentável em Cursos de Engenharia
- 
		Ações Inovadoras para Formação Acadêmica Integrada de Mestres e Doutores do Ppg-Eq/UFSCAR
- 
		Adequação Curricular Face às Diretrizes Curriculares para a Engenharia
- 
		Administrando Carreiras — Os Desafios do Empreendedor Contra o Fim do Emprego Formal
- 
		Álgebra Linear na Cozinha
- 
		Algoritmo Evolutivo para a Otimização da Grade Horária do Curso de Engenharia Elátrica...
- 
		Algumas Dificuldades para a Implementação de Novas Metodologias de Ensino
- 
		Alternativas para uma Aprendizagem Significativa: Curso de Matemática Básica
- 
		Alternativas Tecnológicas para Melhoria do Ensino na Disciplina de Construção Civil I 
- 
		Alternative Forms of Evaluation in Experimental Disciplines for Engineering Courses
- 
		Ambiente Competitivo e Inovação Tecnológica
- 
		Ambiente Computacional Interativo para Análise de Processos de Transferência de Calor
- 
		Ambiente Computacional Interativo para Ensino da Transferência de Calor
- 
		Ambiente Computacional para Sintonia e Análise de Soluções de Controle PID
- 
		Ambiente Didático para Ensino, Modelagem e Simulação da Transferência de Calor...
- 
		Ambiente Eletrônico para Ensino de Cálculo em Engenharia
- 
		Ambiente Gráfico para o Projeto de Compensadores: um Enfoque Educacional
- 
		Ambiente Híbrido de Aprendizagem para o Ensino de Desenho Técnico para os Cursos...
- 
		Ambiente Interativo de Aprendizagem do Programa Matlab
- 
		An Experimental Approach for the Teaching of Geometrical Optics
- 
		Análise Comparativa das Web Pages dos Cursos De Graduação em Engenharia de Produção...
- 
		Análise da Implantação da Modernização Curricular na Escola Politécnica da Universidade...
- 
		Análise da Metodologia de Avaliação Utilizada nas Disciplinas de Operações Unitárias...
- 
		Análise das Interfaces dos Simuladores Digitais e suas Aplicações
- 
		Análise de Erros em Cálculo Diferencial e Integral: Resultados de Investigações em...
- 
		Análise de Estruturas de Barras Através do Modelamento de Sólidos em Cad
- 
		Análise do Curso de Engenharia Elétrica na UERJ a partir de Indicadores Construídos...
- 
		Análise do Exame Nacional de Cursos em Engenharia Química
- 
		Aplicações do Matlab no Ensino de Disciplinas Básicas nos Cursos de Engenharia
- 
		Aplicativo Multimídia CBT para Ensino da Disciplina “Planejamento Industrial”
- 
		Aprendendo a Desaprender,a Dificuldade da Quebra de Paradigmas
- 
		Aprendizagem Colaborativa: Reflexões no Ensino de Estruturas para a Arquitetura
- 
		Apresentação de Conceitos de Engenharia para Operadores da Indústria do Petróleo
- 
		Aquisição de Competência no Estágio Curricular de Engenharia
- 
		As Atividades Complementares nos Cursos de Engenharia como Agentes Integradores na...
- 
		As Competências do Engenheiro: Visão do Mercado de Trabalho
- 
		As Diretrizes Curriculares e a Formação de Professores
- 
		As Funções dos Cientistas, Engenheiros, Técnicos e Tecnólogos
- 
		Aspectos Contraditórios Em Propostas de Mudança Para o Ensino de Engenharia
- 
		Aspectos Metodológicos do Trabalho de Graduação em Engenharia
- 
		Atividade Extracurricular como Apoio ao Curso de Engenharia Elétrica
- 
		Atividades Acadêmicas Articuladas ao Ensino de Graduação do Curso de Engenharia de...
- 
		Atividades Complementares – Aprimorando a Qualidade de Ensino de Engenharia
- 
		Atividades em Grupo na Formação Continuada de Professores do Ensino Superior
- 
		Atividades em Grupo na Formação Continuada de Professores: Avaliação Discente
- 
		Atuação Profissional e Formação dos Engenheiros Eletricistas Graduados pela UFMG
- 
		Atualização e Revisão Pedagógica de Cálculo e Álgebra: Concepções e Atitudes Inovadoras
- 
		Autoavaliação e Aprender a Aprender, no Contexto da Aprendizagem de Matemática para...
- 
		Avaliação de Departamentos com Modelos DEA
- 
		Avaliação do Ensino na Unijuí
- 
		Avaliação do Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão da Escola de Engenharia Elétrica da...
- 
		Avaliação do Ensino: Uma Perspectiva Baseada em Conceitos da Cibernética
- 
		Avaliação e Auto-Avaliação de Cursos de Graduação– Estudo de Caso
- 
		Avaliação em um Curso Superior de Tecnologia Estruturado por Competências
- 
		Avaliação Multidisciplinar
- 
		Avaliando o Impacto de Investimentos em Capacitação na Eficiência Competitiva das Firmas
- 
		Barreiras na Área de Engenharia na Condução de Ensino Online 
- 
		Bases da Atual Estrutura Pedagógica do Curso de Engenharia Mecânica da UFMG
- 
		Cadastro Eletrônico das Istituições de Ensino nos CREAS: O Que é e para que Serve
- 
		Características, Possibilidades e Limitações de um Software como Ferramenta de Apoio...
- 
		Caracterização de Espécies de Madeira com Potencialidade para a Tecnologia da MLC...
- 
		Centros de Pesquisa e Inovação Tecnológica — A Necessária Articulação e Convivência...
- 
		Ciclo de Projeto de um Sistema Digital
- 
		Como Avaliar o Cumprimento dos Objetivos Acadêmicos nos Cursos de Engenharia?
- 
		Competência em Informação como Elemento Qualificador do Engenheiro Politécnico
- 
		Competitividade no Setor de Educação Superior no Rn: Uma Abordagem Integrada da Gqt...
- 
		Computação como Ferramenta Auxiliar na Disciplina de Mecânica dos Fluidos
- 
		Concurso Vestibular da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul...
- 
		Considerações sobre o Ensino de Construção Civil pela Internet
- 
		Considerações sobre o Treinamento Docente em Ensino a Distância: O Caso do...
- 
		Construção de um Triciclo Elétrico
- 
		Construção do Projeto Pedagógico para a Engenharia
- 
		Construindo Os Conceitos de Velocidade Média, Velocidade Instantânea e Aceleração...
- 
		Contribuição de Cursos de Graduação em Engenharia de Produção para o Profissional...
- 
		Contribuição Metodológica para a Avaliação dos Recursos das Competências do Gerente...
- 
		Conversando sobre Educação Tecnológica
- 
		Coordenação Acadêmica como Ação Integradora do Ensino, da Pesquisa e da Extensão
- 
		Credenciamento Internacional: As Limitações Decorrentes dos Diferentes Perfis de Formação
- 
		CTI & S: Uma Nova Abordagem no Conceito da Inovação Tecnológica
- 
		Currículo Inovador ou Currículo Copiador?
- 
		Curso de Educação a Distância EAD:Metodologias e Ferramentas
- 
		Curso de Engenharia Química – Um Relato Sobre as Aplicações Adotadas
- 
		Curso de Masp (Metodologia de Análise e Solução de Problemas) Mediado pela Web para...
- 
		Curso Preparatório de Matemática para Engenharia: A Experiência da Unijuí
- 
		Cursos Seqüenciais na Área Tecnológica
- 
		Desenvolvimento das Competências e Habilidades Do Engenheiro de Alimentos, Conforme...
- 
		Desenvolvimento de Ambiente Orientado a Objetos Voltado ao Ensino de Engenharia
- 
		Desenvolvimento de Competências para Geração de Inovações na Engenharia Elétrica
- 
		Desenvolvimento de Módulos Didáticos para o Ensino de Desenho Técnico
- 
		Desenvolvimento de Programas Para Apoio ao Ensino e Aprendizagem do Método dos...
- 
		Desenvolvimento de Projetos Multidisciplinares em Curso de Engenharia de Alimentos
- 
		Desenvolvimento Empreendedor- Uma Proposta para a Formação de Empreendedores
- 
		Desenvolvimento Tecnológico do Município de Campo Mourão: Um Desafio entre...
- 
		Desenvolvimeto De Um Ambiente Computacional Algébrico Voltado Para O Estudo Da...
- 
		Diagnóstico do Acompanhamento Acadêmico dos Calouros de Engenharia Química da UFPR
- 
		Diferentes Enfoques para o Ensino de Teoria Eletromagnética nos Cursos de Graduação..
- 
		Dinâmica de Sistemas: Uma Ferramenta para Visualização de Problemas Complexos
- 
		Dinâmica do Estágio Supervisionado no Curso de Engenharia de Telecomunicação da PUC...
- 
		Diretrizes Curriculares e Mudança de Foco no Curso de Engenharia
- 
		Disciplinas de Aplicações de Engenharia: Uma Experiência Positiva
- 
		Disciplinas práticas e motivacionais nas Engenharias Mecânica e Mecatrônica
- 
		Do Projeto Pedagógico a um Novo Currículo em Engenharia Química
- 
		EADMEC – Equipamento de Aquisição de Dados Modular Espacialmente Controlado
- 
		Educação a Distância Mediada por Computador Aplicada à Engenharia
- 
		Educação à Distância Monitorada por Computador: Uma Ferramenta Adicional para a Formação...
- 
		Educação Continuada e à Distância na Área Tecnológica: Aproveitar Competências na Melhoria...
- 
		Educação Tecnológica Inserida num Contexto Regional: Exemplo do Centro de Educacão Profiss...
- 
		Educação Tecnológica no Contexto da Inovação Social
- 
		Educação Tecnológica, Normalização e Sociedade
- 
		Em Busca de Alternativas Metodológicas para a Disciplina Materiais Elétricos do Curso de ...
- 
		Empreendedorismo: Uma Experiência de Estudos e Difusão do Tema Desenvolvido pelo Grupo ...
- 
		Empresa Júnior como um Mecanismo de Interação Empresa-Universidade: Um Estudo de Caso nos ...
- 
		Energia Armazenada em um Capacitor: Modelagem Matemática no Ensino Tecnológico
- 
		Enfrentando as Falhas na Formação Básica dos Alunos Ingressantes
- 
		Engenharia Ambientaluma Grade Curricular Comtemporânea
- 
		Engenharia Civil/UCPEL: Buscando a Formação de um Profissional Diferenciado
- 
		Engenharia de Alimentos: A Formulação e o Processamento de Produtos Cárneos como Estratégia...
- 
		Engenharia Elétrica Ênfase em Telecomunicação:A Experiência Efetiva de um Projeto Inovador
- 
		Engenharia Física: Ciência ou Tecnologia
- 
		Engenharia Pedagógica: A Convergência Tecnológica da Engenharia com a Pedagogia
- 
		Engenheiro das Américas: Solução ou Problema?
- 
		Ensinando a Modelar Aerogeradores com Autocad
- 
		Ensinando a Raciocinar Sobre Materiais e Equipamentos Numa Prova com Consulta Livre em...
- 
		Ensino a Distância: Lecionando Estatística e Probabilidade para Engenharia Química
- 
		Ensino Cooperativo:Poli Mapcom – Mapeamento de Competências
- 
		Ensino de Engenharia Química – Inovações Currículares e Comparação a Currículo de... 
- 
		Ensino de Metodologia do Projeto na Habilitação Engenharia Mecânica da Escola ...
- 
		Ensino de Vibrações Mecãnicas em Meios Contínuos com Auxílio de Recursos Computacionais
- 
		Ensino Integrado nas Aulas de Cálculo de Várias Variáveis
- 
		Ensino para a Prática de Projeto de Estruturas 
- 
		E-Prime: Sistema de Estudo a Distância de Preparação para o IME
- 
		Especificação de Uma Estrutura para a Utilização Remota de um Laboratório
- 
		Estágio Docente de Pós-Graduandos e Auxílio Didático de Graduandos no Ensino de Engenharia...
- 
		Estratégia de Ensino para Inicialização na Modelagem de Problemas de Programação Linear
- 
		Estratégias para Inclusão de Educação a Distância em Cursos Presenciais 
- 
		Estrutura Veicular Desenvolvida em Projeto Assistido por Computador
- 
		Estruturando o Ensino Virtual na Área de Mensuração Florestal
- 
		Estudo Comparativo de Graduações: Tecnológico e Engenharia
- 
		Estudo de Caso em Empresa do Rn: Coco Indiano
- 
		Estudo de Caso: Metodologia de Ensino de Pesquisa Operacional em Engenharia
- 
		Evasão e Retenção na Escola de Minas da UFOP: A Perspectiva dos Colegiados de Cursos
- 
		Evolução da Grade Curricular do Curso de Engenharia de Telecomunicações- Lições...
- 
		Exame de Ordem para Engenharia
- 
		Experience in a Strategic Partnership: Professional Master’s in Aeronautical...
- 
		Experiência Construtivista no Ensino de Engenharia: Disciplina de Projeto
- 
		Experimentação como Instrumento Educacional
- 
		Festival de Geringonças: Uma Atividade Pedagógica Humanistica para Integração do...
- 
		Física On-Line: Integrando Tecnologia Web a Estratégias de Ensino-Aprendizagem
- 
		Fontes de Motivação dos Graduandos em Engenharia Competições e Desafios em Robótica Móvel
- 
		E-Prime: Sistema de Estudo a Distância de Preparação para o IME
- 
		Especificação de Uma Estrutura para a Utilização Remota de um Laboratório
- 
		Estágio Docente de Pós-Graduandos e Auxílio Didático de Graduandos no Ensino de Engenharia: Uma Discussão sobre a Política Educacional Contemporânea
- 
		Estratégia de Ensino para Inicialização na Modelagem de Problemas de Programação Linear
- 
		Estratégias para Inclusão de Educação a Distância em Cursos Presenciais 
- 
		Estrutura Veicular Desenvolvida em Projeto Assistido por Computador
- 
		Estruturando o Ensino Virtual na Área de Mensuração Florestal
- 
		Estudo Comparativo de Graduações: Tecnológico e Engenharia
- 
		Estudo de Caso em Empresa do Rn: Coco Indiano
- 
		Estudo de Caso: Metodologia de Ensino de Pesquisa Operacional em Engenharia
- 
		Evasão e Retenção na Escola de Minas da UFOP: A Perspectiva dos Colegiados de Cursos
- 
		Evolução da Grade Curricular do Curso de Engenharia de Telecomunicações- Lições e Tendências
- 
		Exame de Ordem para Engenharia
- 
		Experience in a Strategic Partnership: Professional Master’s in Aeronautical Engineering, ITA – EMBRAER
- 
		Experiência Construtivista no Ensino de Engenharia: Disciplina de Projeto
- 
		Experimentação como Instrumento Educacional
- 
		Festival de Geringonças: Uma Atividade Pedagógica Humanistica para Integração do Corpo Discente em um Curso de Engenharia Elétrica 
- 
		Física On-Line: Integrando Tecnologia Web a Estratégias de Ensino-Aprendizagem
- 
		Fontes de Motivação dos Graduandos em Engenharia Competições e Desafios em Robótica Móvel
- 
		Formação Integral de Engenheiros
- 
		Gene Empreender – Incubadora de Software Implantada no CEFET-PR, Unidade de Pato Branco: Um Estudo de Caso
- 
		Gestão de Processos em Instituições de Ensino Superior: Caso Universidade Veiga de Almeida
- 
		Gestão Empreendedora de Carreiras Tecnológicas
- 
		Graduação e Exercício Profissional - Um Conflito Anunciado
- 
		Grupos Estruturados de Trabalho: Uma Alternativa Metodológica
- 
		Hypercalgd II - Um Ambiente de Ensino-Aprendizagem para Geometria Descritiva Básica
- 
		Identificação de um Pêndulo Invertido e seu Uso Didático
- 
		Identificação de Elementos Didáticos Relevantes no Ensino da Engenharia Química
- 
		Implantação de um Laboratório de Fundição na Pucrs
- 
		Importância do Conhecimento Organizacional no Contexto de Mudanças Constantes e Inovações Tecnológicas
- 
		Ineficiência do Sistema Brasileiro de Transportes: Discussão Cts e Desenvolvimento Nacional
- 
		Influência do Webdesigner no Processo Interativo de Ensino-Aprendizagem
- 
		Infra-Estrutura Acadêmica dos Laboratórios do Curso de Engenharia Civil da UNICAP
- 
		Inovação Tecnológica ou Inovação Social?
- 
		Inovações Tecnológicas na Mostra Energia Brasil
- 
		Inserção da Componente Ambiental em Cursos de Engenharia
- 
		Instrumentação Microcontrolada para Monitoramento de Consumo de Energia Elétrica
- 
		Integração entre Aulas Teóricas e de Laboratório: Uma Abordagem para Ligações Químicas
- 
		Integração Universidade e Setor Produtivo: Cooperação CEFET/RJ - SEBRAE/RJ - ANICER
- 
		Interação Teoria e Prática no Ensino da Engenharia: Uma Experiência Pedagógica no Curso de Engenharia Mecatrônica da PUC-Minas
- 
		Introdução a Engenharia – uma Disciplina Necessária Para a Formação do Engenheiro
- 
		Introdução à Engenharia Civil e Metodologia Científica: Uma Abordagem Conjunta com Base Epistemológica
- 
		Introdução à Engenharia Química – Uma Experiência Diferenciada
- 
		Introducing Optics Concepts to Students Through the Ox Eye Experiment
- 
		Investigação Sobre os Obstáculos de Aprendizagem do Conceito de Limite
- 
		Laboratório Aberto de Processos Químicos – Uma Nova Metodologia de Ensino
- 
		Laboratório Aberto de Processos Químicos: Fermentação Alcoólica e Automação do Processo de Cultivo da Levedura de Panificação
- 
		Laboratório Didático de Automação a Baixíssimo Custo: Uma Experiência da Engenharia Elétrica da UEL
- 
		Levantamento de Alguns Aspectos Observados no Exame Nacional de Cursos nas Questões Relacionadas à Área de Físico-Química
- 
		Material Didático sobre Geração Eólica
- 
		Melhoria Contínua na Metodologia de Ensino de Engenharia
- 
		Mestrado Profissionalizante em Engenharia Mecânica: duas Experiências em Andamento
- 
		Metodologia da Disciplina Desenho Técnico I do Curso de Engenharia de Produção do Cefet/Rj: Uma Tentativa de Integração com Disciplinas do Ciclo Profissional
- 
		Metodologia de Ensino e Aprendizagem Suportada em Novas Tecnologias
- 
		Metodologia de Ensino Utilizando os Métodos dos Momentos na Solução de Problemas na Eletrostática
- 
		Metodologia de Projeto Assistido por Computador como Suporte ao Ensino de Engenharia
- 
		Metodologia no Ensino do Círculo de Mohr
- 
		Metodologia para Motivação Discente em Aulas de Desenho
- 
		Modelamento Paramétrico de Curvas e Superfícies
- 
		Modelo de EAD em Engenharia Civil: Livro, Vídeos, Multimídia e Aulas Interativas
- 
		Modelo de Estágio Curricular do Curso de Engenharia Mecânica da Ufsj
- 
		Modelo de Gestão das Parcerias Estratégicas do ITA
- 
		Mudança de Paradigma: Uma Possívelrealidade na Engenharia
- 
		Nível de Conhecimento Em Informática de Ingressantes em um Curso de Engenharia
- 
		Novo Projeto Político Pedagógico do Curso de Engenharia Elétrica da Unijuí
- 
		O Apoio On-Line em Disciplinas de Matemática de Cursos de Engenharia
- 
		O Aprendizado Baseado em Problemas como Metodologia de Ensino nos Cursos de Engenharia
- 
		O Aprendizado da Metrologia e Instrumentação Baseado na Experimentação
- 
		O Curso de Engenharia e o Aluno com Necessidades Especiais:Uma Nova Visão em Educação Para o Século XXI
- 
		O Enfoque CTS e a Formação em Engenharia: Convergências Curriculares
- 
		O Engenheiro Biomédico na UNIVAP: Atuação Profissional
- 
		O Engenheiro Empreendedor Através do Projeto de Graduação
- 
		O Ensino da Educação Ambiental na Prática da Engenharia
- 
		O Ensino da Eletrônica no Curso de Engenharia Elétrica
- 
		O Ensino de Corrosão com Base na Avaliação Crítica do Mobiliário Urbano de Praças e Logradouros Públicos
- 
		O Ensino dos Novos Conteúdos de Informática e Computação nas Engenharias
- 
		O Estágio Profissional como Atividade Formativa nos Cursos de Engenharia
- 
		O Exame Nacional de Cursos como Indicador de Desenvolvimento Curricular nos Cursos de Engenharia
- 
		O Labview como Ferramenta de Ensino-Aprendizagem em Laboratórios de Energia
- 
		O Mestrado Profissionalizante em Tecnologia Ambiental na Universidade de Ribeirão Preto
- 
		O Método dos Elementos Finitos e suas aplicações na Modelagem de Veículos
- 
		O Novo Perfil do Profissional de Engenharia: Perspectivas Curriculares
- 
		O Papel Estratégico da Indústria Brasileira de Material de Defesa
- 
		O Pensar Criativo: Uma Disciplina no Currículo da Engenharia
- 
		O Perfil do Acadêmico de Engenharia Mecânica Formado pela UFSJ
- 
		O Problema de Autovalor e suas Aplicações na Engenharia de Pontes
- 
		O Problema de Autovalor na Avaliação de Modelos Estruturais de Edificações
- 
		O Programa Visualventos: Determinação de Forças Devidas ao Vento em Edificações de Base Retangular e Cobertura a Duas Águas Segundo a NBR6123
- 
		O Projeto Pedagógico como Estratégia de Diferenciação para um Curso de Graduação em Engenharia de Produção
- 
		O Projeto Pedagógico nos Processos de Inovações e de Reformulações Curriculares
- 
		O Relacionamento entre o Ensino e a Pesquisa na UPM
- 
		O Seminário no Curso de Graduação – Uma Experiência no Curso de Engenharia de Telecomunicação da PUC-MINAS Campus Poços de Caldas
- 
		O SENAI, sua Competência em Educação Profissional e o Curso de Pós-Graduação em Petróleo: Saberes Integrados
- 
		O Sistema de Aconselhamento no Curso de Graduação em Engenharia Biomédica da UNIVAP
- 
		O Treinamento de Docentes para o Ensino Cooperativo de Engenharia - Foco no Aprendizado do Aluno
- 
		O Trilema do Ensino da Engenharia e o Aprender a Aprender
- 
		O Uso da Web e de Programas como Parte das Técnicas de Ensino de Graduação em Engenharia
- 
		O uso de Animações para Introduzir Conceitos Fundamentais da Mecânica das Estruturas: Novo Relato e Avaliação da Experiência
- 
		O Uso de Técnicas Computadores e Multimídia em Sala de Aula para o Auxilio ao Ensino de Engenharia de Telecomunicações
- 
		O uso do Ciclo de Kolb na Idenficação do Estilo de Ensino
- 
		Oficina Virtual de Competências Didáticas 
- 
		Oportunidades bem Sucedidas na Relaçãoaluno-Professor-Escola
- 
		Os Engenheiros Atuando em seu Foco de Formação
- 
		Os Modelos Físicos e o Laboratório Didático de Resistência dos Materiais 
- 
		Os Princípios da Construção Enxuta como Facilitadores de uma Abordagem Sistêmica em Construção Civil
- 
		Os Processos de Engenharia e a Química Verde
- 
		Os Ventos das Mudanças: Simbiose entre Engenharia e Administração
- 
		PAPE – Uma Proposta para Suporte à Aprendizagem em Disciplinas Básicas da Engenharia
- 
		Participação de Alunos de Graduação de Eng. Civil Nas Ativ. de Pesquisa e Extensão
- 
		Perfil e Expectativas dos Graduandos em Engenharia de Alimentos da Fundação Educacional de Barretos: Subsídios para a Gestão Didático-Pedagógica do Curso
- 
		Práticas e Representações Sociais Sobre Reprovação: Um Estudo no Curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Uberlândia
- 
		Prensa de Latas: Uma Experiência Didática de Desenvolvimento de Produto
- 
		Processo Ensino – Aprendizagem Aplicado ao Desenho Técnico 
- 
		Produção do CD "Veículos Elétricos: Benefícios Ambientais e Energéticos” e a sua Interface com a Extensão Acadêmica
- 
		Produção e Implantação do Modelo de Curso a Distância Via WEB
- 
		Programa de Capacitação Tecnológica: Uma Evolução na Relação Universidade-Empresa na Área de Tecnologia da Informação e Comunicação
- 
		Programa de Nivelamento para Curso Noturno de Engenharia
- 
		Programa Didático de Dimensionamento de Sistemas Fotovoltaicos Autônomos
- 
		Programa Didático para o Cálculo de Colunas de Recheio
- 
		Programa para Cálculo da Produção de Eletricidade de Geradores Eólicos
- 
		Projeto de Trocadores de Calor em Disciplinas de Ciências Térmicas – Fase I: Trocadores Multitubulares
- 
		Projeto de um Jogo de Empresa para o Planejamento e Controle da Produção
- 
		Projeto e Construção de um Veículo de Consumo Mínimo
- 
		Projeto e Implementação de Um Braço Robótico de Baixo Custo: Uma Plataforma Multidisciplinar para Motivação do Trabalho em Grupo
- 
		Projeto Mecânico de Uma Linha de Transmissão de Alta Tensão na Disciplina de Desenho
- 
		Projeto Mecânico de Uma Linha de Transmissão de Alta Tensão na Disciplina de Desenho
- 
		Projeto Pedagógico – Tecido Coletivo
- 
		Projeto Pedagógico dos Cursos de Engenharia da UVA
- 
		Projetos e Produtos Integrando o Ensino de Engenharia
- 
		Proposing Evaluation as Interface for World-Wide Academic Assessment and Computer-Based Learning Systems: the Engineering Aspect
- 
		Proposta de Aplicação do Software Mathematica no Ensino de Operações Unitárias
- 
		Proposta de Implantação de Projeto Integrado no Curso de Engenharia Mecânica da Escola de Engenharia de Piracicaba
- 
		Proposta e Implantação de um Desafio Tecnológico na Disciplina Introdução à Engenharia Elétrica
- 
		Proposta Pedagógica: Apenas um Ponto da Avaliação Quantitativa para Qualitativa
- 
		Qualidade : Como Objetivo e Manutenção nas Pequenas e Média Empresas
- 
		Qualidade de Ensino: Para Além de um Discurso Metodológico
- 
		Qualificação Profissional do Engenheiro Civil em Portugal – da Formação Universitária à Competência
- 
		Questões Pedagógicas num Estágio de Docência
- 
		Receptor de TV: O Integrador da Eletrônica
- 
		Reciclagem nos Cursos de Engenharia
- 
		Reflexões e Questionamentos sobre a Construção do Conhecimento na Universidade Tendo como Foco as Tendências Mundiais
- 
		Reflexões sobre a Didática de Gestão das Infra-Estruturas
- 
		Reflexões sobre o Ensino da Matemática nas Engenharias a Partir do “Provão”
- 
		Reflexões sobre Textos Técnicos e Não Técnicos Elaborados pelos Alunos do Curso de Engenharia Civil da Unesp: Uma Análise Técnica e Subjetiva
- 
		Reforma Curricular do Curso de Engenharia de Produção na Faculdade de Tecnologia de Resende: Uma Experiência Inovadora
- 
		Reformulação Curricular – Curso de Engenharia Civil em Quatro Anos da Universidade Guarulhos
- 
		Relato de uma Tese sobre Educação a Distância no Ensino de Engenharia
- 
		Resistências e Conflitos Suscitados pela Reengenharia do Ensino de Engenharia
- 
		Saberes da Prática de Ensino do Engenheiro de Alimentos em Face aos Saberes da Prática Profissional
- 
		Seminários: Um Estudo Exploratório Utilizando a Teoria das Inteligências Múltiplas para Cursos de Graduação da Área de Engenharia
- 
		Sifacessimulador de Interfaces para Comunicação de Dados
- 
		Simulação 3D de Fenômenos Físicos
- 
		Simulador para Projetos de Estruturas Treliçadas
- 
		Sistema Audiovisual Baseado Em Intranet/Internet para Auxílio ao Ensino de Algoritmos e Estruturas de Dados em Ciência da Computação
- 
		Sistema de Informação dos Alunos Egressos de Engenharia de Produção da EESC- USP
- 
		Sistema Seriado, Experiência da Unesp - Guaratinguetá
- 
		Sobre as Idéias Centrais do Reenge
- 
		Software para Disponibilização de Cursos a Distância
- 
		Space: A Multidiciplinary Hands-On Education Experience
- 
		Spring como Ferramenta de Apoio para a Formação de Especialistas em Geoprocessamento. Experiências e Resultados do Ngeo/UFSCAR.
- 
		Técnicas Visuais para Apoiar o Ensino de Programação de Computadores
- 
		The Experience With the Education on Fundamentals Within the Context of the Aeronautical Engineering
- 
		Trabalho Científico – Avaliando e Ensinando com Inovação e Criatividade
- 
		Trabalho de Conclusão de Curso: Relato de Experiência no Curso de Engenharia de Alimentos
- 
		Trabalhos de Diplomação de Automação em Acionamentos Industriais como Agente Inovador no Setor Produtivo
- 
		Trabalhos Experimentais (Tex) – Um Desafio na Arte de Educar pela Pesquisa
- 
		Um Ambiente de Aprendizagem Via WWW Baseado em Interfaces Inteligentes para o Ensino de Engenharia
- 
		Um Equipamento Didático Constituído de Módulos de Microcontrolador e de PLD
- 
		Um Estudo Comparativo dos Currículos dos Cursos de Engenharia Civil e de Engenharia de Produção Civil de Escolas de Engenharia Mineiras
- 
		Um Livro Eletrônico para o Ensino de Dinâmica Estrutural nos Cursos de Engenharia
- 
		Um Modelo da Engenharia de Produção para A Melhoria da Qualidade do Ensino
- 
		Um Novo Paradigma de Estágio no Curso de Engenharia de Computação Cooperativo da EPUSP
- 
		Um Paradigma de Ensino a Distância Capaz de pôr os Alunos a Pensar
- 
		Um Programa Computacional Interativo com o Usuário Aplicado ao Estudo da Secagem
- 
		Um Projeto Pedagógico para o Curso de Engenharia Elétrica
- 
		Um Protótipo de um Mini Túnel de Vento (MTV) para Ensino de Graduação
- 
		Um Sistema Hipermídia Adaptativo para o Ensino de Engenharia Baseado em Mapas Conceituais e Redes Bayesianas
- 
		Uma Abordagem do Ensino de Reengenharia de Processos de Negócio Baseado no Uso das Ferramentas Erp e Isa
- 
		Uma Alternativa para a Reformulação dos Cursos de Engenharia – O Caso da Região Sul do Estado do Rio de Janeiro
- 
		Uma Análise Qualitativa da Avaliaçao da Aprendizagem em Disciplinas Básicas e Específicas nos Cursos de Engenharia
- 
		Uma Aula Motivadora para os Temas de Qualidade de Energia Elétrica e Interferência Eletromagnética Usando Recurso Tecnológico Modesto
- 
		Uma Biblioteca em Matlab para o Ensino de Controles Industriais
- 
		Uma Concepção Construtivista no Desenvolvimento de Projetos de Robôs Móveis Usando Kits Lego
- 
		Uma Experiência com a PBL no Ensino de Engenharia Sob a Ótica dos Alunos
- 
		Uma Experiência do LATEC/UFRJ em Formação Continuada a Distância com uso da Web nas Áreas de Meio Ambiente e Segurança Industrial
- 
		Uma Experiência na Implantação de Projetos Colaborativos
- 
		Uma Nova Abordagem Para o Ensino de Física no Ciclo Básico do ITA
- 
		Uma Nova Concepção de Ambiente para o Ensino de Desenho
- 
		Uma Nova Metologia para o Ensino das Disciplinas de Fenômenos de Transporte
- 
		Uma Proposta de Plano de Ensino para Disciplina Análise de Sistemas de Potência em Cursos de Graduação
- 
		Uma Proposta Metodológica e sua Contribuição para a Aprendizagem de Matemática na Formação de Engenheiros
- 
		Uma Reflexão sobre a “Aprendizagem Organizacional” Aplicada às IES
- 
		Unidade Multifuncional para o Estudo da transferência de Massa em Secadores
- 
		Universidade / Empresa – Uma Relação de Parceiro, Cliente e Fornecedor
- 
		Usando a Internet no Ensino dos Primeiros Conceitos da Mecânica das Estruturas
- 
		Uso de Plataformas de Gerenciamento de Ensino Online no Ensino a Distância e no Apoio ao Ensino Presencial
- 
		Uso de Projetos no Ensino do Cálculo
- 
		Utilização de Regras para Adaptação de Hipermídia
- 
		Utilização de Sistemas Especialistas como Ferramenta para Auxiliar o Processo de Ensino-Aprendizagem Focalizando a Interdisciplinaridade
- 
		Utilização de Software Dirigido ao Ensino de Cálculo Numérico
- 
		Visita Técnica Orientada: Despertando o Estudante para a Formação Profissional
- 
		Visualizador 3D para Aplicações no Ensino de Ciências Básicas