ARTIGOS PUBLICADOS
A Necessidade do Ensino de Metodologia do Trabalho de Iniciação Científica e...
A Abordagem Instrumental no Ensino de Língua Inglesa Aplicada à Engenharia
A Análise da Segunda Avaliação Integradora do Curso de Engenharia da Computação
A Aprendizagem Cooperativa no Ensino de Engenharia
A Aprendizagem e o Ensino do Eletromagnetismo: dialogando com Piaget e Damásio
A Arte Vinculada ao Ensino do Desenho Técnico
A Avaliação como Medida do Aprendizado no Ensino da Engenharia
A Busca de Capacitação Docente do Aluno de Pós-Graduação da Fea-UNICAMP
A Construção de um Ambiente Virtual de Aprendizagem para o Ensino de Engenharia
A Construção Permanente do Laboratório de Ensaios em Sistemas Estruturais (LESE)...
A Contribuição da Arquitetura para a Formação do Profissional Engenheiro Civil
A Criação de um Jogo Pedagógico para Apoio ao Ensino de Engenharia
A Diminuição do Índice de Evasão e do Índice de Reprovação nas “Disciplinas Básicas”...
A Educação Continuada como Fator de Competitividade
A Engenharia e os Engenheiros ao Longo da História
A Engenharia Física na Inovação Tecnológica Regional
A Era das Mudanças: A Passagem de Modelos Burocráticos para a Ausência de Modelos Adm...
A Experiência da Disciplina Optativa “Reciclagem de Polímeros”
A Experiência da Implantação de Projeto Final de Graduação no Curso de Engenharia Elétr...
A Experiência do Novo Ambiente de Sala de Aula Auxiliando no Melhor Aproveitamento das ...
A Formação de Engenheiros – Cidadãos como Fator de Desenvolvimento Regional
A Formação do Profissional de Engenharia Frente às Inovações Tecnológicas Computacionais
A Formação em Paralelo de Cientistas, Engenheiros, Técnicos e Tecnólogos
A Função do Projeto nos Cursos de Engenharia : Um Discurso ou uma Necessidade
A Gestão do Conhecimento no Estágio Curricular:o Caso dos Cursos de Eng. do CEFET-PR
A Guerra, A Tecnologia e os Engenheiros: Repensando o Modelo de Desenvolvimento Tecnológico
A Importância da Modelagem de Estruturas Reticuladas Tridimensionais no Ensino de Engenharia
A Importância da Sólida Formação Básica nos Cursos de Engenharia
A Importância do Estágio Supervisionado no Curriculo do Curso de Engenharia Civil
A Importância do Estudo do Empreendedorismo nos Cursos de Engenharia
A Importância do Trabalho de Carnot para o Ensino da Termodinâmica
A Importância do Vínculo nos Cursos de Engenharia
A Incorporação das Calculadoras Gráficas nas Disciplinas Básicas dos Cursos de Física...
A Influencia da Localização Residencial no Desempenho dos Estudantes Universitários da Unijuí
A Influência do Desenho e das Novas Tecnologias Computacionais na Formação do Profissional...
A Iniciação Científica como Atividade Obrigatória no Curso de Engenharia
A Iniciação Científica nas Escolas Particulares. A Implantação na Facens
A Inserção das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na Prática Didática de Engenharia
A Integração de Disciplinas na Linha de Hardware no Curso de Engenharia da Computação do UNICEMP
A Integração de Sistemas Industriais de Tecnologias Avançadas de Manufatura dm Ambiente ...
A Introdução do Ensino Cooperativo de Engenharia no Estado do Amazonas – Cooperação UEA/EPUSP
A Luminotécnica como um Recurso Condicionante da Forma e do Espaço nos Cursos de Arquitetura...
A Modernização da Construção Civil e os Impactos sobre a Formação do Engenheiro no Contexto...
A Mulher Engenheira no Brasil
A Multidisciplinaridade como Forma de Motivação para os Novos Alunos de Engenharia
A Otimização de Modelos em Realidade Virtual para Engenharia
A Participação Discente no Ensino de Engenharia – A Introdução do Relatório de Avaliação...
A Percepção do Aluno Ingresso no Curso de Engenharia Civil da Escola Politécnica da UFRJ
A Ponte Entre o Simbólico e o Racional no Ensino de Engenharia
A Possibilidade Pedagógica da Biblioteca na Formação do Engenheiro Pesquisador
A Pratica da Interdiciplinariedade no Ensino de Projetos de Moldes e Matrizes no Curso...
A Prática de Ensino na Disciplina de Mecânica dos Sólidos I do Curso de Engenharia Mec...
A Produção do Feminino nas Escolas de Engenharia
A Reforma do Ensino de Engenharia ao Redor do Mundo
A Resolução de Problemas no Processo Ensino-Aprendizagem de Matemática dos Cursos de Eng...
A Rua é o Caminho: Extensão no Ensino de Engenharia
A Simulação Computacional como Ferramenta de Aquisição de Conhecimento Individual
A Strategic Investiment for our Nation: Education on Helicopter Engineering
A Universidade como Primeira Experiência Profissional do Aluno de Engenharia
A Universidade e a Empresa Parceiras na Formação de Construtores do Futuro
A Utilização de Ferramenta Cad e o Desenvolvimento de Softwares no Ensino de Topografia
A Visão Diferencial do Mestrado em Tecnologia do CEFET/RJ
Abordagem Educacional para Estudo de Redes de Computadores Utilizando o Opnet
Abordagens do Desenvolvimento Sustentável em Cursos de Engenharia
Ações Inovadoras para Formação Acadêmica Integrada de Mestres e Doutores do Ppg-Eq/UFSCAR
Adequação Curricular Face às Diretrizes Curriculares para a Engenharia
Administrando Carreiras — Os Desafios do Empreendedor Contra o Fim do Emprego Formal
Álgebra Linear na Cozinha
Algoritmo Evolutivo para a Otimização da Grade Horária do Curso de Engenharia Elátrica...
Algumas Dificuldades para a Implementação de Novas Metodologias de Ensino
Alternativas para uma Aprendizagem Significativa: Curso de Matemática Básica
Alternativas Tecnológicas para Melhoria do Ensino na Disciplina de Construção Civil I
Alternative Forms of Evaluation in Experimental Disciplines for Engineering Courses
Ambiente Competitivo e Inovação Tecnológica
Ambiente Computacional Interativo para Análise de Processos de Transferência de Calor
Ambiente Computacional Interativo para Ensino da Transferência de Calor
Ambiente Computacional para Sintonia e Análise de Soluções de Controle PID
Ambiente Didático para Ensino, Modelagem e Simulação da Transferência de Calor...
Ambiente Eletrônico para Ensino de Cálculo em Engenharia
Ambiente Gráfico para o Projeto de Compensadores: um Enfoque Educacional
Ambiente Híbrido de Aprendizagem para o Ensino de Desenho Técnico para os Cursos...
Ambiente Interativo de Aprendizagem do Programa Matlab
An Experimental Approach for the Teaching of Geometrical Optics
Análise Comparativa das Web Pages dos Cursos De Graduação em Engenharia de Produção...
Análise da Implantação da Modernização Curricular na Escola Politécnica da Universidade...
Análise da Metodologia de Avaliação Utilizada nas Disciplinas de Operações Unitárias...
Análise das Interfaces dos Simuladores Digitais e suas Aplicações
Análise de Erros em Cálculo Diferencial e Integral: Resultados de Investigações em...
Análise de Estruturas de Barras Através do Modelamento de Sólidos em Cad
Análise do Curso de Engenharia Elétrica na UERJ a partir de Indicadores Construídos...
Análise do Exame Nacional de Cursos em Engenharia Química
Aplicações do Matlab no Ensino de Disciplinas Básicas nos Cursos de Engenharia
Aplicativo Multimídia CBT para Ensino da Disciplina “Planejamento Industrial”
Aprendendo a Desaprender,a Dificuldade da Quebra de Paradigmas
Aprendizagem Colaborativa: Reflexões no Ensino de Estruturas para a Arquitetura
Apresentação de Conceitos de Engenharia para Operadores da Indústria do Petróleo
Aquisição de Competência no Estágio Curricular de Engenharia
As Atividades Complementares nos Cursos de Engenharia como Agentes Integradores na...
As Competências do Engenheiro: Visão do Mercado de Trabalho
As Diretrizes Curriculares e a Formação de Professores
As Funções dos Cientistas, Engenheiros, Técnicos e Tecnólogos
Aspectos Contraditórios Em Propostas de Mudança Para o Ensino de Engenharia
Aspectos Metodológicos do Trabalho de Graduação em Engenharia
Atividade Extracurricular como Apoio ao Curso de Engenharia Elétrica
Atividades Acadêmicas Articuladas ao Ensino de Graduação do Curso de Engenharia de...
Atividades Complementares – Aprimorando a Qualidade de Ensino de Engenharia
Atividades em Grupo na Formação Continuada de Professores do Ensino Superior
Atividades em Grupo na Formação Continuada de Professores: Avaliação Discente
Atuação Profissional e Formação dos Engenheiros Eletricistas Graduados pela UFMG
Atualização e Revisão Pedagógica de Cálculo e Álgebra: Concepções e Atitudes Inovadoras
Autoavaliação e Aprender a Aprender, no Contexto da Aprendizagem de Matemática para...
Avaliação de Departamentos com Modelos DEA
Avaliação do Ensino na Unijuí
Avaliação do Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão da Escola de Engenharia Elétrica da...
Avaliação do Ensino: Uma Perspectiva Baseada em Conceitos da Cibernética
Avaliação e Auto-Avaliação de Cursos de Graduação– Estudo de Caso
Avaliação em um Curso Superior de Tecnologia Estruturado por Competências
Avaliação Multidisciplinar
Avaliando o Impacto de Investimentos em Capacitação na Eficiência Competitiva das Firmas
Barreiras na Área de Engenharia na Condução de Ensino Online
Bases da Atual Estrutura Pedagógica do Curso de Engenharia Mecânica da UFMG
Cadastro Eletrônico das Istituições de Ensino nos CREAS: O Que é e para que Serve
Características, Possibilidades e Limitações de um Software como Ferramenta de Apoio...
Caracterização de Espécies de Madeira com Potencialidade para a Tecnologia da MLC...
Centros de Pesquisa e Inovação Tecnológica — A Necessária Articulação e Convivência...
Ciclo de Projeto de um Sistema Digital
Como Avaliar o Cumprimento dos Objetivos Acadêmicos nos Cursos de Engenharia?
Competência em Informação como Elemento Qualificador do Engenheiro Politécnico
Competitividade no Setor de Educação Superior no Rn: Uma Abordagem Integrada da Gqt...
Computação como Ferramenta Auxiliar na Disciplina de Mecânica dos Fluidos
Concurso Vestibular da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul...
Considerações sobre o Ensino de Construção Civil pela Internet
Considerações sobre o Treinamento Docente em Ensino a Distância: O Caso do...
Construção de um Triciclo Elétrico
Construção do Projeto Pedagógico para a Engenharia
Construindo Os Conceitos de Velocidade Média, Velocidade Instantânea e Aceleração...
Contribuição de Cursos de Graduação em Engenharia de Produção para o Profissional...
Contribuição Metodológica para a Avaliação dos Recursos das Competências do Gerente...
Conversando sobre Educação Tecnológica
Coordenação Acadêmica como Ação Integradora do Ensino, da Pesquisa e da Extensão
Credenciamento Internacional: As Limitações Decorrentes dos Diferentes Perfis de Formação
CTI & S: Uma Nova Abordagem no Conceito da Inovação Tecnológica
Currículo Inovador ou Currículo Copiador?
Curso de Educação a Distância EAD:Metodologias e Ferramentas
Curso de Engenharia Química – Um Relato Sobre as Aplicações Adotadas
Curso de Masp (Metodologia de Análise e Solução de Problemas) Mediado pela Web para...
Curso Preparatório de Matemática para Engenharia: A Experiência da Unijuí
Cursos Seqüenciais na Área Tecnológica
Desenvolvimento das Competências e Habilidades Do Engenheiro de Alimentos, Conforme...
Desenvolvimento de Ambiente Orientado a Objetos Voltado ao Ensino de Engenharia
Desenvolvimento de Competências para Geração de Inovações na Engenharia Elétrica
Desenvolvimento de Módulos Didáticos para o Ensino de Desenho Técnico
Desenvolvimento de Programas Para Apoio ao Ensino e Aprendizagem do Método dos...
Desenvolvimento de Projetos Multidisciplinares em Curso de Engenharia de Alimentos
Desenvolvimento Empreendedor- Uma Proposta para a Formação de Empreendedores
Desenvolvimento Tecnológico do Município de Campo Mourão: Um Desafio entre...
Desenvolvimeto De Um Ambiente Computacional Algébrico Voltado Para O Estudo Da...
Diagnóstico do Acompanhamento Acadêmico dos Calouros de Engenharia Química da UFPR
Diferentes Enfoques para o Ensino de Teoria Eletromagnética nos Cursos de Graduação..
Dinâmica de Sistemas: Uma Ferramenta para Visualização de Problemas Complexos
Dinâmica do Estágio Supervisionado no Curso de Engenharia de Telecomunicação da PUC...
Diretrizes Curriculares e Mudança de Foco no Curso de Engenharia
Disciplinas de Aplicações de Engenharia: Uma Experiência Positiva
Disciplinas práticas e motivacionais nas Engenharias Mecânica e Mecatrônica
Do Projeto Pedagógico a um Novo Currículo em Engenharia Química
EADMEC – Equipamento de Aquisição de Dados Modular Espacialmente Controlado
Educação a Distância Mediada por Computador Aplicada à Engenharia
Educação à Distância Monitorada por Computador: Uma Ferramenta Adicional para a Formação...
Educação Continuada e à Distância na Área Tecnológica: Aproveitar Competências na Melhoria...
Educação Tecnológica Inserida num Contexto Regional: Exemplo do Centro de Educacão Profiss...
Educação Tecnológica no Contexto da Inovação Social
Educação Tecnológica, Normalização e Sociedade
Em Busca de Alternativas Metodológicas para a Disciplina Materiais Elétricos do Curso de ...
Empreendedorismo: Uma Experiência de Estudos e Difusão do Tema Desenvolvido pelo Grupo ...
Empresa Júnior como um Mecanismo de Interação Empresa-Universidade: Um Estudo de Caso nos ...
Energia Armazenada em um Capacitor: Modelagem Matemática no Ensino Tecnológico
Enfrentando as Falhas na Formação Básica dos Alunos Ingressantes
Engenharia Ambientaluma Grade Curricular Comtemporânea
Engenharia Civil/UCPEL: Buscando a Formação de um Profissional Diferenciado
Engenharia de Alimentos: A Formulação e o Processamento de Produtos Cárneos como Estratégia...
Engenharia Elétrica Ênfase em Telecomunicação:A Experiência Efetiva de um Projeto Inovador
Engenharia Física: Ciência ou Tecnologia
Engenharia Pedagógica: A Convergência Tecnológica da Engenharia com a Pedagogia
Engenheiro das Américas: Solução ou Problema?
Ensinando a Modelar Aerogeradores com Autocad
Ensinando a Raciocinar Sobre Materiais e Equipamentos Numa Prova com Consulta Livre em...
Ensino a Distância: Lecionando Estatística e Probabilidade para Engenharia Química
Ensino Cooperativo:Poli Mapcom – Mapeamento de Competências
Ensino de Engenharia Química – Inovações Currículares e Comparação a Currículo de...
Ensino de Metodologia do Projeto na Habilitação Engenharia Mecânica da Escola ...
Ensino de Vibrações Mecãnicas em Meios Contínuos com Auxílio de Recursos Computacionais
Ensino Integrado nas Aulas de Cálculo de Várias Variáveis
Ensino para a Prática de Projeto de Estruturas
E-Prime: Sistema de Estudo a Distância de Preparação para o IME
Especificação de Uma Estrutura para a Utilização Remota de um Laboratório
Estágio Docente de Pós-Graduandos e Auxílio Didático de Graduandos no Ensino de Engenharia...
Estratégia de Ensino para Inicialização na Modelagem de Problemas de Programação Linear
Estratégias para Inclusão de Educação a Distância em Cursos Presenciais
Estrutura Veicular Desenvolvida em Projeto Assistido por Computador
Estruturando o Ensino Virtual na Área de Mensuração Florestal
Estudo Comparativo de Graduações: Tecnológico e Engenharia
Estudo de Caso em Empresa do Rn: Coco Indiano
Estudo de Caso: Metodologia de Ensino de Pesquisa Operacional em Engenharia
Evasão e Retenção na Escola de Minas da UFOP: A Perspectiva dos Colegiados de Cursos
Evolução da Grade Curricular do Curso de Engenharia de Telecomunicações- Lições...
Exame de Ordem para Engenharia
Experience in a Strategic Partnership: Professional Master’s in Aeronautical...
Experiência Construtivista no Ensino de Engenharia: Disciplina de Projeto
Experimentação como Instrumento Educacional
Festival de Geringonças: Uma Atividade Pedagógica Humanistica para Integração do...
Física On-Line: Integrando Tecnologia Web a Estratégias de Ensino-Aprendizagem
Fontes de Motivação dos Graduandos em Engenharia Competições e Desafios em Robótica Móvel
E-Prime: Sistema de Estudo a Distância de Preparação para o IME
Especificação de Uma Estrutura para a Utilização Remota de um Laboratório
Estágio Docente de Pós-Graduandos e Auxílio Didático de Graduandos no Ensino de Engenharia: Uma Discussão sobre a Política Educacional Contemporânea
Estratégia de Ensino para Inicialização na Modelagem de Problemas de Programação Linear
Estratégias para Inclusão de Educação a Distância em Cursos Presenciais
Estrutura Veicular Desenvolvida em Projeto Assistido por Computador
Estruturando o Ensino Virtual na Área de Mensuração Florestal
Estudo Comparativo de Graduações: Tecnológico e Engenharia
Estudo de Caso em Empresa do Rn: Coco Indiano
Estudo de Caso: Metodologia de Ensino de Pesquisa Operacional em Engenharia
Evasão e Retenção na Escola de Minas da UFOP: A Perspectiva dos Colegiados de Cursos
Evolução da Grade Curricular do Curso de Engenharia de Telecomunicações- Lições e Tendências
Exame de Ordem para Engenharia
Experience in a Strategic Partnership: Professional Master’s in Aeronautical Engineering, ITA – EMBRAER
Experiência Construtivista no Ensino de Engenharia: Disciplina de Projeto
Experimentação como Instrumento Educacional
Festival de Geringonças: Uma Atividade Pedagógica Humanistica para Integração do Corpo Discente em um Curso de Engenharia Elétrica
Física On-Line: Integrando Tecnologia Web a Estratégias de Ensino-Aprendizagem
Fontes de Motivação dos Graduandos em Engenharia Competições e Desafios em Robótica Móvel
Formação Integral de Engenheiros
Gene Empreender – Incubadora de Software Implantada no CEFET-PR, Unidade de Pato Branco: Um Estudo de Caso
Gestão de Processos em Instituições de Ensino Superior: Caso Universidade Veiga de Almeida
Gestão Empreendedora de Carreiras Tecnológicas
Graduação e Exercício Profissional - Um Conflito Anunciado
Grupos Estruturados de Trabalho: Uma Alternativa Metodológica
Hypercalgd II - Um Ambiente de Ensino-Aprendizagem para Geometria Descritiva Básica
Identificação de um Pêndulo Invertido e seu Uso Didático
Identificação de Elementos Didáticos Relevantes no Ensino da Engenharia Química
Implantação de um Laboratório de Fundição na Pucrs
Importância do Conhecimento Organizacional no Contexto de Mudanças Constantes e Inovações Tecnológicas
Ineficiência do Sistema Brasileiro de Transportes: Discussão Cts e Desenvolvimento Nacional
Influência do Webdesigner no Processo Interativo de Ensino-Aprendizagem
Infra-Estrutura Acadêmica dos Laboratórios do Curso de Engenharia Civil da UNICAP
Inovação Tecnológica ou Inovação Social?
Inovações Tecnológicas na Mostra Energia Brasil
Inserção da Componente Ambiental em Cursos de Engenharia
Instrumentação Microcontrolada para Monitoramento de Consumo de Energia Elétrica
Integração entre Aulas Teóricas e de Laboratório: Uma Abordagem para Ligações Químicas
Integração Universidade e Setor Produtivo: Cooperação CEFET/RJ - SEBRAE/RJ - ANICER
Interação Teoria e Prática no Ensino da Engenharia: Uma Experiência Pedagógica no Curso de Engenharia Mecatrônica da PUC-Minas
Introdução a Engenharia – uma Disciplina Necessária Para a Formação do Engenheiro
Introdução à Engenharia Civil e Metodologia Científica: Uma Abordagem Conjunta com Base Epistemológica
Introdução à Engenharia Química – Uma Experiência Diferenciada
Introducing Optics Concepts to Students Through the Ox Eye Experiment
Investigação Sobre os Obstáculos de Aprendizagem do Conceito de Limite
Laboratório Aberto de Processos Químicos – Uma Nova Metodologia de Ensino
Laboratório Aberto de Processos Químicos: Fermentação Alcoólica e Automação do Processo de Cultivo da Levedura de Panificação
Laboratório Didático de Automação a Baixíssimo Custo: Uma Experiência da Engenharia Elétrica da UEL
Levantamento de Alguns Aspectos Observados no Exame Nacional de Cursos nas Questões Relacionadas à Área de Físico-Química
Material Didático sobre Geração Eólica
Melhoria Contínua na Metodologia de Ensino de Engenharia
Mestrado Profissionalizante em Engenharia Mecânica: duas Experiências em Andamento
Metodologia da Disciplina Desenho Técnico I do Curso de Engenharia de Produção do Cefet/Rj: Uma Tentativa de Integração com Disciplinas do Ciclo Profissional
Metodologia de Ensino e Aprendizagem Suportada em Novas Tecnologias
Metodologia de Ensino Utilizando os Métodos dos Momentos na Solução de Problemas na Eletrostática
Metodologia de Projeto Assistido por Computador como Suporte ao Ensino de Engenharia
Metodologia no Ensino do Círculo de Mohr
Metodologia para Motivação Discente em Aulas de Desenho
Modelamento Paramétrico de Curvas e Superfícies
Modelo de EAD em Engenharia Civil: Livro, Vídeos, Multimídia e Aulas Interativas
Modelo de Estágio Curricular do Curso de Engenharia Mecânica da Ufsj
Modelo de Gestão das Parcerias Estratégicas do ITA
Mudança de Paradigma: Uma Possívelrealidade na Engenharia
Nível de Conhecimento Em Informática de Ingressantes em um Curso de Engenharia
Novo Projeto Político Pedagógico do Curso de Engenharia Elétrica da Unijuí
O Apoio On-Line em Disciplinas de Matemática de Cursos de Engenharia
O Aprendizado Baseado em Problemas como Metodologia de Ensino nos Cursos de Engenharia
O Aprendizado da Metrologia e Instrumentação Baseado na Experimentação
O Curso de Engenharia e o Aluno com Necessidades Especiais:Uma Nova Visão em Educação Para o Século XXI
O Enfoque CTS e a Formação em Engenharia: Convergências Curriculares
O Engenheiro Biomédico na UNIVAP: Atuação Profissional
O Engenheiro Empreendedor Através do Projeto de Graduação
O Ensino da Educação Ambiental na Prática da Engenharia
O Ensino da Eletrônica no Curso de Engenharia Elétrica
O Ensino de Corrosão com Base na Avaliação Crítica do Mobiliário Urbano de Praças e Logradouros Públicos
O Ensino dos Novos Conteúdos de Informática e Computação nas Engenharias
O Estágio Profissional como Atividade Formativa nos Cursos de Engenharia
O Exame Nacional de Cursos como Indicador de Desenvolvimento Curricular nos Cursos de Engenharia
O Labview como Ferramenta de Ensino-Aprendizagem em Laboratórios de Energia
O Mestrado Profissionalizante em Tecnologia Ambiental na Universidade de Ribeirão Preto
O Método dos Elementos Finitos e suas aplicações na Modelagem de Veículos
O Novo Perfil do Profissional de Engenharia: Perspectivas Curriculares
O Papel Estratégico da Indústria Brasileira de Material de Defesa
O Pensar Criativo: Uma Disciplina no Currículo da Engenharia
O Perfil do Acadêmico de Engenharia Mecânica Formado pela UFSJ
O Problema de Autovalor e suas Aplicações na Engenharia de Pontes
O Problema de Autovalor na Avaliação de Modelos Estruturais de Edificações
O Programa Visualventos: Determinação de Forças Devidas ao Vento em Edificações de Base Retangular e Cobertura a Duas Águas Segundo a NBR6123
O Projeto Pedagógico como Estratégia de Diferenciação para um Curso de Graduação em Engenharia de Produção
O Projeto Pedagógico nos Processos de Inovações e de Reformulações Curriculares
O Relacionamento entre o Ensino e a Pesquisa na UPM
O Seminário no Curso de Graduação – Uma Experiência no Curso de Engenharia de Telecomunicação da PUC-MINAS Campus Poços de Caldas
O SENAI, sua Competência em Educação Profissional e o Curso de Pós-Graduação em Petróleo: Saberes Integrados
O Sistema de Aconselhamento no Curso de Graduação em Engenharia Biomédica da UNIVAP
O Treinamento de Docentes para o Ensino Cooperativo de Engenharia - Foco no Aprendizado do Aluno
O Trilema do Ensino da Engenharia e o Aprender a Aprender
O Uso da Web e de Programas como Parte das Técnicas de Ensino de Graduação em Engenharia
O uso de Animações para Introduzir Conceitos Fundamentais da Mecânica das Estruturas: Novo Relato e Avaliação da Experiência
O Uso de Técnicas Computadores e Multimídia em Sala de Aula para o Auxilio ao Ensino de Engenharia de Telecomunicações
O uso do Ciclo de Kolb na Idenficação do Estilo de Ensino
Oficina Virtual de Competências Didáticas
Oportunidades bem Sucedidas na Relaçãoaluno-Professor-Escola
Os Engenheiros Atuando em seu Foco de Formação
Os Modelos Físicos e o Laboratório Didático de Resistência dos Materiais
Os Princípios da Construção Enxuta como Facilitadores de uma Abordagem Sistêmica em Construção Civil
Os Processos de Engenharia e a Química Verde
Os Ventos das Mudanças: Simbiose entre Engenharia e Administração
PAPE – Uma Proposta para Suporte à Aprendizagem em Disciplinas Básicas da Engenharia
Participação de Alunos de Graduação de Eng. Civil Nas Ativ. de Pesquisa e Extensão
Perfil e Expectativas dos Graduandos em Engenharia de Alimentos da Fundação Educacional de Barretos: Subsídios para a Gestão Didático-Pedagógica do Curso
Práticas e Representações Sociais Sobre Reprovação: Um Estudo no Curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Uberlândia
Prensa de Latas: Uma Experiência Didática de Desenvolvimento de Produto
Processo Ensino – Aprendizagem Aplicado ao Desenho Técnico
Produção do CD "Veículos Elétricos: Benefícios Ambientais e Energéticos” e a sua Interface com a Extensão Acadêmica
Produção e Implantação do Modelo de Curso a Distância Via WEB
Programa de Capacitação Tecnológica: Uma Evolução na Relação Universidade-Empresa na Área de Tecnologia da Informação e Comunicação
Programa de Nivelamento para Curso Noturno de Engenharia
Programa Didático de Dimensionamento de Sistemas Fotovoltaicos Autônomos
Programa Didático para o Cálculo de Colunas de Recheio
Programa para Cálculo da Produção de Eletricidade de Geradores Eólicos
Projeto de Trocadores de Calor em Disciplinas de Ciências Térmicas – Fase I: Trocadores Multitubulares
Projeto de um Jogo de Empresa para o Planejamento e Controle da Produção
Projeto e Construção de um Veículo de Consumo Mínimo
Projeto e Implementação de Um Braço Robótico de Baixo Custo: Uma Plataforma Multidisciplinar para Motivação do Trabalho em Grupo
Projeto Mecânico de Uma Linha de Transmissão de Alta Tensão na Disciplina de Desenho
Projeto Mecânico de Uma Linha de Transmissão de Alta Tensão na Disciplina de Desenho
Projeto Pedagógico – Tecido Coletivo
Projeto Pedagógico dos Cursos de Engenharia da UVA
Projetos e Produtos Integrando o Ensino de Engenharia
Proposing Evaluation as Interface for World-Wide Academic Assessment and Computer-Based Learning Systems: the Engineering Aspect
Proposta de Aplicação do Software Mathematica no Ensino de Operações Unitárias
Proposta de Implantação de Projeto Integrado no Curso de Engenharia Mecânica da Escola de Engenharia de Piracicaba
Proposta e Implantação de um Desafio Tecnológico na Disciplina Introdução à Engenharia Elétrica
Proposta Pedagógica: Apenas um Ponto da Avaliação Quantitativa para Qualitativa
Qualidade : Como Objetivo e Manutenção nas Pequenas e Média Empresas
Qualidade de Ensino: Para Além de um Discurso Metodológico
Qualificação Profissional do Engenheiro Civil em Portugal – da Formação Universitária à Competência
Questões Pedagógicas num Estágio de Docência
Receptor de TV: O Integrador da Eletrônica
Reciclagem nos Cursos de Engenharia
Reflexões e Questionamentos sobre a Construção do Conhecimento na Universidade Tendo como Foco as Tendências Mundiais
Reflexões sobre a Didática de Gestão das Infra-Estruturas
Reflexões sobre o Ensino da Matemática nas Engenharias a Partir do “Provão”
Reflexões sobre Textos Técnicos e Não Técnicos Elaborados pelos Alunos do Curso de Engenharia Civil da Unesp: Uma Análise Técnica e Subjetiva
Reforma Curricular do Curso de Engenharia de Produção na Faculdade de Tecnologia de Resende: Uma Experiência Inovadora
Reformulação Curricular – Curso de Engenharia Civil em Quatro Anos da Universidade Guarulhos
Relato de uma Tese sobre Educação a Distância no Ensino de Engenharia
Resistências e Conflitos Suscitados pela Reengenharia do Ensino de Engenharia
Saberes da Prática de Ensino do Engenheiro de Alimentos em Face aos Saberes da Prática Profissional
Seminários: Um Estudo Exploratório Utilizando a Teoria das Inteligências Múltiplas para Cursos de Graduação da Área de Engenharia
Sifacessimulador de Interfaces para Comunicação de Dados
Simulação 3D de Fenômenos Físicos
Simulador para Projetos de Estruturas Treliçadas
Sistema Audiovisual Baseado Em Intranet/Internet para Auxílio ao Ensino de Algoritmos e Estruturas de Dados em Ciência da Computação
Sistema de Informação dos Alunos Egressos de Engenharia de Produção da EESC- USP
Sistema Seriado, Experiência da Unesp - Guaratinguetá
Sobre as Idéias Centrais do Reenge
Software para Disponibilização de Cursos a Distância
Space: A Multidiciplinary Hands-On Education Experience
Spring como Ferramenta de Apoio para a Formação de Especialistas em Geoprocessamento. Experiências e Resultados do Ngeo/UFSCAR.
Técnicas Visuais para Apoiar o Ensino de Programação de Computadores
The Experience With the Education on Fundamentals Within the Context of the Aeronautical Engineering
Trabalho Científico – Avaliando e Ensinando com Inovação e Criatividade
Trabalho de Conclusão de Curso: Relato de Experiência no Curso de Engenharia de Alimentos
Trabalhos de Diplomação de Automação em Acionamentos Industriais como Agente Inovador no Setor Produtivo
Trabalhos Experimentais (Tex) – Um Desafio na Arte de Educar pela Pesquisa
Um Ambiente de Aprendizagem Via WWW Baseado em Interfaces Inteligentes para o Ensino de Engenharia
Um Equipamento Didático Constituído de Módulos de Microcontrolador e de PLD
Um Estudo Comparativo dos Currículos dos Cursos de Engenharia Civil e de Engenharia de Produção Civil de Escolas de Engenharia Mineiras
Um Livro Eletrônico para o Ensino de Dinâmica Estrutural nos Cursos de Engenharia
Um Modelo da Engenharia de Produção para A Melhoria da Qualidade do Ensino
Um Novo Paradigma de Estágio no Curso de Engenharia de Computação Cooperativo da EPUSP
Um Paradigma de Ensino a Distância Capaz de pôr os Alunos a Pensar
Um Programa Computacional Interativo com o Usuário Aplicado ao Estudo da Secagem
Um Projeto Pedagógico para o Curso de Engenharia Elétrica
Um Protótipo de um Mini Túnel de Vento (MTV) para Ensino de Graduação
Um Sistema Hipermídia Adaptativo para o Ensino de Engenharia Baseado em Mapas Conceituais e Redes Bayesianas
Uma Abordagem do Ensino de Reengenharia de Processos de Negócio Baseado no Uso das Ferramentas Erp e Isa
Uma Alternativa para a Reformulação dos Cursos de Engenharia – O Caso da Região Sul do Estado do Rio de Janeiro
Uma Análise Qualitativa da Avaliaçao da Aprendizagem em Disciplinas Básicas e Específicas nos Cursos de Engenharia
Uma Aula Motivadora para os Temas de Qualidade de Energia Elétrica e Interferência Eletromagnética Usando Recurso Tecnológico Modesto
Uma Biblioteca em Matlab para o Ensino de Controles Industriais
Uma Concepção Construtivista no Desenvolvimento de Projetos de Robôs Móveis Usando Kits Lego
Uma Experiência com a PBL no Ensino de Engenharia Sob a Ótica dos Alunos
Uma Experiência do LATEC/UFRJ em Formação Continuada a Distância com uso da Web nas Áreas de Meio Ambiente e Segurança Industrial
Uma Experiência na Implantação de Projetos Colaborativos
Uma Nova Abordagem Para o Ensino de Física no Ciclo Básico do ITA
Uma Nova Concepção de Ambiente para o Ensino de Desenho
Uma Nova Metologia para o Ensino das Disciplinas de Fenômenos de Transporte
Uma Proposta de Plano de Ensino para Disciplina Análise de Sistemas de Potência em Cursos de Graduação
Uma Proposta Metodológica e sua Contribuição para a Aprendizagem de Matemática na Formação de Engenheiros
Uma Reflexão sobre a “Aprendizagem Organizacional” Aplicada às IES
Unidade Multifuncional para o Estudo da transferência de Massa em Secadores
Universidade / Empresa – Uma Relação de Parceiro, Cliente e Fornecedor
Usando a Internet no Ensino dos Primeiros Conceitos da Mecânica das Estruturas
Uso de Plataformas de Gerenciamento de Ensino Online no Ensino a Distância e no Apoio ao Ensino Presencial
Uso de Projetos no Ensino do Cálculo
Utilização de Regras para Adaptação de Hipermídia
Utilização de Sistemas Especialistas como Ferramenta para Auxiliar o Processo de Ensino-Aprendizagem Focalizando a Interdisciplinaridade
Utilização de Software Dirigido ao Ensino de Cálculo Numérico
Visita Técnica Orientada: Despertando o Estudante para a Formação Profissional
Visualizador 3D para Aplicações no Ensino de Ciências Básicas
Realização
Organização
Patrocínio
Expositores
Apoio
Apoio Institucional